Tela Vermelha do Google: causas e como retirar

A tela vermelha do Google chama atenção dos usuários na medida em que muitas vezes acessamos sites que, em teoria, são confiáveis. Apesar de ser algo raro, você pode se deparar com esta página rara do maior mecanismo de busca disponível. 

Além desta situação como usuário, você também pode se deparar com esta tela sendo administrador do site. Uma vez que você está seguro de que o conteúdo e segurança do seu domínio é garantido, o administrador deve buscar as causas e as soluções para este erro. 

Podemos dizer que é um evento incomum, mas sem dúvidas gera preocupações e até mesmo especulações. Sendo assim, vamos entender um pouco mais sobre as causas e as soluções para a tela vermelha do Google tanto para usuário quanto para administrador de um site. 

O que é a tela vermelha do Google? 

Em primeiro lugar, podemos considerar como incidente onde a tela fica completamente vermelha, chamando imediatamente a atenção do usuário. O contraste entre a tela originalmente branca, pode ter alguns motivos variados e é importante compreender cada um deles. Por vezes, pode ou não estar associado a problemas de segurança, como ataques cibernéticos, por exemplo. 

tela vermelha do google

Na imagem acima, vemos como a tela contém os dizeres sobre indução a sites duvidosos. Vita a instalação de software, distribuição insegura de dados como senhas, entre outros. 

Usuários: por que estou vendo a tela vermelha do Google? 

Se você se deparou com esta tela sendo um usuário, saiba que o sistema de segurança do Google está alertando sobre uma possível suspeita causada por scripts maliciosos. Sendo assim, com o objetivo de proteger suas informações pessoais e seus dispositivos, o Google bloqueia o acesso ao site em questão. 

Redirecionamento malicioso

Muitas vezes, é possível que você seja direcionado para sites não confiáveis. Estes podem estar infectados por algum malware. Na maioria das vezes, este direcionamento ocorre por conta de anúncios maliciosos, extensões de fontes duvidosas ou simplesmente alguma infração recente grave do domínio. 

Portanto, é recomendável limpar o cache e os cookies do seu navegador para tentar corrigir este erro. Desativar ou remover extensões que você suspeita que possam estar afetando negativamente sua experiência na web também é uma alternativa muito válida. 

Outra medida importante é ter um software de antivírus atualizado, garantindo proteção e antecipação aos sites maliciosos. 

Ataque de phishing

Por vezes, a tela vermelha do Google pode aparecer quando há alta suspeita de ataque de phishing. Esta é uma técnica muito antiga na web, mas conforme experiência e conhecimento do usuário pode causar graves danos. 

Um ataque de phishing consiste em métodos utilizados por cibercriminosos com o intuito de enganar usuários, obtendo informações pessoais e, de modo geral, financeiras. Senhas, números de cartão de crédito, dados bancários e outros dados que são de suma importância são os principais alvos. Assim, com uma metodologia de convencer o usuário de que é seguro fornecer estas informações para utilizar de forma positiva, o cliente acaba seriamente prejudicado, 

Os ataques de phishing podem ocorrer por e-mails (onde é direcionado para um link de site malicioso), mensagens de texto e até mesmo chamadas telefônicas. Desta maneira, o direcionamento ao site acaba acontecendo e os cibercriminosos tentam tirar o máximo de proveito desta situação.

Com o grande sistema de segurança do Google, o mesmo apresenta a tela vermelha para alertar o usuário que, sem dúvidas, deve dar a devida atenção à mensagem recebida. 

Como se proteger do phishing e evitar a tela vermelha do Google? 

A melhor e principal maneira de se proteger do phishing e ataques cibernéticos é estar atento a detalhes que muitas vezes passam despercebidos. Erros gramaticais e ortográficos, assim como endereços de e-mails não confiáveis são fontes de suspeita. É importante verificar a autenticidade dos mesmos e evitar fornecer qualquer informação pessoal sem a devida proteção. 

Problemas com o navegador

Outra opção que pode levar a tela vermelha do Google são problemas com o próprio navegador. Como citado anteriormente, extensões conflitantes ou desconhecidas, configurações malformadas (corrompidas) ou até mesmo problemas de compatibilidade são alguns dos motivos. 

Sendo assim, é importante verificar se há alguma atualização pendente disponível para o navegador. Se esta tentativa não surtiu efeito, recomenda-se reinstalar o navegador a fim de verificar se o problema persiste. 

Alternativas

Pelo tamanho e expressão do Google para usuários da web, existem algumas teorias que buscam explicar a tela vermelha do Google com outras alternativas. Supõe-se que, em alguns casos, pode ser uma forma de conscientização, principalmente no que se refere a causas sociais ou campanhas específicas. 

Além disso, a equipe de segurança pode estar realizando testes para ampliar a base de dados para proteger o usuário. A interface e funcionalidade também são alternativas, o que explicaria a tela vermelha em alguns casos. 

Administradores: por que estou vendo a tela vermelha do Google? 

Se você possui um website que disponibiliza ou oferece algum serviço/conteúdo e a tela vermelha do Google está aparecendo, é possível que seu site ofereça algum arquivo de download no qual não possui aval ou certificado de segurança. Além disso, o arquivo pode estar corrompido, o que levanta suspeitas. 

