O que é propagação de DNS?

Se você já se questionou sobre o que é propagação de DNS, então esse artigo foi feito para você.

Neste artigo você irá compreender o que é DNS, como funciona o DNS, o que é propagação de DNS, o tempo que leva para propagar um domínio, como acompanhar a propagação e muito mais.

O que é DNS

Antes de entender o que é a propagação de DNS, é necessário compreender o que significa DNS e um pouco sobre como a internet funciona.

DNS significa Domain Name System, em português, Sistema de Nome de Domínio. o DNS é uma tecnologia fundamental para o uso da internet. Através do DNS, podemos acessar sites e serviços usando nomes de domínio em vez de endereços IP numéricos.

De forma resumida, O DNS é como uma tabela contendo os nomes de domínios e seus respectivos registros. Esses registros servem para identificar e direcionar a navegação na internet até o servidor de destino (host). Ou seja, o DNS vai identificar registros como o endereço IP do servidor que você está tentando acessar.

Como funciona o DNS

Para que você entenda melhor o que é a propagação de DNS, vamos entender como o DNS funciona na prática.

Quando você digita um nome de domínio em seu navegador, o navegador envia uma solicitação para traduzir o nome de domínio ao servidor DNS mais próximo. Esse servidor de DNS vai ser responsável por consultar outros servidores DNS, em uma hierarquia de servidores distribuídos globalmente, também chamada de Zona DNS, até que encontre o endereço IP do servidor correspondente ao nome de domínio solicitado.

Por fim, com esse endereço IP, você poderá ser direcionado ao servidor correspondente ao domínio solicitado.

propagação de DNS na internet

A princípio, essa explicação pode parecer um processo longo, que levaria um tempo. Porém, com a propagação de DNS, geralmente isso ocorre em milésimos de segundos, sem que você perceba.

Além de tornar a navegação na internet mais prática e fácil, usando nomes de domínios em vez de endereços IPs numéricos, a tecnologia de DNS tem um papel crucial na segurança da internet. Isso ocorre, pois, o DNS é usado para verificar a autenticidade dos servidores e prevenir ataques maliciosos. Além disso, ele é usado para gerenciar o tráfego de rede, permitindo que sites sejam distribuídos em vários servidores para garantir a disponibilidade e a escalabilidade.

Você pode saber mais a respeito de DNS em nosso artigo explicando detalhadamente o assunto.

O que é propagação de DNS

Como explicado anteriormente, ao digitar em seu navegador um nome de domínio, a sua requisição navega por diversos servidores de DNS até encontrar o que foi solicitado. Inicialmente ele vai buscar no servidor DNS mais próximo, que, por sua vez, vai consultar uma Zona DNS até encontrar as informações desejadas.

Portanto, para funcionar adequadamente, o nome de domínio deve estar presente em um ou mais servidores DNS. Mas afinal, o que é propagação de DNS?

Os servidores DNS atualizam suas informações de forma periódica. Ou seja, caso você realize alguma alteração nos registros DNS do seu domínio, levaria um tempo até que um servidor identificasse e se atualizasse com essas informações. Esse tempo é o que chamamos de propagação de DNS.

A propagação de DNS nada mais é que o período em que os provedores de internet e servidores DNS ao redor do mundo levam para poder atualizar as informações DNS de um domínio.

Isto é, ao realizar qualquer alteração DNS, seja ela de registro ou nameserver, existe um intervalo de tempo até que este novo registro seja propagado em toda a Web e os usuários passem a acessar o novo registro e não mais o antigo.

Em quanto tempo ocorre propagação de DNS

Ao se tratar do tempo de propagação de DNS, não existe uma resposta exata. Existem três principais fatores que influenciam no tempo de propagação de DNS: as configurações de TTL, os Provedores de Serviços de Internet e Servidores DNS e o registro de domínio.

Mas, o principal são os provedores de Serviços de Internet. Alguns provedores podem levar horas e até dias para realizar essa alteração, enquanto em outros a propagação de DNS pode acontecer em alguns minutos.

