MX externo com Google Apps: como configurar

A configuração de um servidor MX externo no cPanel é bastante simples e fácil. Através do cPanel, pode-se informar ao servidor para utilizar um MX (Mail Exchanger) externo, que irá gerenciar todo o envio e recebimento de mensagens. Neste exemplo, usaremos o Google Apps, um dos serviços mais comuns.

O DNS do domínio é alterado, de forma que o servidor de emails passará a ser totalmente externo, ou seja, fora do servidor de hospedagem cPanel.

Pode-se usar esta ferramenta tanto para alterar totalmente o servidor de emails, como também para simplesmente configurar um servidor secundário para fins de redundância. As entradas MX são priorizadas livremente, ou seja, pode-se escolher uma prioridade maior para seu servidor principal, e uma prioridade menor para um servidor secundário.

Este tipo de confirmação também pode ser feita diretamente na edição de registros DNS. Em nosso exemplo, mostraremos a ferramenta do cPanel para gerenciamento de MX.

Configurando o MX externo para o Google Apps

O primeiro passo é acessar o cPanel, e clicar na opção Entrada MX.

mx externo 1

Na opção Roteamento de email, devemos selecionar 

mx externo 2

Na opção Adicionar novo registro, em Destino, informe o hostname do novo servidor MX. Neste exemplo, usaremos 

adicionar registro de mx do google apps

Em seguida, podemos ver dois servidores ativos. Eles são priorizados pelo menor numero. Quanto menor a prioridade, maior a importancia do servidor. Neste exemplo, iremos remover o MX local da lista, clicando em Remover ao lado do domínio do seu site.

remover mx local do cpanel

Usando mais um MX alterantivo do Google Apps

Em seguida, através da opção Adicionar novo registro, podemos também adicionar um MX externo alternativo do Google Apps, ALT1.ASPMX.L.GOOGLE.COM , com prioridade 10. Desta forma, teremos com dois servidores diferentes, de forma redundante:

mx externo google apps

Pronto! Agora já temos a configuração de MX customizada no cPanel, apontando para um servidor externo.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!