Como instalar o Prestashop: Loja virtual

Ao longo dos anos, o e-commerce vem ganhando mais e mais popularidade. A ferramenta Prestashop é uma das mais utilizadas mundialmente, tanto por ter uma grande variedade de módulos e plugins, como também por ser opensource e gratuita.  Este artigo ensinará o processo sobre como instalar o Prestashop utilizando o painel de controle cPanel.

Tópicos deste artigo:

 

Iniciando: Como instalar o Prestashop

A Homehost oferece o serviço de hospedagem de sites e aplicações em prestashop com um instalador automático fácil de usar, o Softaculous. Ele lhe permite instalar diversos aplicativos com poucos cliques, sem conhecimento técnico.

O primeiro passo para iniciar a instalação é acessar seu painel de controle cPanel. Dentro da aba Softaculous Apps Installer, clique sobre o ícone Prestashop.

como instalar o prestashop

Você entrará na tela de instalação do Prestashop, aonde são exibidos os requisitos de espaço em disco, outros aplicativos instalados, etc.

Clique no botão Install Now.

presta2

Em seguida, você deverá preencher os campos da seguinte forma:

como instalar o prestashop: dados de acesso

Após clicar em Install, a instalação será executada de forma automatizada. Serão criados os bancos de dados necessarios, assim como os usuários e senhas administradores.

presta4

Acessando a loja virtual instalada

Você já pode acessar sua loja virtual Prestashop! Basta digitar em seu navegador o endereço do seu site, por exemplo, http://www.nomedosite.com

O prestashop será instalado com um visual padrão, e com um conteúdo de exemplo, bem como alguns produtos fictícios.

Mais adiante ensinaremos a customizar sua loja virtual e adicionar novos produtos.

acessando a loja virtual prestashop

Acessando o painel administrativo da loja Prestashop

Agora que a instalação está completa, você pode acessar o painel de administração do Prestashop. O endereço do painel de administração foi escolhido durante a instalação. Em nosso exemplo, na nossa instalação, utilizamos nomedosite.com/gerenciador .

Digite seu login e senha, e clique em Log In.

Através do painel administrativo você pode realizar toda a administração e customização da loja virtual. Adicionar produtos, fornecedores, clientes, gerenciar vendas, estatísticas e muito mais.

presta5

Alterando a lingua do Prestashop para Português

Recomendamos que você faça o download da lingua portuguesa para o Prestashop. Para isso, acesse o site www.prestashop.com/en/translations e faça o download da opção Portuguese-Brazilian.

Guarde este arquivo consigo, pois usaremos em logo a seguir.

 

presta5

 

Acesse o painel administrativo do Prestashop. Clique em Localization e depois em Translations.

presta6

Em seguida, no campo Language pack to import , faça upload do arquivo de tradução para Portugues baixado mais no início deste artigo.

Clique em Import.

presta7

Clique em Localization depois novamente a direita em Localization no menu.

Em Default Language, selecione Portugues BR (Portuguese).

Clique em Save.

como instalar o prestashop em portugues

Pronto! O prestashop já estará em Portugues.

como instalar o prestashop adicionando produtos

Adicionando um novo produto a loja virtual

Agora, ensinaremos a criar um novo produto na loja virtual. Clique em Catalogo e depois em Produtos.

Você irá ver a tela abaixo, com todos os produtos cadastrados. Aqui você pode remover o conteúdo de demonstração.

Clique em Adicionar novo produto para criar um novo ítem.

presta10

Existem diversos recursos que podem ser adicionados, quando se cria um novo produto. Eles estão divididos e apresentados em várias abas, que facilitam a navegação no painel administrativo.

A primeira aba, Informação, contem informações basicas como nome do produto, código de referencia, descrição, etc.

Você pode navegar nas abas para inserir mais informações. As mais usadas são Preços (aonde são definidos valores) , Frete (aonde são informados valores de envio) e Imagens (para upload de fotos).

presta11

Por exemplo, a aba Quantidades lhe permite realizar o controle de estoque.

Ao finalizar , clique em Salvar.

presta12

Após salvar o novo produto adicionado, ele já estará listado em sua loja virtual.

 

presta13

Conclusão

O PrestaShop é uma plataforma de comércio eletrônico que também oferece várias opções de customização para os usuários. Algumas das principais áreas em que é possível personalizar a loja no PrestaShop incluem:

  1. Temas e Layouts: O PrestaShop permite escolher entre uma variedade de temas pré-construídos e layouts personalizáveis. É possível modificar cores, fontes, estilos e disposição dos elementos para criar uma aparência única para a loja virtual.
  2. Módulos e Extensões: Assim como o Magento, o PrestaShop oferece uma ampla seleção de módulos e extensões que podem ser adicionados à loja para adicionar funcionalidades extras. Existem módulos disponíveis para recursos como pagamentos, envio, marketing, gerenciamento de estoque, atendimento ao cliente e muito mais.
  3. Personalização de Páginas: É possível personalizar o conteúdo e o design de páginas específicas, como a página inicial, página de produtos, páginas de categorias e páginas de informações. O PrestaShop fornece ferramentas para editar e ajustar o conteúdo, imagens, textos descritivos e outros elementos visuais.
  4. Gerenciamento de Produtos: O PrestaShop permite personalizar os atributos e características dos produtos, como variações de tamanho, cor, peso, preço e disponibilidade. É possível criar categorias personalizadas e organizar os produtos de acordo com as preferências do negócio.
  5. Opções de Checkout: O PrestaShop oferece opções para personalizar o processo de checkout, incluindo etapas, campos obrigatórios, métodos de pagamento, opções de envio e outras configurações relacionadas à finalização da compra.

Uma das vantagens de customizar o PrestaShop é a capacidade de adaptar a loja às necessidades específicas do negócio. A personalização permite criar uma experiência única para os clientes, destacando a identidade da marca e melhorando a usabilidade da loja.

Quanto ao favicon, é possível customizá-lo no PrestaShop. O favicon é o pequeno ícone exibido na barra do navegador e nas abas. O PrestaShop permite carregar um favicon personalizado para a loja, ajudando a fortalecer a identidade visual da marca e a fornecer uma experiência mais profissional aos visitantes do site.

Em resumo, o PrestaShop oferece uma variedade de opções de customização, incluindo temas, módulos, páginas, gerenciamento de produtos e checkout. Essas opções permitem que os usuários personalizem a loja de acordo com as suas necessidades e melhorem a experiência do cliente. Além disso, é possível customizar o favicon para reforçar a identidade visual da marca.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!