Como gerenciar um banco de dados MySQL usando o phpMyAdmin

Neste tutorial você vai aprender a usar o phpMyAdmin para gerenciar o seu banco de dados mySQL dentro do cPanel. Dentro do painel do cliente HomeHost, clicar em painel de controle para acessar o cPanel. Dentro do cPanel você deve descer até localizar a opção banco de dados.

Nessa opção, acessar o phpMyAdmin.

Dentro do phpMyAdmin, neste exemplo, já há um banco de dados criado, chamado sitemode_clientes. Os bancos de dados no cPanel sempre são “prefixo do site_nome do banco”.

Acessar o banco de dados. O primeiro passo é criar uma tabela. Vamos então, por exemplo, criar uma tabela com 5 campos chamada “cadastro”. Digitar o nome da tabela e o número de colunas. Em seguida clicar em executar. Pronto. A tabela está criada. Agora serão adicionados os campos da tabela. Por exemplo inserir um campo “id”. Um segundo campo “nome”. Sempre que um campo for numérico deve-se colocar o campo como inteiro “INT”.

O campo sendo textual, colocar “VARCHAR” 255. Por exemplo inserir um terceiro campo “telefone”. “Telefone” também deve ser VARCHAR porque pode ter um prefixo, pode ter um espaço, e o campo inteiro não admite esse tipo de caractere.

Colocar endereço também como “VARCHAR” 255. O “VARCHAR” é um espaço de caracteres variáveis. Ele pode variar de 0 até um limite definido. Você pode colocar “255”, “500”, “1.000”, etc. Recomendamos até 255.

Se precisar de um campo “texto” com mais espaço, usar o tipo de campo “TEXT” aonde não haverá esse tipo de limitação. Então colocar o endereço como campo “TEXT”. O primeiro campo de ID, recomendamos que seja criado com a opção “A_I”, ou seja “Auto increment” e também com a opção “Índice primary”. Auto increment quer dizer que a cada registro cadastrado automaticamente ele vai incrementar em uma posição aquele campo. E está criando um índice chave primária, o que é padrão em qualquer campo de ID.

Agora como quinto campo, colocar por exemplo “cidade”, colocar “VARCHAR”. Após a configuração de todos os campos, clicar em “guarda” para ele de fato configurar essa nossa tabela. Pronto. A tabela está criada. Tabela “cadastro”, você pode perceber que essa tabela aparece aqui também no canto esquerdo da tela. Agora para poder gerenciar esse banco de dados pode clicar em “Estrutura”, dessa forma o phpMyAdmin irá mostrar todos os campos. Os índices, os tipos de coluna. Tudo que precisamos. Para inserir um registro basta clicar na opção “insere”. Por exemplo colocar “ID” 1. Nome “José Silva”, telefone XXX.

Lembrando que o campo “telefone” recomenda-se que seja “VARCHAR”. O campo “endereço” é um campo “text”, ou seja, é um campo mais longo. O campo “VARCHAR” é limitado. Nesse caso a 255 caracteres. É um campo mais curto com a vantagem que economiza um pouco de espaço no banco de dados. Em seguida colocar o “endereço”. Inserir “cidade” e clicar em “executar” para criar esse registro.

Pronto. Está inserido no nosso banco de dados. Na sequência, clicar em “procurar” e dessa forma ele vai mostrar todos os registros do banco de dados. Visualize o registro recém-criado. Seria o cliente “ID 1”, José da Silva, que mora em São Paulo. Agora você pode editar, apagar ou então copiar essa linha (cadastro). Basta clicar em “editar” por exemplo.

Agora voltamos à tela onde pode-se alterar os dados do José da Silva, como por exemplo alterar o telefone dele. Em seguida clicar novamente em “executar” e pronto.

O registro está alterado. Para executar um Query, ou seja, manualmente fazer uma busca ou qualquer operação no Banco de dados, clicar na opção SQL e por exemplo buscar os clientes que têm o nome contendo “Silva”. Nesse caso inserir uma condição para localizar esse cliente. Digitar a Query. Clicar em “executar”. Pronto: ele encontrou o “José Silva” que satisfaz a condição de “like” que a foi inserida na Query.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat