Como utilizar URLs Amigáveis no WordPress [2021]

Nesse tutorial, vamos ensinar a vocês sobre como utilizar URLS amigáveis no WordPress. E este conteúdo está completamente atualizado para 2021! 

Nesse artigo você encontrará sobre:

O WordPress

O WordPress é a ferramenta mais conhecida atualmente para o desenvolvimento não apenas de blogs, mas também de sites profissionais completos, inclusive lojas virtuais e até mesmos sistemas mais robustos. Ou seja, já há muitos anos que o WordPress deixou de ser conhecido apenas para a criação de blogs.

Na atualidade, existem diversas técnicas de SEO, ou seja, de otimização para os sistemas de buscas. São técnicas capazes de aumentar as chances de seu site ser ranqueado no Google, Bing, e outros buscadores. Dentre elas, existe uma coisa chamada URL amigável.

Ou seja, uma das primeiras configurações que você deve fazer em seu site ou blog wordpress é a configuração das URLs amigáveis. E é mais simples do que parece.

O que é uma URL Amigável

Após essa breve introdução, você deve estar se questionando “mas o que é uma URL Amigável”?

Essa é uma pergunta bem simples de responder. Imagine que você comprou um dominio chamado meudominio.com.br. Agora digamos que seu site vai possuir 3 páginas distintas, além da página inicial, ou seja: 

  • Home (Página Inicial)
  • Sobre
  • Blog
  • Contato

A configuração inicial do wordpress muitas vezes deixa que as URLs sejam feitas de forma automática e podendo não estar na configuração amigável.

Imagine que quando você entra na sua página “sobre” aparece a URL:

meudominio.com.br/id=13838

Percebe que essa URL não explica nada sobre a página que você está acessando? Portanto, essa URL não é nada amigável.

Uma URL amigável é quando você consegue, através da própria URL saber qual página você está acessando e sobre o que se trata. No caso do nosso exemplo acima, o ideal seria que a nossa página sobre aparece com a URL Amigável abaixo:

meudominio.com.br/sobre

Agora sim, temos uma URL amigável no nosso site WordPress.

URLs amigáveis em Blogs

Vale reforçar que a URL amigável também pode ser utilizadas nos artigos de um blog. Por exemplo, digamos que temos dois artigos no nosso blog com os titulos:

  • Como cuidar de um Labrador?
  • Como cuidar de um Shitzu?

Dessa forma, utilizando ainda o exemplo anterior, poderiamos configurar nossa URL Amigável no WordPress para que as URLS dos artigos acima sejam, respectivamente:

  • meudominio.com.br/como-cuidar-de-um-labrador
  • meudominio.com.br/como-cuidar-de-um-shitzu

Mas, para o nosso exemplo, essa pode não ser a melhor estrtégia, portanto, podemos melhorar mais ainda, configurando a URL da seguinte forma:

  • meudominio.com.br/blog/como-cuidar-de-um-labrador
  • meudominio.com.br/blog/como-cuidar-de-um-shitzu

Percebam que, dessa forma, so pela URL nós já sabemos que estamos acessando o site meudominio.com.br na página blog no artigo “como cuidar de …”. Portanto, a URL amigável facilita muito a compreensão do próprio leitor/usuário sobre o que ele está acessando.

Por que utilizarmos URLs Amigáveis?

Existem diversos motivos para utilizarmos URLS amigáveis no WordPress ou em qualquer site.

Vamos listar 3 dos que consideramos os mais importantes:

URLs Amigáveis no WordPress auxiliam no SEO do Site

Devido ao simples fato de que os buscadores estão sempre buscando oferecer a melhor experiência para os usuários, eles sempre dão prioridade a um bom conteúdo, com informações relevantes.

Quando se trata de SEO, ou seja técnicas de otimização para os Buscadores, as configurações de URL são extremamente importante. Se você não conhece muito sobre SEO, veja nosso tutorial de SEO com diversas informações e dicas para aplicar no seu site ranquea-lo nas melhores posições.

Um site que utiliza URLs amigáveis sempre serão mais fáceis de serem Indexados pelos buscadores, além de ganharem prioridade em relação a sites que não fazem o uso da URL amigável.

Portanto, se você pretende ranquear bem o seu site, o uso de URLs amigáveis no site WordPress é praticamente obrigatório.

