Erro 404 Not Found: 14 dicas para resolver

O erro 404 not found é um código de status HTTP. Ele indica que o arquivo ou pasta solicitada não pôde ser encontrado no servidor.

Quando você acessa uma página da web, o servidor envia uma resposta ao seu navegador. Dessa forma, o código de status 404 é retornado quando o servidor não encontra o arquivo ou pasta solicitados.

Ele também é conhecido como “page not found”.

Normalmente, o erro 404 ocorre quando uma URL digitada pelo usuário está incorreta. Ocorre também quando o recurso foi movido ou excluído. Ou ainda, quando há um problema de configuração no servidor.

Quando esse erro é exibido, é comum ver uma mensagem de “Página não encontrada”. Ou até mesmo uma variação similar, dependendo do servidor e da configuração do site.

Como resolver o Erro 404 Not Found no WordPress

Para resolver o erro 404 page not found no WordPress, você pode seguir as seguintes etapas:

  • Dica 1 – Verifique a URL: Verifique se a URL digitada está correta, sem erros de digitação. Certifique-se de que a URL esteja apontando para a página correta.
  • Dica 2 – Reatualize a página: às vezes, um simples reload na página pode resolver este erro. Pressione F5 no seu teclado ou clique no botão “Atualizar” do navegador para recarregar a página. Limpar o cache muitas vezes pode solucionar.
  • Dica 3 – Verifique os Permalinks: em muitos casos, os Permalinks (estrutura de URL) causam os erros 404 no WordPress. Vá para “Configurações” e selecione “Links Permanentes” no painel de administração do WordPress. Escolha uma opção diferente de Permalinks, como “Nome do Post”, e salve as alterações. Em seguida, tente acessar a página novamente.
  • Dica 4 – Verifique o arquivo .htaccess: no arquivo .htaccess ficam as regras apontamentos e Permalinks no WordPress. Verifique se o arquivo .htaccess está presente na raiz do diretório do WordPress.
  • Se o arquivo .htaccess estiver ausente, você pode criar um novo arquivo vazio chamado “.htaccess” e definir as permissões corretas. Se o arquivo já existir, faça um backup dele e tente redefinir as regras de Permalinks. Para isso, basta acessar “Configurações” > “Links Permanentes” no painel de administração do WordPress e clicando em “Salvar alterações”.

Caso não resulte, mais algumas recomendações

  • Dica 5 – Atualize os links permanentes: Se você já possui um arquivo .htaccess válido, tente atualizar os links permanentes para recriar as regras de apontamentos. Acesse “Configurações” > “Links Permanentes” no painel de administração do WordPress e clique em “Salvar alterações” novamente.
  • Dica 6 – Verifique os plugins: Alguns plugins podem causar conflitos ou interferir na correta resolução das URLs no WordPress. Desative por um momento todos os plugins e verifique se o erro 404 ainda ocorre. Se o erro desaparecer, ative os plugins um por um para identificar qual deles está causando o problema.
  • Dica 7 – Verifique os arquivos e pastas: Verifique se os arquivos e pastas relacionados à página em questão estão presentes no servidor. Se algum arquivo estiver faltando ou foi movido, pode causar o erro 404. Certifique-se de que os arquivos estejam no local correto.
  • Dica 8 – Atualize a estrutura de links internos: você moveu ou renomeou alguma página, ou postagem? Então, pode ser necessário atualizar os links internos para corresponder à nova estrutura. Você pode usar plugins como o “Better Search Replace” para fazer uma substituição em massa nos links internos do seu site.

Se após seguir essas etapas o erro 404 persistir, pode ser necessário buscar ajuda adicional do suporte técnico. Você pode também buscar ajuda na comunidade do WordPress para investigar e solucionar o problema específico do seu site.

Como resolver o Erro 404 em sites sem ser WordPress

Primeiramente, para resolver o erro 404 not found você precisa enviar (ou criar) o arquivo em questão no servidor. Para isso, você pode usar o FTP Online ou um programa de FTP de sua escolha.

Dessa forma, certifique-se de que você está colocando o arquivo dentro da pasta public_html . Por exemplo, na imagem a seguir, exibiremos o arquivo pagina.htm sendo criado no servidor. Dessa forma, o erro será resolvido, pois o servidor web poderá encontrar o arquivo solicitado com sucesso.

como solucionar o erro 404

Outras possíveis soluções para o erro

Há várias causas possíveis para o Erro 404 Not Found.

