O que é Cloudflare e CDN?

Uma dúvida muito comum entre donos de sites e desenvolvedores é saber o que é Cloudflare e CDN. É comum encontrarmos diversas menções a essas palavras, mas poucos explicam o que, de fato, elas significa. Utilizar uma CDN, como a Cloudflare, pode trazer inúmeros benefícios à um site. Portanto, vamos entender melhor o que é CDN e o que é a Cloudflare, além dos 5 principais benefícios para os usuários! Os planos de hospedagem de sites da Homehost incluem integração gratuita com o CloudFlare.

O que é uma CDN?

CDN é a sigla para “Content Delivery Network“, ou seja, rede de distribuição de conteúdo. De forma geral, uma CDN é uma rede de servidores distribuídos geograficamente e interconectados para distribuir conteúdo com maior velocidade na internet. Ou seja, são servidores que armazenam arquivos de conteúdo (HTML e CSS dos sites, arquivos de JavaScript, imagens, vídeos, etc) e os disponibilizam aos usuários.

Comparação da distribuição de conteúdo entre o modelo tradicional e o modelo utilizando uma CDN, como Cloudflare
Comparação de distribuição de conteúdo entre o modelo tradicional e o modelo utilizando uma CDN

Você pode estar se perguntando “qual a vantagem disso?”. Ao acessar um site, um servidor recebe a requisição, e responde enviando como retorno todo o conteúdo referente a este site. Portanto, quanto mais distante do servidor você estiver, mais demorado será tanto o envio da requisição quanto a recepção do conteúdo. Ou seja, quanto mais distante, mais tempo levará para “carregar” o site. Diante disso, as CDN trazem uma grande vantagem, pois ao acessar um site, o conteúdo será retornado a partir do servidor mais próximo, o que acelera o carregamento do seu site.

Isso significa que a CDN diminui a latência de comunicação conteúdo entre o Cliente e Servidor, pois insere servidores intermediários ao longo da rede de internet global. Portanto, as CDN podem diminuir o tráfego da Web para o servidor principal, reduzir o consumo da largura de banda e, consequentemente, melhorar a experiência dos usuários.

Além disso, as CDN também podem oferecer outras vantagens. Por serem intermediadores, as CDN podem oferecer serviços que auxiliem na segurança e otimização de performance do site.

Uma CDN Cloudflare substitui a hospedagem de sites?

As CDNs não substituem as hospedagens de sites. Ao ler a definição de CDN, muitos podem imaginar que, por se tratar de servidores que armazenam e distribuem conteúdo, as CDN são como hospedagens ou que as substituem. Entretanto, uma CDN não substitui a necessidade da hospedagem de site. As CDN, como da Cloudflare, podem ser utilizadas aliada a sua hospedagem de site para aprimorar o desempenho e segurança do seu site.

Outra grande vantagem de utiliza-la em conjunto a hospedagem, é que ela armazena o conteúdo em cache, o que reduz a largura da banda do seu servidor principal. Ou seja, evita que sobrecarregue o servidor da sua hospedagem. Também possibilita que, caso seu servidor fique fora do ar, o seu site permaneça sendo distribuído, evitando interrupção no site. Outra grande vantagem é que evita problemas de ataques de DDoS, aumentando a segurança do seu site.

O que é Cloudflare?

Logo da Cloudflare

Originalmente, a Cloudflare era um serviço de CDN global. Com o passar do tempo, a Cloudflare foi acrescentando diversos outros serviços. Atualmente, a Cloudflare é uma plataforma CDN que oferece diversos serviços em infraestrutura de redes em Nuvem, oferecendo maior segurança e desempenho para sites e aplicações Web.

Segundo o próprio site da Cloudflare:

“A Cloudflare é uma rede global desenvolvida para tornar tudo o que você conecta à internet mais seguro, privado, rápido e confiável.”

Logo da Cloudflare

A Cloudflare se destaca por oferecer uma CDN global, além de funcionalidades que ajudam a manter o site mais seguro e performático. Porém, a Cloudflare também oferece serviços que podem atender necessidades mais específicas e avançadas.

Atualmente, a CDN e as soluções da Cloudflare são referências de qualidade, segurança e performance. A Cloudflare é utilizada em milhões de sites pelo mundo, inclusive por gigantes da tecnologia, como a IBM, Shopify e 123 Milhas e diversas outras. Segundo a Cloudflare, possuem data centers em mais de 275 cidades, e fornecem latência abaixo de 50 milissegundos para 95% dos usuários da internet no mundo.

A Cloudflare possui diversos planos para os seu serviços, até mesmo um plano gratuito que permite utilizar sua CDN e serviços que auxiliam na segurança, performance e monitoramento do seu site.

Os principais benefícios de utilizar CDN e Cloudflare

Não é atoa que a Cloudflare é utilizada em milhões de sites e aplicações no mundo. Utilizar a CDN da Cloudflare traz grandes benefícios para seus clientes, mesmo no plano gratuito. Os principais beneficios de utilizar a Cloudflare são:

Proteção: A Cloudflare atua filtrando as solicitações e acessos ao site. Dessa forma, consegue identificar atividades suspeitas no site e bloqueá-las. Também oferece SSL para seu site.

Performance: Possui datacenters em mais de 275 cidades ao redor do mundo, conseguindo distribuir o conteúdo para os usuários de forma bem rápida e eficiente. Também oferece serviços de otimização de imagens, minificação de HTML, CSS e JS, entre outros. Dessa forma, garante um aumento significativo de performance do seu site.

Redução no consumo de Banda: Utilizando a CDN da Cloudflare, você consegue reduzir o consumo de Banda do seu servidor de hospedagem. Portanto, evita que seu servidor fique sobrecarregado, além de possibilitar diminuição de gastos com servidores.

Monitoramento: Através do painel da Cloudflare, você pode monitorar diversas informações do seu site, ações realizadas, navegação, etc.

Adequado à LGPD: Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), diversas empresas precisaram se adequar e ter cuidado com os tipos de serviços que utilizam em seus sites e sistemas. Com a Cloudflare, você não precisa se preocupar, pois seus serviços estão adequados as exigências da LGPD.

Vale a pena utilizar CDN e Cloudflare?

Utilizar uma CDN para distribuir o conteúdo do seu site, por si só, já traz diversos benefícios. Mas, além da CDN, é importante se preocupar com a proteção do seu site! Melhor ainda é um serviço que lhe proporcione ambas as vantagens. Por isso, recomendamos para todos os donos de sites que utilizem a Cloudflare!

Introduzir seu site dentro da CDN da Cloudflare é simples e rápido. Independente se seu site for criado com WordPress, ou com HTML/CSS e JavaScript ou qualquer outra tecnologia, utilizar o Cloudflare é uma excelente forma de garantir qualidade, performance e segurança ao seu site!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Rafael Marques

Rafael Marques

Especialista em Desenvolvimento Web e Marketing. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo, audiovisual e animais. Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico. Gosta de usar seu tempo livre para assistir a filmes, jogar, escrever, e passar um bom tempo brincando e mimando seus animais de estimação.

Contato: rafael.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!