URLs Amigáveis organizam melhor o seu site

Acredito que nesse momento você já deve ter percebido isso, mas vale a pena reforçar. Ao usarmos URLs Amigáveis, o site fica muito mais organizado.

Por exemplo, se eu tenho um site institucional que possui um blog (como no nosso exemplo acima), podemos configurar nossas URLs para que todos artigos desse blog possam estar inclusos dentro da URL do blog. No exemplo anterior, mostramos esses dois exemplos:

  • meudominio.com.br/blog/como-cuidar-de-um-labrador
  • meudominio.com.br/blog/como-cuidar-de-um-shitzu

Mas, além disso, digamos que possuímos um blog com diversas categorias. Digamos que nesse mesmo exemplo acima temos duas categorias, Gatos e Cachorros. Além dos dois artigos já citados, também temos um terceiro chamado “Como cuidar de um gato”. Então, podemos separar nossas URL amigáveis no WordPress para torna-las mais específicas ainda. Para isso, vamos deixar em evidência a categoria dentro da nossa urls. Ou seja, o resultado será:

  • meudominio.com.br/blog/cachorros/como-cuidar-de-um-labrador
  • meudominio.com.br/blog/cachorros/como-cuidar-de-um-shitzu
  • meudominio.com.br/blog/gatos/como-cuidar-de-um-gato

Só de olhar as URLs acima, o usuário já consegue perceber o quão organizado esse blog está. Vale reforçar que isso também ajuda na criação de um “sitemap”, ou mapa do site, para seu site, mas não entraremos nesse assunto neste artigo.

Melhora a Experiência do Usuário

Conforme mostrado anteriormente, só de termos um site bem organizado, o usuário já sente maior confiança naquele site. Mas além disso, você também melhor na experiência do usuário ao interagir com seu site. Ao ler uma URL amigável dentro do seu site WordPress, ele consegue navegar mais fácilmente pelo seu site.

Considerando o exemplo anterior, o usuário já consegue perceber que existe uma categoria chamado “cachorros”. Logo, ele entende que pode haver mais artigos sobre esse tema. Então, ao invés de navegar pelo site, atrás do que ele quer, ele poderia simplesmente digitar:

meudominio.com.br/blog/cachorros

Assim, como sabemos que o WordPress separa “archives” ou “arquivos”, ele vai encontrar todos os arquivos referente a essa URL Amigável, no caso, todos os artigos da categoria “cachorros”.

Como configurar as URLs amigáveis no WordPress

Apesar de parecer algo difícil, configurar URLs amigáveis no WordPress é algo bem simples e rápido, com poucos cliques.

Inicialmente, acesse o seu painel administrativo. Geralmente basta acessar com a url no final /wp-admin.

Após acessar o sue painel administrativo, vá até a opção “Configurações” e selecione a opção “Links Permanentes” ou “Permalinks”

Acessando as configurações de Links Permanentes no WordPress

Na página de configurações dos links permanentes, você vai ver diversas opções, conforme no exemplo da imagem abaixo:

Acessando as configurações de Links Permanentes no WordPress para configuração de URLs Amigáveis

Você pode selecionar uma dessas opções ou ainda criar sua própria forma de URL Amigável no WordPress. Nos próximos dois tópicos, vamos detalhar isso melhor.

Salvar as configurações de Links Permanentes no WordPress

Por fim, basta então selecionar a opção Salvar Alterações e pronto. Dessa forma, a configuração de URLS Amigáveis no WordPress estará concluída!

Formatos padrões de URLs Amigáveis no WordPress

Na tela de configurações de links permanentes você encontra diversas opções já pré configuradas.

