HTTP: O que é?

Pretende criar um novo site? Hospedar o seu atual ou até mesmo utilizar a nossa plataforma para auxiliar as suas programações? Você já parou para pensar em como tudo isso é possível? Hoje, você vai saber, aprendendo o que é HTTP!

O que é HTTP?

Ao acessar alguns sites, além da tradicional URL, que é o endereço do site, você já deve ter reparado também em uma sigla seguida do código “://”.

Por exemplo: http://www.exemplo.com.br

Tudo o que vem antes desse código é o protocolo usado para fazer um site chegar até a sua tela. Existem alguns protocolos, como o TCP, FTP, maito, mas hoje vamos falar sobre o HTTP.

HTTP é a abreviação de Hyper Text Transfer Protocol, que significa: Protocolo de Transferência de Hipertexto.

Qual a utilidade do HTTP?

O HTTP é o protocolo que determina os padrões e define as regras de troca de informações entre servidores que abrigam sites e computadores.

Como assim? Com a Homehost, você pode criar sites com fotos, vídeos, textos e hospedar tudo isso em nosso servidor. Já os usuários, podem acessar todos esses conteúdos através de seus equipamentos eletrônicos.

Em analogia, o HTTP é a ponte que organiza esse tráfego e padroniza toda codificação, fazendo o seu site chegar até a tela do usuário.

Como o HTTP funciona?

Quando você digitou o endereço do nosso blog, pesquisou ele em um buscador ou clicou no link desse artigo, você fez um pedido via HTTP para o nosso servidor.

Esse pedido se chama Request HTTP, e a partir desse pedido, que funciona como um tipo de carta, nosso servidor recebeu sua requisição com suas informações, além do pedido de acesso.

Ao receber o seu pedido, nosso servidor leu tudo e entregou o conteúdo para você conforme a demanda. A entrega também é feita por uma espécie de carta, que nada mais é do que o site visualizado na tela do seu PC, Tablet ou Smartphone.
Simples, né? O mais impressionante é que esse processo demora apenas alguns segundos ou até menos!

Qual a diferença entre HTTP e HTTPS?

Com certeza, você também já deve ter visto a sigla HTTPS em seu navegador. Como foi dito antes, HTTP é um protocolo baseado em texto, então, pessoas más intencionadas podem acessar esses textos e roubar informações.

O HTTPS garante segurança as informações do usuário, pois, para construir um site com esse protocolo, o administrador precisa criar duas chaves, uma pública e outra privada.

Quando o usuário solicita o acesso a esse site, o servidor envia a chave pública ao usuário, e fica com a posse da chave privada, garantindo que todas as informações sejam acessadas apenas pelos detentores das chaves.

Para ter esta segurança é necessário um certificado SSL. A HomeHost oferece o certificado SSL grátis nos nossos planos avançado e premium.

Entendeu o que é HTTP? Ele não é nenhum bicho de 7 cabeças, e agora que você conhece sua usabilidade, tudo ficará bem mais fácil na construção do seu próximo site aqui na Homehost.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat