Erro 502 Bad Gateway: o que é e como resolver

erro 502 bad gateway logo

O erro 502 Bad Gateway é um código de status HTTP que informa ao usuário que o servidor que está atuando como gateway ou proxy recebeu uma resposta, ou solicitação inválida de um servidor upstream. Resumindo, este erro normalmente ocorre devido a uma dificuldade do servidor HTTP se comunicar com outro servidor intermediário.

Para entendermos melhor, vejamos como este processo funciona em um ambiente de rede complexa. Quando um site ou aplicativo possui um grande tráfego, muitas vezes se faz necessário a utilização de mais de um servidor. 

Sendo assim, existem os servidores intermediários que atuam como gateway ou proxy. O objetivo é otimizar o desempenho e evitar quedas de servidor, aumentar a segurança, entre outros benefícios para administrador e usuário. 

Apesar deste erro de protocolo HTTP não ser tão comum quanto outros, ele ainda pode trazer transtornos. Tanto usuário quanto administrador devem procurar alternativas para solucionar este erro. Sendo assim, vejamos o que é, como funciona e quais as soluções! 

O que é o erro 502 Bad Gateway? 

Quando um usuário acessa um site que utiliza servidores de balanceamento de carga ou servidores proxy reversos, a solicitação inicial é enviada para outro servidor que realizará o processamento. Portanto, temos o intermédio entre servidores com o objetivo de otimizar a experiência do usuário com maior velocidade de processamento. 

O exemplo mais comum de servidor que faz este tipo de serviço é o NGINX.

Como funciona o servidor intermediário e o servidor upstream? 

Para compreender melhor o erro 502 Bad Gateway, precisamos analisar com mais detalhes o funcionamento dos servidores. Sendo assim, um servidor intermediário e um servidor upstream são dois componentes que possuem diferentes papéis no que se refere ao encaminhamento de solicitações e respostas entre usuário e o servidor de destino. 

Um proxy server, também conhecido como servidor intermediário, atua realizando intermédio entre o cliente e o servidor principal. Assim, ele recebe as solicitações e encaminha para o servidor de destino. Portanto, sua principal função é lidar com a comunicação de cliente e servidor upstream. Suas ações passam por mascarar informações do cliente e fornecer serviços como cache, controle de acesso, distribuição de carga dos recursos, autenticação, entre outros elementos. 

Portanto, quando o servidor intermediário é acionado através da solicitação do usuário, são designadas diversas tarefas. Como exemplo, podemos citar a verificação do cache para ver se a resposta da solicitação está armazenada localmente. Além disso, ele busca encaminhar a solicitação para o servidor adequado, com o intuito de maximizar o desempenho e evitar quaisquer erros de protocolo HTTP.

Portanto, podemos perceber que para grandes arquiteturas o servidor intermediário se torna indispensável para atingir a potência e eficiência necessária para a realização da comunicação entre cliente e o servidor de destino. 

Servidor upstream

O servidor upstream (ou servidor de destino, principal) é para onde o servidor intermediário encaminha as solicitações do cliente. Por exemplo, é como se fosse um servidor proxy. Logo, o servidor de destino hospeda o recurso ou serviço solicitado pelo cliente. Ele tem como função processar a solicitação e gerar uma resposta que corresponde diretamente a esta solicitação. Assim, a resposta é devolvida ao servidor intermediário que tem como última função transmitir ao cliente. 

Também é possível que o servidor upstream possa ser um único servidor ou um conjunto de servidores que trabalham e são configurados para o balanceamento de carga. Neste caso, os servidores distribuem a carga de solicitações para evitar quedas e erros, otimizando a escalabilidade e disponibilidade do serviço oferecido. 

Portanto, o servidor upstream pode executar várias tarefas conforme sua configuração, assim como processa solicitações de banco de dados, fornecer conteúdo dinâmico ou estático, database, entre outros que estejam pré-estabelecidos. 

Em suma, o servidor intermediário é o intermediador entre cliente e servidor principal, enviando as solicitações e respostas correspondentes ao usuário final. 

Quando ocorre o erro 502?

