Como particionar o HD no Linux

Saber como particionar o HD no Linux é parte indispensável na administração de qualquer distribuição deste sistema operacional.

Particularmente, o Linux é muito mais performático quando o instalamos com todas as suas partições devidamente estruturadas.

Além disso, a formatação e o particionamento são configurações que nos auxiliam na resolução de algumas situações de problemas ou tarefas, como quando precisamos preparar determinado espaço de armazenamento para uso, corrigir problemas de disco com unidades existentes ou simplesmente limpar um sistema de arquivos.

particionar hd no linux

Aqui mostraremos a você como particionar e formatar unidades de discos no Linux, auxiliando você a ter conhecimento e controle na conclusão desse tipo de tarefa.

O que é particionamento de HD no Linux

Particionar um HD no Linux é o processo dividi-lo em mais de uma parte, não de forma física, mas de forma lógica.

Alguns dos exemplos populares de unidades de armazenamento: unidades de disco rígido (HDDs), unidades de estado sólido (SSDs), unidades flash USB e cartões SD.

Cada partição criada fica separada de forma lógica uma da outra.

Então, essa divisão é muito útil para diversas situações, como limitar a expansão e crescimento de um sistema de arquivos, possibilidade de instalar mais de um sistema operacional na mesma unidade física, maior facilidade na recuperação do sistema operacional com falhas com o menor prejuízo a dados pessoais armazenados em outra partição.

Importante: o particionamento de disco pode não ser compatível com servidor VPS ou máquina virtual local.

O que significa formatar HD no Linux

O processo de formatar HD permite que você prepare uma determinada partição para uso e armazenamento de dados.

Portanto, ao formatar, você excluirá quaisquer dados existentes naquela partição e recriará o sistema de arquivos. Abaixo, você pode conferir alguns dos sistemas de arquivos mais populares que o Linux possui:

Ext4 – Utilizado amplamente por padrão em distribuições Linux modernas. Tem como destaque a capacidade, onde suporta arquivos com tamanho máximo 16 TB e discos com volumes máximos de 1EB. Trabalha com a estrutura de inodes.

NTFS – Desenvolvido pela Microsoft e amplamente utilizado nos sistemas operacionais Windows, este sistema de arquivo passou a ser introduzido nas distribuições Linux a partir do Kernel 5.15.

Sua capacidade possui suporte a volumes de disco com máximo de até 8PB e arquivos com tamanho máximo 256TB cada.

FAT32 – Este sistema de arquivos é suportado por muitas distribuições Linux e praticamente todas as versões Windows.

Porém, dentre os sistemas listados aqui, este é o mais antigo e continua em uso por livre escolha dos administradores de sistemas operacionais.

Sua capacidade suporta o tamanho máximo de 4GB por arquivo e volumes de disco com tamanho máximo de 2 TB. Portanto, por ser antigo, sua capacidade é bem menor do que os demais sistemas de arquivos.

Como particionar HD no Linux

Desde já, iniciaremos a abordagem mais prática sobre particionar HD no sistemas Linux.

Pré-requisitos para particionar o HD no Linux

Para que seja possível que você inicie o processo de particionamento, será necessário que você tenha:

  • Acesso ao sistema Linux através de um terminal CLI ou SSH para executar os comandos.
  • Privilégios de super usuário (sudo) ou root. Isso é necessário para ter acesso aos principais comandos do Linux.
  • Uma unidade de disco disponível para que você possa formatar e particionar.

Faça o backup de todos os dados caso o disco possua e você não queira perdê-los.

Como identificar o HD no Linux

Outro requisito importante é você identificar o disco a ser particionado no Linux, sendo assim, execute o seguinte comando:

$ fdisk -l | grep "Disk /"

Dessa forma, a saída do comando deverá ser semelhante a essa:

fdisk no linux

A saída do comando fdisk acima contém dispositivos de loop que são conhecidos como pseudo-dispositivos lógicos, mas não discos reais.

Para que você tenha a visão mais refinada de quais são de fato os discos utilizáveis, execute o comando lsblk -I 8 -d

Os parametros “-I 8” são responsáveis por especificar o número do dispositivo do kernel para dispositivos de bloco e o parametro -d é responsável por excluir as partições da lista.

$ lsblk -I 8 -d

O resultado da saída poderá se assemelhar a essa:

lsblk

Agora que você já teve uma visão melhor de quais são as unidades lógicas de seus discos no Linux, você pode obter informações mais detalhadas desses discos e identificar corretamente qual disco será particionado.

Para tanto, execute o comando lshw -class disk . A saída trará várias informações adicionais, como velocidade, versão, fabricante, tipo de barramento, além do nome lógico, sendo o resultado semelhante a esse:

$ lshw -class disk
lshw

Como visualizar as partições do HD no Linux

Como boa prática e ter mais segurança, antes de criar qualquer partição, você deve verificar quais são as partições que já existem no Linux.