  • Dica 9 – Arquivo inexistente no servidor (causa mais comum). Verifique se o arquivo está localizado dentro da pasta public_html no servidor. Muitas vezes isso ocorre, pois, o arquivo está em uma pasta diferente da que pretendíamos. Essa é a causa mais comum do erro 404 not found.
  • Dica 10 – Nome do arquivo com erros de digitação, acentos ou letras maiúsculas. Muitas vezes um espaço, um acento ou traço gera este problema. Recomendamos sempre usar os nomes dos arquivos sem acentos ou espaços.
  • Por exemplo, ao invés de nomearmos um arquivo como: imagens Do Evento.jpg , o recomendável é usar sempre imagens-do-evento.jpg . Os servidores sempre diferenciam nomes de arquivos com letras maiúsculas e minúsculas.
  • Dica 11 – Arquivo localizado em uma pasta diferente no servidor. Como explicamos, os arquivos devem sempre estar na pasta public_html. É muito comum fazermos confusão com os nomes de pastas. Erros de digitação em pastas também são bastante frequentes.
  • Procure nomear suas pastas sempre com letras minúsculas, sem espaços nem acentos.
  • Dica 12 – Arquivos fora da pasta public_html . Todo conteúdo do site precisa estar dentro da pasta public_html . Ela é a raiz dos arquivos do nosso site.
  • Dica 13 – Erro ao redirecionar .htaccess . Algum redirect pode ter sido feito, e a URL de destino pode estar incorreta. Revise sempre seu arquivo .htaccess , em busca de inconsistências.
  • Dica 14 – Permissões incorretas de arquivos ou pastas.

O que é o Erro 404 ?

O erro 404 Not Found é bastante comum. Ele significa que a página web que você tentou acessar não existe no servidor de hospedagem de sites.

Este erro é parte de um grupo de códigos de status HTTP. Sempre que você tenta acessar uma página, o servidor por sua vez procura o arquivo correspondente no disco local. Contudo, há casos aonde o servidor não encontra o arquivo.

Por exemplo, há casos aonde o arquivo não existe no servidor. E também, há casos aonde o nome do arquivo é diferente da página que se tenta acessar. Dessa forma, o servidor irá exibir a mensagem de erro 404 Not Found no navegador.

erro 404: explicação

Erro 404 Not Found: Qual a sua causa

Basicamente, o erro 404 not found (ou page not found) ocorre devido a um arquivo que não existe no servidor. Pode também ocorrer devido a um link HTML incorreto. Há ainda outras causas como falhas em configurações do .htaccess ou apontamentos de páginas com problemas. 

Neste artigo, iremos exemplificar a causa mais comum que é o fato do arquivo não existir no servidor. Uma outra razão comum, é o cache de seu navegador. Recomendamos sempre limpar o cache ao fazer testes.

Por exemplo, vamos exibir um caso de um usuário tentando acessar a página http://meusitemodelo.com/pagina.htm . Dessa forma, nesta solicitação o servidor web tenta localizar o arquivo chamado pagina.htm no disco local. Em seu site, você sempre precisa colocar os arquivos dentro da página public_html usando o gerenciador de arquivos ou FTP.

Pelo fato do arquivo pagina.htm não existir, uma mensagem de Erro 404 irá aparecer para o usuário.

arquivos do wordpress no site

Como o erro “page not found” aparece no navegador web

Há várias formas do erro 404 not found ser apresentado no navegador. Isso pode variar de acordo com o tipo de navegador (Chrome, Firefox, Internet Explorer..).

Também pode variar de acordo com a língua utilizada, e até mesmo com o servidor HTTP. Por exemplo, a seguir temos uma imagem da apresentação do Erro 404 no navegador. Há formas de customizar sua página de erro 404.

erro 404 no navegador

Um video explicando soluções para o Erro 404.