Basicamente, o erro 502 Bad Gateway acontece quando o servidor que atua como intermediário não obtém uma resposta válida do servidor principal, também conhecido como servidor upstream. Isso pode ocorrer por diversos motivos. Os principais são: 

  • O servidor principal pode estar temporariamente indisponível (fora do ar, manutenção, etc)
  • O servidor upstream está demorando a obter uma resposta por problemas de desempenho ou está sobrecarregado
  • Problemas de configurações em ambos os servidores (intermediário e upstream). 
  • Problemas no equipamento de rede que se torna instável ou interrompida entre os servidores.

Portanto, quando o erro 502 Bad Gateway ocorre, o usuário se depara com uma mensagem de erro genérica que informa ao usuário que ocorreu um problema ao acessar o site. 

Observe que também há uma mensagem indicando os dizeres “cloudflare-nginx”. O termo “Cloudflare-nginx” é uma referência ao servidor proxy reversos Nginx usado pelo Cloudflare. Este último é um serviço de rede de entrega de conteúdo, também conhecido pelas siglas CDN e também faz parte dos requisitos de segurança na web. 

O CloudFlare atua como intermediário, fornecendo maior desempenho para distribuição de conteúdo e maior proteção contra ataques, garantindo uma experiência segura ao usuário. 

Quando esta indicação aparece junto a mensagem do erro 502 Bad Gateway, significa que o tráfego do site passa diretamente por servidores do Cloudflare que está sendo processado pelo Nginx, parte indispensável na estrutura do Cloudflare.

Quando você vê a indicação “Cloudflare-nginx” em uma mensagem de erro ou em informações sobre um site, geralmente significa que o tráfego do site está passando pelos servidores do Cloudflare e está sendo processado pelo Nginx, que é uma parte essencial da infraestrutura do Cloudflare.

Conforme o navegador e a infraestrutura do website, você também pode se deparar com a seguinte variante da mensagem de erro: 

Logs de erro do NGINX mostrando o erro 502

Os logs podem parecer discretos, porém irão exibir: HTTP/1.1 502.

189.25.72.208 - - [28/Jun/2023:17:47:58 -0300] "GET / HTTP/1.1" 502 559 "-" "Mozilla/5.0 (X11; Linux x86_64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/114.0.0.0 Safari/537.36"
189.25.72.208 - - [28/Jun/2023:17:48:01 -0300] "GET /favicon.ico HTTP/1.1" 502 559 "http://baldur.homehost.com.br/" "Mozilla/5.0 (X11; Linux x86_64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/114.0.0.0 Safari/537.36"

Um print do terminal, com os erros 502 bad gateway marcados em amarelo:

logs com o erro 502 bad gateway no navegador

Quais as soluções para o erro 502 Bad Gateway? 

Com este resumo do erro 502 Bad Gateway, é possível perceber que a solução está mais relacionada à parte do administrador do que cliente/usuário. No entanto, algumas configurações incorretas, como conexão, por exemplo, podem estar afetando o lado do usuário. Sendo assim, vejamos as diferentes soluções para ambos. 

Vamos dividir esta explicação em duas etapas: explicaremos as soluções para um cliente (um usuário comum navegando na internet), e soluções para um administrador de servidores.

Recarregar a página

Muitas vezes, um dos servidores (intermediário ou upstream) pode estar tendo uma leve instabilidade por diferentes motivos, o que leva o usuário a receber a mensagem. Como em muitos casos, aguardar alguns minutos e tentar um novo acesso pode solucionar o problema rapidamente. Pressione F5 para reiniciar a página e aguarde. Porém, se o erro persistir, devemos buscar outras alternativas. 

Ainda neste mesmo caminho, você pode tentar utilizar um navegador diferente. Se está utilizando o Google Chrome, por exemplo, tente acessar o mesmo site utilizando o Microsoft Edge ou Mozilla. Isto se dá pelo fato do navegador estabelecer uma nova conexão e uma nova tentativa é muito válida. 

Alternativa em outros dispositivos 

Se o erro persistir após estas primeiras tentativas, busque, se possível, tentar o acesso através de um dispositivo diferente. Acesse a página utilizando um outro computador ou smartphone, por exemplo. Outra tentativa válida é conectar-se a uma nova rede e realizar um novo teste. 

