For em Python: guia completo com 18 exemplos

for em python


A função for é uma das estruturas de controle fundamentais do Python. Ela é muito útil para iterar sobre objetos iteráveis, como listas, tuplas, dicionários e conjuntos, executando um bloco de código para cada elemento da sequência. Com a função for, é possível processar sequências de dados de forma eficiente e realizar operações em cada elemento de uma lista, tupla ou dicionário. Ela é uma ferramenta poderosa para programação orientada a objetos, permitindo a execução de código reutilizável para cada elemento de uma sequência.

Exploraremos a sintaxe do loop for do Python, como usar a função range(), looping em listas, tuplas e dicionários, loops aninhados, uso de break e continue, compreensão de lista com o loop for e exemplos de uso do loop for em Python. Ao final deste artigo, você estará mais preparado para utilizar a função for em seu próximo projeto em Python e terá mais conhecimento para entender como usar essa ferramenta para tornar seu código mais eficiente e de fácil leitura.



Sintaxe básica do laço for


A sintaxe básica do laço for em Python permite iterar sobre uma sequência de elementos, como uma lista, uma tupla, um conjunto ou uma string. O laço for é extremamente versátil e eficiente para percorrer elementos em uma estrutura de dados de forma iterativa. A estrutura básica do laço for em Python é a seguinte:

for elemento in sequencia:
 # faça algo com o elemento


Onde “elemento” é uma variável que assume o valor de cada elemento da sequência a cada iteração. “sequencia” representa a estrutura de dados pela qual o laço for irá iterar.

Exemplos de uso da função for em Python

Através do uso de instruções como else e break, além disso, é possível adicionar lógica adicional ao laço, tornando-o ainda mais flexível e poderoso. Vejamos alguns exemplos para entender melhor como o laço for funciona em Python:


Exemplo 1: Iterando sobre uma lista

Neste exemplo, o laço for percorre cada elemento da lista “frutas” e atribui o valor de cada elemento à variável “fruta”. Em seguida, imprimimos a variável “fruta” na tela.

frutas = ['maçã', 'banana', 'laranja']
for fruta in frutas:
 print(fruta)

A saída será:

maçã
banana
laranja

Exemplo 2: Iterando sobre uma string

Neste caso, o laço for itera sobre cada caractere da string “mensagem” e imprime cada caractere na tela.

mensagem = "Olá, mundo!" for caractere in mensagem:
print(caractere)


Exemplo 3: Iterando sobre um intervalo numérico

Utilizamos a função range() para gerar uma sequência de números. Neste exemplo, o laço for itera sobre os números de 1 a 5 e imprime cada número na tela.

for i in range(1, 6):
 print(i)

Após o término normal do laço for em Python, quando todas as iterações foram concluídas, executamos a instrução else. Este exemplo imprime os números de 0 a 4 e, em seguida, imprime a mensagem “Laço concluído!”. Veja:

for i in range(5):
 print(i)
else:
 print("Laço concluído!") 


A instrução “break” é uma forma eficiente de evitar a execução de iterações desnecessárias em situações em que modificamos a condição de saída da iteração em algum ponto do laço. Neste exemplo, o laço for percorre a lista “frutas” e imprime cada elemento até que encontremos a palavra “banana”. Nesse momento, interrompemos o laço. Veja:

frutas = ['maçã', 'banana', 'laranja']
for fruta in frutas:
 if fruta == 'banana':
 break
 print(fruta)

Utilizando a função range() em um laço for


A função range() em Python é uma forma conveniente de gerar uma sequência de números em um laço for.

A sintaxe básica da função range() é range(start, stop, step), onde “start” é o número inicial da sequência, “stop” é o número final (não incluso) e “step” é o incremento entre os números da sequência.

Por exemplo, se quisermos iterar sobre os números de 1 a 10 com um incremento de 2, podemos usar a função range(1, 10, 2). Vamos observar um exemplo no qual o laço for itera sobre a sequência gerada pela função range(1, 10, 2) e imprime cada número na tela:

for i in range(1, 10, 2):
 print(i)

A saída será:

1
3
5
7
9


Podemos omitir o valor de “start” ao usar apenas o argumento “stop” na função range(). Nesse caso, o valor de “start” está sendo considerado como 0 por padrão. Por exemplo, range(5) gera a sequência de números de 0 a 4. Se omitirmos o valor de “step”, o incremento sendo assumido como 1. Por exemplo, range(1, 5) gera a sequência de números de 1 a 4.

Em outras palavras, a função range() desempenha um papel fundamental ao trabalhar com laços for em Python. Além disso, ela oferece uma abordagem mais prática e eficiente para gerar sequências numéricas. Com a função range(), podemos definir o início, o fim e o passo da sequência, permitindo um controle preciso sobre as iterações do loop. Dessa forma, essa função se torna uma poderosa aliada para percorrer uma faixa específica de valores de forma simplificada e otimizada. Podemos combinar a função range() com outras estruturas de controle, como condicionais, para criar iterações personalizadas e realizar tarefas específicas para cada elemento da sequência gerada.


