Como bloquear o acesso de um IP ao meu site, usando cPanel

Neste tutorial vamos ensinar como bloquear um determinado IP ou uma rede ao nosso site. Ou seja, quando você desejar que determinada pessoa ou rede não acesse o seu site, é possível fazer um bloqueio pelo cPanel.

1. O primeiro passo é clicar no link painel de controle para o acessar o cPanel.

2. Role a tela para baixo até localizar a opção “Segurança”. Uma vez nela clique em “Gerenciador de negações de endereço IP”.

3. Nessa tela você tem acesso aos IPs bloqueados no servidor de hospedagem de sites. Para adicionar um novo IP basta inserir nesse campo (ver timecode 1:00 no vídeo)

4. Vamos inserir um IP qualquer a título de exemplo. Agora estamos bloqueado o IP que acabamos de inserir. Trata-se de um IP qualquer para executarmos esse exemplo. Em seguida clique em “adicionar”. Pronto esse IP já está bloqueado. O cPanel confirma que o bloqueio foi feito.

5. Clique agora em “voltar”. Logo abaixo, você poderá visualizar na lista o IP que acabou de listar.

6. Você pode também inserir um intervalo inteiro de IPs, ou seja, uma rede inteira.

7. Veja esse exemplo (ver timecode 2:01 no vídeo): Inserindo esse traço o sistema irá bloquear todos os IPs entre 123 e 199. Então todos os números ex: 126, 127, 180… dentro desse intervalo serão bloqueados. Em seguida clique em “adicionar”

8. Agora você já pode ver a listagem completa de todos os IPs bloqueados na hospedagem.

9. Se você desejar excluir um determinado bloqueio, clique em “excluir” no “x”. Em seguida clique em “Remover IP” para confirmar.

10. Se você desejar bloquear por exemplo um país inteiro basta inserir apenas o prefixo dessa rede. Por exemplo, se você quiser bloquear toda a rede 176, basta colocar 176. e dessa forma o sistema irá bloquear todos os IPs que começar com 176.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!