Outra coisa que também é comum acontecer é que a propagação de DNS ocorra em tempos variados entre diferentes localidades. Ou seja, ao realizar uma alteração no DNS em um domínio, é provável que a propagação de DNS no Brasil ocorra em um tempo diferente da propagação de DNS nos Estados Unidos.

Por conta disso, não existe um tempo estimado para ocorrer a propagação DNS geral desta alteração em todos os lugares do mundo.

Entretanto, para alterações ou inclusão dos “nameservers” de um domínio, a estimativa da propagação de DNS costuma ser entre 2 à 72 horas.

Uma dica: você pode alterar o arquivo hosts do Windows, e assim verificar seu site antes de esperar propagar DNS.

Durante esse período seu domínio pode ficar oscilando. Ou seja, o site somente ficará online para toda a Internet quando a propagação estiver completa. Já em casos de alterações de outros registros, a propagação pode ocorrer mais rapidamente e costuma estar diretamente relacionado as configurações de TTL.

Um erro muito comum após configurar um DNS em seu domínio, é o erro de pesquisa recusada. Ele ocorre normalmente quando o servidor DNS não está pronto para receber seu domínio. Por exemplo, quando seu domínio não estiver configurado no servidor de hospedagem de sites.

O que são as configurações de TTL

TTL significa Time to live, ou seja, “tempo de vida”. Basicamente, o TTL é uma configuração de quanto tempo um servidor DNS deve armazenar as informações antes de solicitá-las novamente.

Portanto, se você configurar um TTL de 2 horas para o seu domínio, significa que os servidores DNS vão armazenar por duas horas essas informações antes de solicitar novamente. Portanto, caso alguma alteração nos registros de DNS seja realizado, o servidor DNS só identificará ao fim do ciclo de 2 horas.

Dessa forma, ao utilizar um TTL mais curto, a propagação de DNS pode ocorrer mais rapidamente para alguns registros. Entretanto, quanto menor o TTL, maior a quantidade de requisições de nameserver do seu domínio, o que pode interferir negativamente na performance do seu site.

Portanto, ao alterar as configurações de TTL, é importante levar em consideração as suas reais necessidades.

Como acompanhar a propagação de DNS

Conforme explicado anteriormente, a propagação de DNS pode ocorrer em tempos variados para diferentes regiões. Independente disso, é provável que, ao fazer alguma alteração nos registros DNS, você queira verificar se a propagação de DNS do seu domínio já ocorreu.

Existem algumas ferramentas que nos auxiliam a verificar a propagação de DNS de um domínio ao redor do mundo. Dentre elas, recomendamos as ferramentas abaixo que podem ser acessadas online:

Também é possível utilizar o prompt de comandos ou ferramentas específicas. Entretanto, para a maioria das pessoas, as ferramentas recomendadas serão suficientes e atenderão suas necessidades.

Considerações finais e como otimizar o tempo de propagação

A propagação de DNS é o processo que permite a atualização das informações de DNS em todo o mundo. O tempo de propagação pode variar por diversos fatores. Portanto, é importante estar atento a esses fatores e buscar as melhores alternativas.

Para garantir que as atualizações de DNS sejam propagadas o mais rápido possível, é recomendável configurar o TTL (Time to Live) de seus registros DNS com um valor adequado. Lembre-se que o TTL deve ser escolhido de forma cuidadosa e que atenda as suas necessidades.

Além disso, é importante escolher um bom provedor de hospedagem, que seja confiável e eficiente em manter suas informações de DNS atualizadas. Para isso, você pode contar com os servidores de hospedagem HomeHost!

A propagação de DNS é um processo importante na internet, pois, permite que os usuários acessem sites e serviços web de forma fácil. Portanto, entender como funciona a propagação de DNS lhe possibilita tomar decisões que podem impactar na performance e acessibilidade do seu site, além de ajudar a garantir que seu site ou serviço esteja disponível sem interrupções, ou problemas para seus usuários.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Rafael Marques

Rafael Marques

Especialista em Desenvolvimento Web e Marketing. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo, audiovisual e animais. Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico. Gosta de usar seu tempo livre para assistir a filmes, jogar, escrever, e passar um bom tempo brincando e mimando seus animais de estimação.

Contato: rafael.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!