Para tanto, execute o comando lsblk. A saída você verá deverá se parecer com essa:

lsblk

As partições que possuem o tipo part definido na coluna Type estão aninhadas abaixo de seus discos no relatório da saída, como no exemplo, sda como disco principal e sda1, sda2 e sda3 como partições.

Para que você consiga visualizar as informações das partições como sistema de arquivos, percentual de disco usado, ponto de montagem, IDs das unidades e rótulos, execute o comando lsblk -f . Você deverá obter a saída semelhante a essa:

$ lsblk -f
lsblk

Particionando um HD

Há mais de uma forma de se particionar as unidades de discos no Linux, incluindo o uso das ferramentas conhecidas como parted e gparted. Porém, vamos utilizar outra ferramenta popular, conhecida como fdisk.

Então, em nosso estudo de caso iremos utilizar o disco que está disponível no ponto de montagem /dev/sdb. Vamos criar uma partição primária, usando os padrões de configuração como o número padrão da partição, primeiro e último setor que o fdisk definir. Caso você tenha a necessidade de definir outras opções na configuração, mude conforme precise.

É importante lembrar que caso você esteja particionando um disco que está montado, terá que primeiramente desmontá-lo para conseguir prosseguir. Faça a desmontagem rodando o comando umount </path/to/disk>.

Primeiros passos para particionar um HD no Linux

Sendo assim, vamos iniciar abrindo o disco utilizando o utilitário fdisk com o seguinte comando:

$ fdisk /dev/sdb

O utilitário fdisk é inicializado em modo interativo, portanto, você deverá ver a saída igualmente a essa:

fdisk

No prompt interativo, digite n para que você consiga criar uma nova partição. A saída será parecida com essa:

escolher particoes primarias ou extendidas

Isso significa que o disco montado no ponto de montagem /dev/sdb tem uma partição primária formatada e em uso no momento.

Portanto, você pode pressionar Enter para selecionar o padrão e criar a nova partição do tipo primária. Na sequência, você terá que informar um número de partição.

numero da particao

Use o número padrão, que neste caso é o número 1, mas poderá variar, após isso, você deverá informar um número para o setor.

setor

Pressione Enter para ser aceito o primeiro setor padrão.

Pressione Enter novamente para você aceitar o último setor padrão exibido.

Com isso, o fdisk acabou de criar a partição. E se, porventura, você quisesse criar uma nova partição com tamanho menor, bastaria informar um intervalo menor entre o primeiro e o último bloco que formaria a nova partição. Isso permitiria a você criar mais de uma partição na mesma unidade.

A saída completa se pareceria com essa:

particionando um hd no linux

Ainda no prompt interativo, você pode digitar a opção “p” para confirmar se a tabela de partições está correta:

fdisl

Agora você pode ver que a saída mostra que há uma partição no caminho de montagem /dev/sdb1

Tecle “W” e Enter no prompt interativo para que as configurações sejam salvas pelo Linux. A saída deverá se parecer com:

tabela de particoes alterada

Ao salvar, haverá a saída do fdisk e você retornará ao shell do Linux.

Agora conseguimos exibir a nova partição criada sdb1 rodando o comando lsblk /dev/sdb . A saída deverá se parecer com essa:

lsblk

Como formatar HD no Linux

O nosso HD foi particionado por completo, porém, ainda não está pronto para uso, pois nos falta deixá-lo padronizado de forma lógica para receber dados.

Portanto, agora precisamos formatar a partição sdb1 para torná-la útil. A sintaxe padrão para formatar partições de HD no Linux é:

mkfs.<sistemadearquivo> </caminho/da/partição/dodisco>

Como neste exemplo, para formatarmos a partição /dev/sdb1, devemos executar o seguinte comando:

mkfs.ext4 /dev/sdb1

Portanto, a saída deve ser semelhante a:

mkfs.ext4 para formatar o hd no linux

Como abordamos no começo deste artigo, configuramos o sistema de arquivos ext4, utilizado pelas atuais versões de distribuições Linux.

Ao contrário, se acaso optássemos pelo uso do NTFS, a sintaxe do comando seria parecida:

$ mkfs.ntfs /dev/sdb1

Da mesma forma se escolhêssemos o uso do filesystem FAT32, a sintaxe do comando seria essa:

$ mkfs.fat -F 32 /dev/sdab1

Na sintaxe do comando acima, o parâmetro -F serve para especificar o FAT-TYPE, ou seja, ele é responsável por determinar se o padrão das tabelas de alocação de arquivos será de 12, 16 ou 32 bits.