Também há uma possibilidade mais grave, que são os ataques nas falhas de segurança. Se este foi o caso, seu site recebeu uma invasão e os cibercriminosos podem estar manipulando alguma aplicação, por exemplo. 

Se você utiliza o WordPress, temas e plugins inválidos ou com códigos criptografados podem estar afetando a experiência do usuário. Busque através de uma análise superficial ou, se necessário, uma análise de logs do servidor para compreender este erro. 

Como resolver o problema da tela vermelha do Google? 

Em alguns casos, a tela vermelha nem sempre é um indicativo de que de fato o site é malicioso. Quando alguns protocolos não atendem aos requisitos de segurança do Google, a tela vermelha pode aparecer, mas não compromete a segurança do usuário. No entanto, é importante estar 100% seguro de que está acessando uma página que já conhece e tem a devida credibilidade. Afinal, os recursos de defesa do Google são altamente eficazes. 

Se este é o caso, observe algumas alternativas para resolver o problema da tela vermelha do Google: 

Encontre o problema

Naturalmente, para a resolução da tela vermelha, é importante conhecer o que está causando a mesma. Sendo assim, verifique o seguinte: 

  • Extensões corrompidas
  • Atualizações do navegador
  • Credibilidade e confiabilidade do site acessado 
  • Definições do seu antivírus

Ao realizar esta checagem e estar seguro de que está tudo dentro dos padrões de configurações de segurança, realize os seguintes passos: 

1 – Acesse a hospedagem do seu site e verifique se há algum arquivo malicioso ou corrompido. Caso você não encontre, entre em contato com suporte técnico responsável pela hospedagem e solicite uma varredura na conta de hospedagem. 

2 – Se for detectado a presença deste arquivo infectado, faça a varredura imediatamente e certifique-se de não deixar nenhum rastro deste arquivo. 

3 – Caso a varredura não encontre nada similar, siga os seguintes passos: 

Em primeiro lugar, é necessário comprovar que você é o proprietário do site. Para isso, acesse a página de suporte Google e siga os procedimentos indicados. 

Feito este passo, acesse o Google Webmaster Tools com sua conta e busque pela opção “Problemas de segurança”. 

segurança chrome

Na página seguinte, o Google indicará algum problema no seu site através de uma breve mensagem. Portanto, clique em “Solicitar Revisão”. 

problema detectado no google search console, que origina a tela vermelha

Após clicar, você receberá um feedback com uma breve mensagem do Google. Muitas vezes, o mecanismo de buscas irá indicar que o site está contaminado com algum malware ou que há páginas de phishing no seu endereço. 

Portanto, você deve enviar uma descrição detalhada apresentando como você realizou a limpeza. Acrescente todos os processos de clean realizados, assim como análise de logs, se existir. 

O Google realizará uma revisão na página e dará o retorno em alguns dias. Geralmente, este processo leva até três dias úteis. 

Meu site é totalmente seguro, por que aparece a tela vermelha? 

Como citado anteriormente, o Google é o maior mecanismo de buscas do mundo e tem um papel vital nas conexões da web. Logo, a segurança de seus usuários deve vir em primeiro lugar. Sendo assim, qualquer mínima suspeita pode levar a tela vermelha do Google. 

Mesmo que o administrador tenha total consciência de que o domínio está livre de qualquer um dos problemas apresentados, ele não está livre de algum ataque cibernético que pode levantar questionamentos por parte da segurança do Google. 

Muitas vezes, a tela é uma forma de preservar seu site, uma vez que é um aviso de que algo não está correto. Portanto, as alternativas para os administradores são limitadas, mas eficientes. Busque pela análise e revisão do Google e entre em contato com o suporte técnico que hospeda seu site para resolver o mais rápido possível. 

Conclusão

Em conclusão, a tela vermelha do Google é uma forma que o maior mecanismo de busca do mundo encontrou de chamar a atenção dos usuários ao transmitir uma mensagem. A escolha da cor vermelha já chama a atenção por natureza, sendo uma estratégia de design. Isto porque a cor e a mensagem são associadas a urgência ou algum tipo de alerta. Esta estratégia se mostra eficaz no que se refere a “forçar” o usuário ou administrador a ler. 

 Esta indica problemas de segurança que variam em relação à fonte. Quando um usuário se depara com a mensagem, o Google está indicando que o site pode conter um redirecionamento malicioso, alguma forma de ataque de phishing ou o site está infectado com algum malware. 

Desta forma, existem diferentes alternativas tanto para usuário quanto para administrador para solucionar o problema. É importante identificar a causa raiz e realizar as checagens de configurações gerais, como, por exemplo, suas definições de antivírus. Além disso, certificar-se de limpar o cache do navegador também é uma opção. 

Caso você seja administrador de um domínio e não conheça o motivo real deste alerta, busque solicitar uma revisão após tomar todas as medidas citadas no artigo. 

Em suma, a tela vermelha do Google desempenha um papel importante no que se refere ao compromisso com a segurança. Adotar boas práticas de proteção é o primeiro passo, uma vez que é essencial para uma boa experiência. 

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Vinicius L

Vinicius L

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!