Função for em python com listas, tuplas e dicionários

O laço for em Python é especialmente útil quando usado com estruturas de dados como listas, tuplas e dicionários. Ele permite percorrer os elementos dessas estruturas e realizar alguma ação para cada elemento. Vamos explorar como podemos usar o laço for em cada uma dessas situações:

Laço for com listas:

As listas são estruturas de dados que podem armazenar vários elementos em uma única variável. Podemos percorrer os elementos de uma lista python utilizando o laço for, como exemplificado neste exemplo. O laço for itera sobre cada elemento da lista “frutas” e, a cada iteração, atribuímos o valor do elemento à variável “fruta”. Em seguida, imprimimos o valor da variável “fruta” na tela.

frutas = ['maçã', 'banana', 'laranja']
for fruta in frutas:
 print(fruta)

A saída será:

maçã
banana
laranja


Laço for com tuplas:

A tupla é uma estrutura de dados semelhante a uma lista.

O loop for é uma estrutura de controle que pode ser usada para iterar sobre os elementos de uma coleção de objetos, como listas, tuples ou conjuntos. Em nosso exemplo, estamos usando o loop for para iterar sobre os elementos da tupla “coordenadas” e, a cada iteração, atribuir o valor do elemento à variável “coordenada”.

Uma constante é uma variável que não pode ter seu valor alterado após ser criada. Ela mantém o mesmo valor permanentemente e não pode ser modificado. Em outras palavras, uma vez criada, a constante permanece inalterável.

coordenadas = (10, 20, 30)
for coordenada in coordenadas:
 print(coordenada)

A saída será:

10
20
30

Laço for com dicionários:

Os dicionários são estruturas de dados que permitem armazenar e recuperar informações por meio de pares de chave-valor. Podemos percorrer os elementos de um dicionário utilizando o laço for, como exemplificado aqui. Utilizamos o método items() para obter uma lista de pares chave-valor do dicionário “pessoa”. O laço for itera sobre cada par chave-valor e, a cada iteração, atribuímos o valor da chave à variável “chave” e o valor correspondente à variável “valor”. Em seguida, imprimimos os valores de “chave” e “valor” na tela.

pessoa = {'nome': 'João', 'idade': 25, 'cidade': 'São Paulo'}
for chave, valor in pessoa.items():
 print(chave, valor)

A saída será:

nome João
idade 25
cidade São Paulo

O laço for é uma ferramenta poderosa para iterar sobre os elementos de listas, tuplas e dicionários em Python. Com essa funcionalidade, podemos acessar e manipular os elementos dessas estruturas de forma conveniente e eficiente.

Função for aninhado em python

O laço for aninhado (ou “for aninhado com comprimento zero”) é uma característica do Python que permite que você execute um bloco de código sem um loop específico, usando apenas uma sentença for.

Suponha que você queira verificar se um número é primo usando um loop for aninhado. Você pode fazer isso, conforme mostrado neste exemplo. Incrementa-se a variável i a cada iteração do loop. No entanto, encerra-se o loop quando o número for divisível pelo valor de i.

numero = 17

for i in range(2, numero):
    if numero % i == 0:
        break

print("O número", numero, "é primo.")

Se desejar executar o mesmo bloco de código sem usar um loop, você pode fazer isso usando a sentença for sem um argumento. Portanto, criaremos um loop vazio no qual enquanto, mais nenhuma ação será executada, mas o bloco de código dentro do loop será executado apenas uma vez:

numero = 17

for i in ():
    if numero % i == 0:
        break
print("O número", numero, "é primo.")



Em resumo, o laço for aninhado no Python é uma característica poderosa que permite executar um bloco de código de maneira eficiente e concisa, sem a necessidade de um loop específico. Essa funcionalidade oferece flexibilidade e simplicidade ao lidar com tarefas complexas de iteração em Python.


Utilizando a declaração break e continue em um laço for

Utilizamos comumente as declarações break e continue em laços for em Python para controlar o comportamento do loop.

Break

Usamos a declaração break para sair de um loop for antes de ele terminar normalmente. Ao executarmos a sentença break, interrompemos o loop e o programa continua sua execução após o loop. Por exemplo, o loop for itera de 0 a 9, mas quando i é igual a 5, executamos a sentença break e interrompemos o loop. Ignoramos os valores de i que são ímpares:

for i in range(10):
    if i == 5:
        break
    print(i)

Continue

Usamos a declaração continue para pular um passo em um loop for e continuar com o próximo iterador. Quando executamos a sentença continue, o loop for ignora o valor atual de i e avança para o próximo iterador. Por exemplo, o loop for itera de 0 a 9, mas quando i é um número par, executamos a sentença continue e ignoramos o valor de i. Apenas imprimimos os valores de i que são ímpares:

for i in range(10):
    if i % 2 == 0:
        continue
    print(i) 

Em Python, a utilização de laços (loops) é comum e em certos casos, é necessário usar as declarações break e continue para controlar o comportamento do loop. Usamos a declaração break para interromper o loop antes de ele terminar normalmente. Por outro lado, utilizamos a declaração continue para pular um passo no loop e continuar com o próximo iterador.