Limpar cache DNS e navegador

Manter sua máquina e sua rede sempre limpa evita arquivos corrompidos ou mal resolvidos que podem estar afetando sua navegação. Sendo assim, limpar o cache do navegador e realizar o flush do seu DNS são outras resoluções bastante acessíveis. Vejamos como realizar nos diferentes sistemas operacionais: 

Windows: 

  • Digite “cmd” no campo na barra de pesquisa do Windows e em seguida abra o prompt de comando. Ao abrir o prompt de comando, digite: ipconfig /flushdns
  • Em seguida, pressione a tecla “Enter”

Ubuntu

  • Abra o terminal e digite o seguinte comando: sudo systemd-resolve –flushcaches
  • Em seguida, pressione a tecla “Enter”

Para outras distribuições Linux

  • Abra o terminal e digite o seguinte comando: sudo /etc/init.d/dns-clean start
  • Em seguida, pressione a tecla “Enter”.

Reiniciar conexão

Verifique a estabilidade da sua conexão. Reiniciar seu modem restabelecerá sua conexão e corrigir possíveis erros que estejam afetando o equipamento de rede em geral. Após o procedimento, tente recarregar a página.

Caso nenhuma das alternativas apresentadas acima funcione, isto significa que o erro não está relacionado a sua máquina ou equipamento de rede. Logo, partimos para as questões ligadas à resolução por parte do administrador. 

Soluções para administradores dos servidores

Naturalmente, os administradores possuem pleno acesso e informações sobre novas atualizações e configurações dos seus servidores. Se o erro 502 Bad Gateway passou a acontecer após uma destas aplicações, é possível buscar registros de erro dentro do próprio servidor. 

É importante estar atento às possíveis mudanças de desempenho que as configurações irão aplicar. Sendo assim, conforme o tipo de hospedagem e servidor utilizado, a busca por logs de erro pode ser uma alternativa que fornecerá informações concretas sobre o erro e, a partir disso, buscar soluções imediatas. 

Verificar o servidor upstream

A causa mais comum do erro 502 Bad Gateway, é a indisponibilidade do servidor upstream. Ou seja, o servidor proxy que serve o conteúdo para o servidor intermediário.

Para solucionar o erro, verifique se este servidor está fora do ar ou se existe algum bloqueio no firewall que impeça a comunicação.

Por exemplo, no NGINX, este servidor upstream é definido pela diretiva proxy_pass. Nesta diretiva, se indica o endereço IP e porta do servidor.

configuracao do nginx

Contato com o suporte técnico

Se a causa do erro não for aparente mesmo após diversas tentativas, você pode entrar em contato com o suporte técnico responsável pela hospedagem do seu website. Certifique-se de ter todas as informações já coletadas para acelerar o processo de atendimento. Verifique previamente os logs, equipamento de rede, conexões e dispositivos diferentes e métricas. Quanto mais informações tiver, mais fácil será de buscar a causa raiz e realizar o “troubleshooting”. 

Plugins e extensões

Uma causa comum são os problemas com plugins armazenados em cache. Portanto, recomendamos também desabilitar plugins e realizar um rápido teste é o primeiro passo. Se seu site está hospedado no WordPress, por exemplo, você pode navegar até o diretório wp-content e buscar o diretório de plugins. Vale ressaltar que cada serviço de hospedagem possui diferentes caminhos para chegar até o diretório. Caso não consiga de imediato, o suporte técnico pode orientá-lo neste passo. 

Conclusão

Em conclusão, o erro 502 Bad Gateway é um problema comum encontrado ao navegar na Internet. O erro ocorre quando um servidor que atua como intermediário entre o usuário e o servidor final não consegue receber uma resposta compatível com a solicitação do cliente. 

As razões para se deparar com erro variam, podendo ser por parte do usuário ou, mais frequentemente, por parte dos administradores dos servidores. Uma das razões é quando o servidor de destino está indisponível ou sobrecarregado, o que pode ser consequência de falhas de hardware. Problemas de rede ou alto tráfego, assim como configurações incorretas são outras causas para este problema. 

Em busca de solução para o erro 502 Bad Gateway, existem diversas medidas que podem ser adotadas. Primeiramente, é recomendável a atualização do website, uma vez que o erro pode ser temporário. Limpar o cache do DNS e navegador é uma segunda medida mais acessível que pode ajudar a resolver o problema. 

Para os administradores, certificar-se das configurações corretas, assim como manutenções são fatores importantes. Plugins e extensões também podem ser causa raiz do problema. Logo, é importante acionar o suporte técnico onde o site se encontra hospedado para solucionar o mais rápido possível, a fim de evitar a indisponibilidade de serviços para seus clientes. 

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Vinicius L

Vinicius L

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!