Como usar o Gmail para acessar emails do seu site

Nesse tutorial iremos lhe orientar como configurar o gmail para baixar as mensagens de sua conta de email profissional. Para iniciar esse procedimento a conta de email precisa estar criada em seu painel de controle.

Caso ainda não tenha criado, utilize este tutorial abaixo. Em seguida, inicie a configuração no Gmail.

Caso prefira, este vídeo mostra o passo a passo em detalhes sobre como usar seu domínio de e-mail no Gmail.

Iniciando a configuração no gmail

Este artigo parte do princípio que você já tem uma conta no Gmail. Caso ainda não tenha, leia este artigo que explica como criar um email no Gmail.

Acesse o site gmail.com . Em seguida, efetue o login em sua conta de email do Gmail. Após isso, vá no botão em forma de Engrenagem e clique na opção Configurações:

Configurando o envio:

Ao clicar no botão configurações, várias opções serão exibidas. Então, será necessário ir até a aba Contas e importação . Dessa forma, na linha Enviar e-mail como clique na opção Adicionar outro endereço de email. Isso dará inicio a configuração, conforme print abaixo:

Será exibido uma tela solicitando o seu nome e o endereço de email que está configurando.

O nome e endereço de email no print acima são fictícios e deve alterar para o seu nome e o seu email. Deixe marcada a opção Tratar como um alias e depois clique em Próxima etapa. Na janela seguinte o gmail irá enviar para o seu email aqui na homehost um pedido de confirmação. Acesse sua conta de email e abra o email que foi enviado pelo gmail. Segue um print de exemplo:

Copie o código de confirmação e cole no campo destacado no print abaixo:

Coloque o código e clique em confirmar. Em seguida, a janela seguinte irá solicitar o Servidor SMTP, nome de usuário e senha. O nome do servidor SMTP está em sua área de cliente da homehost.  Fica localizado na tabela informações da conta na linha hostname do servidor.

Por exemplo, o hostname usado é h1.servidorhh.com . No entanto, você precisará acessar sua área de cliente na homehost para verificar qual o nome correto do seu servidor SMTP. Em caso de dúvidas, você pode contactar o suporte técnico.

No campo Nome de usuário deverá utilizar seu endereço de email completo. Em seguida, no campo senha deverá utilizar a senha da respectiva conta de email. Para uma conexão segura utilize a porta 465 e deixe marcado a opção Conexão segura usando SSL .

Após isso, clique em Salvar alterações conforme print abaixo:

Ao clicar em Salvar alterações sua conta de email aqui na homehost já poderá enviar pelo gmail. A próxima etapa é configurar o recebimento.

Configurando o recebimento

Após configurar o envio, o gmail retorna para a tela de Contas e importação e sua conta de email já estará listada na linha Enviar e-mail como e o próximo passo é configurar o recebimento na opção Verificar o e-mail de outras contas e clicando no link Adicionar uma conta de e-mail conforme print abaixo:

Ao clicar no botão Adicionar uma conta de email o gmail irá abrir uma pequena janela solicitando a conta de email que deseja utilizar.

Entre com o seu email completo e clique no botão Próxima e na janela seguinte o o gmail irá informar que sua conta é POP3 e deverá clicar em Próxima conforme print:

Na tela seguinte o gmail irá lhe pedir o Nome de usuário, Senha e Servidor POP. Em nome de usuário utilize o nome de sua conta de email completo e no campo Senha utilize a senha da conta de email que está configurando. O nome do servidor POP está em sua área de cliente da homehost na tabela informações da conta na linha hostname do servidor.

Por exemplo, nosso hostname é h1.servidorhh.com mas precisará acessar sua área de cliente na homehost para verificar qual o nome correto que deverá utilizar ou então solicitar essa informação ao administrador de sua conta.

Para uma conexão segura utilize a porta 995 e deixe marcado a opção Use sempre uma conexão segura (SSL) e clique em Adicionar conta conforme print abaixo:

Por fim, agora já pode utilizar sua conta de email para envio e recebimento através da sua conta no gmail.

Ainda assim, caso tenha qualquer dúvida sobre esse procedimento, peço que entre em contato com nossa equipe de suporte via chat online ou telefone pelo seguinte link:

https://www.homehost.com.br/suporte#phoneSec

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!