Formatos padrões de URLs Amigáveis no WordPress

Aqui vamos apenas explicar o que significa cada uma delas:

  • padrão – esse é o modelo padrão pré-definido, ou seja, mantedo páginas e postagens com a url conforme seus números identificadores. Não recomendamos esse tipo de configuração, pois não é uma URL amigável.
  • dia e nome – esse modelo representa páginas conforme a data da postagem no formato /ano/mês/dia/titulo/ (Exemplo: meudominio.com.br/2019/01/20/meu-artigo-1/). Apesar de ser uma forma organizada, não é a melhor opção de URL amigáveis. Mas se você pretende criar um portal de notícias diárias, pode ser uma boa opção.
  • mês e nome – esse modelo representa páginas conforme a data da postagem, porém apenas com o mês, excluindo o dia (Exemplo: meudominio.com.br/2019/01/meu-artigo-1/). Assim como na anterior, apesar de ser uma forma organizada, não é a melhor opção de URL amigáveis. Mas pode ser uma boa opção para um portal de noticias.
  • numérica – esse modelo mostra apenas o número identificador da postagem (Exemplo: meudominio.com.br/123). Portanto, não recomendamos esse tipo de configuração, pois não é uma URL amigável.
  • nome de post – esse modelo mostra somente o título da postagem (Exemplo: meudominio.com.br/meu-artigo-1). Para blogs simples, ou até mesmo para pequenos sites, essa pode ser uma ótima opção de URL amigáveis.
  • Estrutura personalizada – esse modelo permite criar uma URL personalizada, para isso utiliza-se algumas variáveis pré-estabelecidas por padrão. Apesar de mais complexa, essa é a melhor opção para poder configurar a URLs amigável conforme a necessidade do seu site. Porém, vamos explicar mais sobre ele no próximo tópico.

Estrutura Personalizada das URLs Amigáveis no WordPress

O modelo de estrutura personalizada de URLs amigável no WordPress nos permite estabelecer as regras que desejamos para nossas URLS. Dessa forma, se torna a melhor opção de configuração de URL amigáveis para sites mais bem estruturados. Assim, podemos configurar nossa URL conforme a necessidade do nosso site.

Estrutura Personalizada das URLs Amigáveis no WordPress

Para isso, você precisa compreender como funciona cada uma das variáveis de URL. Portanto, preparamos uma lista explicando melhor essas variáveis, veja na lista abaixo:

  • %day% – refere-se ao dia do mês com 2 dígitos;
  • %monthnum% – refere-se ao mês do ano com 2 dígitos;
  • %year% – refere-se ao ano da publicação da postagem com 4 dígitos;
  • %hour% – refere-se a hora relacionado a publicação com 2 dígitos;
  • %minute% – refere-se ao minuto relacionado a publicação com 2 dígitos;
  • %second% – refere-se ao segundo relacionado a publicação com 2 dígitos;
  • %post_id% – refere-se ao identificar numérico da postagem;
  • %postname% – refere-se ao título da postagem;
  • %category% – refere-se à categoria da postagem;
  • %author% – refere-se ao autor da postagem;

Dessa forma, se queremos que nossa URL seja composta pela ordem: categoria -> ano -> mes -> titulo, então podemos utilizar a seguinte configuração:

/%category%/%year%/%monthnum%/%postname%/

Vale ressaltar que os itens autor (%autor%), nome de postagem (%postname%) e categoria (%category%) são tratados como slugs.

Slugs

Uma slug nada mais é um formato que remove os espaços em branco e substitui-los por traços, assim como trocar letras másculas por minúsculas e remover definitivamente as acentuações de um link.

Digamos por exemplo que criamos uma postagem com o título “Meu cão é da raça Labrador“. Observe que utilizamos dois caracteres em maiúsculo, duas acentuações e ainda um caractere especial, o cedilha (ç). Porém, vejamos então como ficará a slug deste exemplo:

meu-cao-e-da-raca-labrador

Além disso, as Slugs também podem ser editadas diretamente nas configurações de Tags, Categorias, Autores e até mesmo de cada post individualmente.

Dessa forma, finalizamos então a configuração de nossas URLs Amigáveis no WordPress.

Conclusão

Com esse post, você conseguirá otimizar as suas URLs para que sejam URLs amigáveis. Obviamente, existe muito mais a se explorar nessa questão de URLs amigáveis. Porém, apenas com o conteúdo apresentado aqui, você já será capaz de criar a melhor estratégia para seu site.

Mas, se ainda não ficou muito claro, e você não tem a intenção de criar um site em larga escala, basta selecionar a opção de nome de post que será o suficiente para que os Buscadores indexem melhor o seu site e ainda para que o seu site seja mais amigável, melhorando a experiência do usuário com algo tão simples!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Hugo Cabral

Hugo Cabral

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!