Compreensão de lista com a função for em python

A compreensão de lista é uma forma concisa de criar uma lista a partir de uma lista existente ou outra sequência iterável. Ela é criada usando a sintaxe [expressão para cada elemento da sequência], onde a expressão é executada para cada elemento da sequência e o resultado é adicionado à lista.

Por exemplo, se você quiser criar uma lista de números pares da sequência de números de 0 a 9, pode usar a compreensão de lista. Nesse exemplo, executamos a expressão i for i in range(10) if i % 2 == 0 para cada elemento da sequência range(10), e adicionamos os números pares à lista.

numeros_pares = [i for i in range(10) if i % 2 == 0]

Usamos a compreensão de lista em Python para criar listas mais complexas. Podemos combinar a compreensão de lista com a função filter para criar listas mais complexas a partir de dados existentes. A compreensão de lista é uma forma concisa de trabalhar com listas em Python. Nesse exemplo, usamos a função filter para filtrar apenas os números pares da lista gerada pelo laço for. Utilizamos a função lambda lambda x: x % 2 == 0 para verificar se cada elemento é par ou ímpar.

numeros_pares = list(filter(lambda x: x % 2 == 0, range(10)))

A compreensão de lista é uma forma concisa de criar uma lista a partir de uma lista existente ou outra sequência iterável. A função de compreensão de lista é uma forma poderosa de trabalhar com listas em Python. Podemos combiná-la com outras funções, como filter, para criar listas mais complexas a partir de dados existentes.

Laço while vs. Laço for em python

Você pode usar um for loop em Python para percorrer uma lista de números ou valores específicos. Por exemplo, temos este código irá impressão dos números 0 a 4:

for i in range(5):
    print(i)

O while loop é uma estrutura de controle importante em programação, pois permite iterar sobre uma lista indefinidamente enquanto satisfaz uma condição específica, independentemente do tamanho da lista. Por exemplo, aqui neste código, temos a impressão dos números de 0 a 9:

i = 0
while i < 10:
    print(i)
    i += 1

Utilizamos o for loop para iterar sobre um array ou sequência de valores conhecidos, enquanto utilizamos o while para executar uma tarefa em um número desconhecido de iterações, verificando uma condição em cada iteração.

Recomendações de uso da função for em Python

Aqui estão algumas recomendações para o uso do for loop em Python:

1- Use o for loop quando você necessita iterar sobre um arranjo de números ou valores específicos. O for loop permite você especificar o início e o final da faixa, o que pode fazer seu código mais leigo e mantenedor.
2- Use o for loop quando você necessita fazer operações com cada valor na faixa.
3- Use o for loop quando você necessita fazer operações com cada valor na faixa e salvar o resultado a uma nova variável.
4- Use o for loop quando você necessita fazer operações com cada valor na faixa e salvar o resultado a uma nova arquivo.
5- Use o for loop quando você necessita fazer operações com cada valor na faixa e salvar o resultado a uma nova base de dados.


CONCLUSÃO

A função for em Python é uma ferramenta poderosa e versátil para resolver problemas que envolvem iteração sobre sequências de dados, como listas, tuplas e stringes. Com a função for, é possível realizar iterações unidirecionais, bidirecionais e com índices negativos, além de controlar a condição de saída da iteração.
Ao aprender e praticar o uso da função for, você pode se tornar mais eficiente e eficaz em seu trabalho com programação em Python, resolvendo problemas de forma mais rápida e elegante.
Lembre-se sempre de que a prática é fundamental para a compreensão e aplicação das funções e recursos de Python. Dessa forma, recomendamos fortemente que você experimente diversas situações e exercícios com a função for. Portanto, isso permitirá que você ganhe ainda mais familiaridade, confiança e habilidade no uso dessa ferramenta.


Por fim, é crucial, portanto, não se esquecer de buscar recursos adicionais para aprimorar constantemente seus conhecimentos em programação em Python. Além disso, é altamente recomendável explorar uma variedade de recursos, como tutoriais, livros e comunidades de programadores, a fim de ampliar sua expertise na linguagem. Com dedicação e prática, você estará pronto para enfrentar os desafios mais complexos da programação em Python. Além da função ‘for’, outra função importante em Python é a ‘len’. Para saber mais sobre como utilizar a função ‘len’, confira este artigo: Len Python: guia completo sobre a função len() do Python.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Schênia T

Schênia T

Cientista de dados, apaixonada por ferramentas de tecnologia e games. Graduanda em Estatística pela UFPB. Seu hobby é maratonar séries, curtir uma boa música trabalhando ou cozinhando, ir ao cinema e aprender coisas novas!

Contato: schenia.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!