Como montar um HD no Linux

Agora que particionamos o HD e formatamos a partição, é o momento de tornar a nova partição acessível para qualquer usuário e aplicação que venhamos a configurar no Linux.

Então, precisamos fazer a montagem do sistema de arquivos.

Primeiro, vamos criar o ponto de montagem no caminho que desejarmos. Como exemplo, com o auxílio do comando mkdir, vamos criá-lo em /var/homehost.

A sintaxe geral do comando é:

$ sudo mkdir </caminho/para/seu/ponto/de/montagem>

Então, a sintaxe de nosso comando ficará da seguinte forma:

$ sudo mkdir /var/homehost

Em seguida, já com o caminho do ponto de montagem criado, utilizamos o comando mount para vincular a partição formatada ao ponto de montagem. A sintaxe padrão do comando para montar uma partição de HD no Linux está logo abaixo.

mount -t <sistema de arquivos> -o <opções> </caminho/da/partição/do/disco </caminho/do/ponto/de/montagem>

O parâmetro -t tem a função de aplicar o sistema de arquivos que você informar na sintaxe. Do contrário, a falta desse parâmetro faria com que o comando mount definisse de forma aleatória qualquer tipo de sistema de arquivos.

Sendo assim, para a montagem do /dev/sdb1 (que foi formatado com Ext4) em /var/homehost com permissão de leitura e gravação, devemos rodar o seguinte comando:

$ mount -t ext4 -o rw /dev/sdb1 /var/homehost

Não havendo erros na sintaxe e execução, não haverá retorno de saída.

Porém, você poderá conferir se a montagem da partição está correta executando o comando lsblk /dev/sdb. O resultado esperado deverá exibir o novo ponto de montagem apontando para /var/homehost tendo como origem a partição /dev/sdb1, conforme ilustra a saída:

lsblk

Configurando o HD no fstab

Por fim, você deve assegurar-se de que o HD particionado seja sempre montado de forma automática toda vez que o Linux for inicializado.

Sendo assim, você precisa adicionar o disco ao arquivo de inicialização de sistemas de arquivos /etc/fstab.

Atenção! Tenha muita cautela ao editar o arquivo /etc/fstab. Erros ao editá-lo faz com que o sistema deixe de inicializar por completo.

O formato da sintaxe padrão para inserir uma entrada de partição no arquivo /etc/fstab é da seguinte forma:

</caminho/da/partição/do/disco> </caminho/do/ponto /de/montagem> <sistemadearquivos> <opçõesdemontagem> <dump> <pass_number>

Detalhando alguns pontos da configuração aceita pelo arquivo fstab, a opção <dump> é responsável por habilitar ou desabilitar backups da partição através do comando dump.

Seu estado pode ser indicado como 1 para ativado ou 0 para desativado. E geralmente é definido como desativado.

A opção <pass_number> é responsável por determinar em que sequência o utilitário fsck faz a verificação de erros nas partições quando há boot no sistema.

Por padrão, a partição do sistema recebe o valor de sequência 1 e as demais partições recebem o valor 2. O valor 0 é responsável por desativar a verificação do fsck na inicialização.

Para modificar o arquivo /etc/fstab, utilize um dos editores de textos populares do Linux. Você pode escolher entre o vim ou nano para aplicar essas modificações.

Exemplo:

$ sudo nano /etc/fstab

Para o particionamento /dev/sdb1 que foi montado em /var/homehost, a seguinte configuração será inserida em /etc/fstab:

/dev/sdb1 /var/homehost ext4 rw 0 0

Confira como ficou a última linha do arquivo:

Ao terminar a alteração, salve o arquivo e feche o editor.

Para você conferir se a partição está realmente disponível e pronta para uso na estrutura de diretórios do Linux, execute df -h para visualizá-la. Em seguida, com o comando cd acesse o diretório correspondente (em nosso caso /var/homehost) e crie algum arquivo.

Enfim, completamos nossa configuração com êxito.

Considerações finais

Observe que na configuração do arquivo fstab foi definido o valor 0 para <dump> e 0 para <pass_number>, pois você não precisa deixar o backup automático habilitado neste caso, há outras formas de configurar uma rotina de backup e não há necessidade de deixar a verificação de disco habilitada para sempre que o sistema for inicializado.

Afinal, neste artigo abordamos todos os passos essenciais sobre como particionar um HD no Linux. Alguns comandos ou detalhes podem ser um pouco diferentes dependendo da distribuição Linux que você utilizar. Mas, caso sinta a necessidade de obter conhecimento mais aprofundado sobre cada utilitário utilizado neste artigo, indicamos a leitura do manual dessas ferramentas.

Porém, o caso de uso abordado aqui e seus exemplos já cobrem a ampla maioria das necessidades de uso.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Marcio S

Marcio S

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!