Explicações mais técnicas sobre o erro

Como ocorre a nível de servidor

O servidor web Apache (e outros servidores web similares) utiliza um processo chamado de manipulador de solicitação (request handler). Ele busca e fornece os arquivos solicitados pelos navegadores. Aqui está uma explicação técnica simplificada de como o Apache lida com solicitações e o erro 404:

  1. Recebendo a solicitação: um navegador faz uma solicitação de um recurso, como uma página HTML. Em seguida, o Apache recebe essa solicitação através de uma conexão TCP/IP.
  2. Análise da solicitação: O Apache analisa a solicitação recebida para determinar qual recurso o navegador está solicitando. A solicitação geralmente inclui o método HTTP (como GET ou POST) e a URL do recurso.
  3. Mapeamento da URL: O Apache utiliza as regras de configuração definidas em seus arquivos de configuração, como o arquivo .htaccess, para mapear a URL recebida para o caminho do arquivo correspondente no sistema de arquivos do servidor.
  4. Verificação da existência do arquivo: O Apache verifica se o arquivo correspondente à URL existe no sistema de arquivos do servidor. Ele verifica se o caminho do arquivo é válido e se o arquivo está acessível.
  5. Emitindo o código de status HTTP: Se o Apache não encontrar o arquivo, ele retorna um código de status HTTP 404 – Not Found. Esse código de status é a indicação do protocolo ao navegador, que o recurso solicitado não foi encontrado no servidor.
  6. Página de erro personalizada: O Apache também pode ser configurado para exibir uma página de erro personalizada quando ocorre o erro 404. Essa página pode conter informações úteis, como uma mensagem explicando que o recurso não foi encontrado e possíveis soluções alternativas.

Resumindo

Em resumo, quando o Apache recebe uma solicitação. Em seguida, analisa a URL, mapeia-a para o caminho do arquivo correspondente no sistema de arquivos do servidor.

Por fim, verifica se o arquivo existe. Se o arquivo não for encontrado, o Apache emite o código de status HTTP 404 para indicar que o recurso não foi encontrado.

Problemas de DNS podem causar o erro 404?

Sim, o erro 404 pode ocorrer devido a problemas com o DNS (Sistema de Nomes de Domínio). O DNS é responsável por traduzir nomes de domínio legíveis para humanos em endereços IP numéricos. Logo, isso permite que o navegador encontre o servidor correto para acessar um site.

Pode haver problemas de DNS, como, por exemplo, um servidor DNS indisponível ou uma configuração inadequada. Também, o navegador pode não ser capaz de resolver o nome de domínio para o endereço IP correspondente.

Como resultado, quando o navegador tenta acessar um recurso usando o nome de domínio. Havendo problemas de DNS, este não consegue encontrar o servidor correto e retorna o erro 404.

Existem várias razões pelas quais os problemas de DNS podem levar ao erro 404

  1. Registro DNS ausente ou incorreto: ocorre se o registro DNS para o domínio não estiver configurado corretamente ou estiver ausente. Por isso, o navegador não será capaz de encontrar o servidor correto para solicitar o recurso e retornará o erro 404.
  2. Propagação DNS: Quando as alterações no DNS são feitas, leva algum tempo para que essas alterações sejam propagadas. Os demais servidores DNS no mundo, levam um tempo até receber as atualizações. Durante esse período de propagação de DNS, os navegadores podem encontrar o erro 404, pois ainda estão acessando informações de DNS defasadas.
  3. Problemas de servidor DNS: Se o servidor DNS estiver com problemas, o navegador não será capaz de obter o endereço IP correto. Logo, isso retornará o erro 404.

Para solucionar problemas relacionados ao DNS e erro 404, você pode tentar as seguintes etapas:

  • Verifique se o registro DNS está configurado corretamente para o domínio.
  • Verifique se não há erros de digitação nos registros DNS.
  • Aguarde a propagação DNS completa, que geralmente leva algumas horas.
  • Verifique se não há problemas de conectividade com o servidor DNS.
  • Entre em contato com o provedor de serviços de hospedagem. Ou ainda, o administrador do sistema pode lhe dar assistência técnica.

É importante lembrar que os problemas de DNS são apenas uma das várias causas possíveis do erro 404. Outros fatores, como configurações de servidor, arquivos ausentes ou problemas de roteamento, também podem levar a esse erro.

Conclusão

O Erro 404 Not Found (page not found) é um código de erro definido no protocolo HTTP (RFC7231). Suas causas comuns são, em primeiro lugar, o fato do arquivo procurado não existir no servidor.

Em segundo lugar, o nome do arquivo pode estar com erros de digitação. Em terceiro lugar, é possível que o arquivo procurado esteja em uma pasta diferente. Haver um excesso de erros em seu site, também pode fazer mal ao seu marketing de SEO. O Google penaliza sites com altos índices de erros.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!