Erro 404 Not Found: como resolver o erro 404

O erro 404 Not Found é bastante comum. Ele significa que a página web que você tentou acessar não existe no servidor de hospedagem de sites. Este erro é parte de um grupo de códigos de status HTTP. Sempre que você tenta acessar uma página, o servidor por sua vez procura o arquivo correspondente no disco local. Contudo, há casos aonde o servidor não encontra o arquivo. Por exemplo, há casos aonde o arquivo não existe no servidor. E também, há casos aonde o nome do arquivo é diferente da página que se tenta acessar. Dessa forma, o servidor irá exibir a mensagem de erro 404 Not Found no navegador.

Há erros similares na definição HTTP, como por exemplo o Erro 500 e o Erro 403. O servidor web irá exibir estas mensagens de erro por diferentes razões (cada código representa um tipo de erro). Dessa forma, neste artigo iremos explorar as causas do erro. Em seguida, iremos explicar como resolver este erro.

erro 404: explicação

Como o erro 404 aparece no navegador web

Há várias formas do erro 404 not found ser apresentado no navegador. Isso pode variar de acordo com o tipo de navegador (Chrome, Firefox, Internet Explorer..), com a língua utilizada, e até mesmo com o servidor HTTP. Por exemplo, a seguir temos uma imagem da apresentação do Erro 404 no navegador. Há formas de customizar sua página de erro 404.

erro 404 no navegador

Erro 404 Not Found: Qual a sua causa

Basicamente, o erro 404 not found ocorre devido a um arquivo que não existe no servidor ou a um link HTML incorreto. Há ainda outras causas como falhas em configurações do .htaccess ou redirecionamentos de páginas com problemas.  Neste artigo, iremos exemplificar a causa mais comum que é o fato do arquivo não existir no servidor. Uma outra razão comum, é o cache de seu navegador. Recomendamos sempre limpar o cache ao fazer testes.

Por exemplo, vamos exibir um caso de um usuário tentando acessar a página http://meusitemodelo.com/pagina.htm . Dessa forma, nesta solicitação o servidor web tenta localizar o arquivo chamado pagina.htm no disco local. Em seu site, você sempre precisa colocar os arquivos dentro da página public_html usando o gerenciador de arquivos ou FTP.

Pelo fato do arquivo pagina.htm não existir, uma mensagem de Erro 404 irá aparecer para o usuário.

Como resolver o Erro 404

Primeiramente, para resolver o erro 404 not found você precisa enviar (ou criar) o arquivo em questão no servidor. Para isso, você pode usar o FTP Online ou um programa de FTP de sua escolha. Dessa forma, certifique-se de que você está colocando o arquivo dentro da pasta public_html . Por exemplo, na imagem a seguir, exibiremos o arquivo pagina.htm sendo criado no servidor. Dessa forma, o erro será resolvido pois o servidor web poderá encontrar o arquivo solicitado com sucesso.

como solucionar o erro 404

Outras possíveis soluções para o erro

Há várias causas possíveis para o Erro 404 Not Found.

  • Arquivo inexistente no servidor (causa mais comum). Verifique se o arquivo está localizado dentro da pasta public_html no servidor. Muitas vezes isso ocorre pois o arquivo está em uma pasta diferente da que pretendíamos. Essa é a causa mais comum do erro 404 not found.
  • Nome do arquivo com erros de digitação, acentos ou letras maiúsculas. Muitas vezes um espaço, um acento ou traço gera este problema. Recomendamos sempre usar os nomes dos arqiuvos sem acentos ou espaços. Por exemplo, ao invés de nomearmos um arquivo como: Imagens Do Evento.jpg  , o recomendavel é usar sempre imagens-do-evento.jpg . Os servidores sempre diferenciam nomes de arquivos com letras maiúsculas e minúsculas.
  • Arquivo localizado em uma pasta diferente no servidor. Como explicamos, os arquivos devem sempre estar na pasta public_html. É muito comum fazermos confusão com os nomes de pastas. Erros de digitação em pastas também são bastante frequentes. Procure nomear suas pastas sempre com letras minúsculas, sem espaços nem acentos.
  • Arquivos fora da pasta public_html . Todo conteúdo do site precisa estar dentro da pasta public_html . Ela é a raiz dos arquivos do nosso site.
  • Erro de redirecionamento no .htaccess . Algum redirecionamento pode ter sido feito, e a URL de destino pode estar incorreta. Revise sempre seu arquivo .htaccess , em busca de inconsistências.

Conclusão

O Erro 404 Not Found é um código de erro definido no protocolo HTTP (RFC7231).  Suas causas comuns são, em primeiro lugar, o fato do arquivo procurado não existir no servidor. Em segundo lugar, o nome do arquivo pode estar com erros de digitação. Em terceiro lugar, é possível que o arquivo procurado esteja em uma pasta diferente. Haver um excesso de erros em seu site, também pode fazer mal ao seu marketing de SEO. O Google penaliza sites com altos índices de erros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat