O que é Problema de Rota e como Resolver

Nesse artigo você aprenderá o que é Problema de Rota, como identificá-lo e como resolver.

Caso você esteja tentando acessar um site, e ele aparenta estar fora do ar, pode ser que ele esteja funcionando normal para outras pessoas. Nesse caso, significa que você está com problema de rota. Mas afinal o que é problema de rota e como resolvê-lo? É isso que você aprenderá ao longo desse artigo!

Mas, para entendermos melhor o que são rotas, precisamos entender como a internet funciona.

Como a internet funciona

Diferente do que muitos imaginam, existem milhares de cabos de fibra ótica espalhados pelo globo para que essa conexão seja possível.

Através dessas redes, diversas informações são enviadas e recebidas. É como uma enorme teia de aranha, onde a informação é transferida entre esses provedores até chegar ao seu destino.

Isso significa que ao acessar um site, você estará solicitando informações que estão armazenadas em um servidor em algum lugar do mundo. Essa solicitação navegará dentro desta rede até alcançar esse servidor.

Em seguida, o servidor retornará a resposta, que, neste exemplo, serão os arquivos que consistem no site. Assim, ao receber esses arquivos, o seu navegador de internet vai ler as informações e renderizar o site para você.

Entender isso é essencial para compreender o que é o problema de rota na internet.

O que são as Rotas?

As rotas são os caminhos que os pacotes de dados seguem para se deslocar pela internet. Ou seja, são as rotas que os pacotes de dados percorrem para serem entregues do computador de origem ao computador de destino.

As rotas de internet são definidas por uma série de endereços IP de roteadores intermediários (também conhecidos como hops) que os pacotes de dados precisam percorrer para chegar ao seu destino.

Cada roteador intermediário na rota direciona os pacotes de dados para o próximo roteador, até que os pacotes cheguem ao seu destino final.

A escolha da rota mais adequada depende de vários fatores, incluindo a velocidade, o custo e a confiabilidade das conexões disponíveis. Os provedores de internet e os administradores de rede são os responsáveis por monitorar e ajustar as rotas de internet. Tudo para otimizar o desempenho e garantir a transferência de dados através da rede.

Servidores, como os da HomeHost, são responsáveis por armazenar informações, assim como realizar o processamento de requisições e respostas. Para que um site seja renderizado no seu navegador será necessário que uma requisição chegue ao servidor e depois retornem com a resposta contendo os arquivos do site. Ou seja, a requisição navegará através da rota definida pelo seu Provedor de internet entre o seu computador e o Servidor da Homehost.

O que é o problema de Rota?

Imagine que você está tentando acessar uma página na internet, mas não consegue acessá-la. Normalmente você imagina logo que o site está fora do ar, não é mesmo? Mas, na verdade, há a possibilidade de ser um problema de rota.

Dessa forma, é possível que outras pessoas estejam conseguindo acessar aquele site normalmente, mas para você, é como se estivesse fora do ar. Os problemas de rota muitas vezes se confundem com falhas de DNS. Por exemplo, a falha de rota pode ser a causa de problemas de DNS.

Para que a comunicação entre dois pontos ocorra na internet, é provável que a informação navegue por diversos provedores de internet antes de alcançar o seu destino. Quando algum desses provedores está com algum problema e seu link cai, a comunicação é interrompida. Dessa forma, o caminho até o destino fica comprometido. Portanto, o problema de rota significa que há uma interrupção na comunicação entre duas localidades.

Por exemplo, digamos que alguma rota entre o seu dispositivo até o servidor de hospedagem de um site esteja indisponível. Mesmo que você não consiga acessar o site, e pareça que ele está fora do ar, para pessoas que estão utilizando outras rotas, conseguirão acessar o site normalmente. Ou seja, você está com problema de rota para acessar esse site.

Como identificar o problema de Rota?

Existem algumas formas que você pode utilizar para identificar o problema de Rota. Em geral, podemos identificar o problema de rota ao verificar se o site está no ar a partir de outras rotas. Mas como fazer isso?

Uma das formas possíveis e utilizar outra rede de internet para tentar acessar o site. Por exemplo, você pode utilizar seu smartphone a partir dos dados móveis (não use o wi-fi). Caso o site abra no seu smartphone, significa que o site está no ar e você tem um problema de rota no seu provedor.

Outra forma bastante comum de verificar é utilizando serviços como o Down for Everyone or Just Me“, que lhe permite verificar se o site está no ar. Caso o site esteja no ar, então você está com um problema de rota.

Verifique sempre se a falha na conexão não é um problema de DNS. Muitas vezes o servidor DNS pode não estar respondendo corretamente.

Outra forma e tentar utilizar um programa de redirecionamento de rota, como um VPN, para acessar o site.

Como resolver o problema de Rota?

Se você identificou que está com problema de rota, significa que o problema está na rota utilizada pelo seu provedor de internet. Portanto, a única coisa que você pode fazer inicialmente é entrar em contato com o suporte do seu provedor de internet e informar o problema.

É possível que o problema não esteja no seu provedor em si, mas sim em algum provedor localizado ao longo desta rota. Portanto, o seu provedor deverá buscar alternativas para solucionar o problema.

Você pode apresentar ao provedor um diagnóstico da rota com o site que você está encontrando o problema. Para isso, podemos utilizar o comando TraceRoute (tracert) para identificar a rota que desejamos.

Portanto, utilize o terminal do seu Sistema Operacional.

No Windows você pode utilizar as teclas windows + r para abrir o “Executar”.

teclas windows+ r, atalho para o Executar do Windows

Em seguida, digite por “cmd” e clique em “ok

Executar do Windows

Agora, com o terminal aberto, digite o comando tracert + url do site. Por exemplo:

tracert homehost.com.br

Aguarde o diagnóstico. Você vai obter algo similar a:

Tracing route to homehost.com.br [177.85.100.100]
over a maximum of 30 hops:

  1     1 ms     1 ms     1 ms  router.home [192.168.0.1]
  2    10 ms     8 ms     8 ms  172.22.20.1
  3    12 ms     9 ms     9 ms  172.22.20.2
  4    11 ms    11 ms    10 ms  172.22.20.3
  5    20 ms    19 ms    20 ms  172.22.20.4
  6    23 ms    23 ms    23 ms  172.22.20.5
  7    30 ms    30 ms    31 ms  172.22.20.6
  8    29 ms    29 ms    29 ms  172.22.20.7
  9    30 ms    30 ms    30 ms  homehost.com.br

Trace complete.

Obs: neste exemplo, utilizamos IPs ficticios para os hops numerados de 1 à 9, apenas para exemplificar.

No exemplo a cima, são exibidos os passos da rota da conexão, e as latências.

Tire uma print ou copie a mensagem para poder enviar ao seu provedor. Com esse diagnóstico, será mais fácil identificar qual é o local (hop) que está ocorrendo o problema de rota, e assim buscar uma solução adequada.

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Rafael Marques

Especialista em Desenvolvimento Web e Marketing. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo, audiovisual e animais. Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico. Gosta de usar seu tempo livre para assistir a filmes, jogar, escrever, e passar um bom tempo brincando e mimando seus animais de estimação.

Contato: rafael.blog@homehost.com.br

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