Como alterar o DNS de um domínio pelo Registro.br

Este tutorial lhe ensinará a transferir seu site (dominios com terminação .BR) para a Homehost. Isto é, você precisa alterar o DNS no Registro.br (entidade responsável pelos registros de domínio no Brasil). Neste outro artigo, explicamos o que é DNS.

Todavia, este tutorial não se aplica somente para domínios terminados em .COM .NET ou .ORG. Para estes domínios, consulte aqui um tutorial específico.

 

15% OFF
Para poder transferir seu domínio, tenha em mãos o ID (Login) no Registro.br , a senha do Registro.br e os servidores DNS fornecidos pela Homehost.

Em resumo: Os endereços DNS fornecidos pela Homehost são informados dentro de seu Painel de Controle, e também no e-mail de boas vindas, enviado pela Homehost no ato da ativação de sua conta.

Exemplo de Servidores DNS:
NS1.HOMEHOST.COM.BR e NS2.HOMEHOST.COM.BR

Transferindo os arquivos de seu site para a Homehost

Primeiramente, contrate um plano de hospedagem através de nosso site. Você só poderá transferir seu site após ter contratado um plano de hospedagem, e ter sua conta ativa na Homehost. (Clique aqui e conheça nossos planos)

Em seguida, após realizar a contratação, você receberá um e-mail de ativação com login e senha para seu painel de controle e FTP na Homehost.

Ainda não tem um www

Segundamente, tendo em mãos o login e senha do painel, acesse seu painel de controle Homehost através de nosso site www.homehost.com.br

Terceiramete, acesse seu site via FTP, conectando através do endereço IP do servidor e transfira os arquivos. Este artigo explica como publicar seu site usando FTP.

Em seguida, volte ao painel de controle, e veja como ficou seu site, clicando na opção Ver preview. Dessa forma você poderá acompanhar o andamento de seu site na Homehost antes de transferir o domínio, evitando assim que o site fique fora do ar.

Identificando os servidores DNS

Em seguida, para que seu site e seu domínio funcionem através dos servidores da Homehost, basta configurar os Servidores DNS dentro de seu domínio.

Caso você tenha um ID (Login) no Registro.br, acesse o site https://www.registro.br

 

No entanto, caso você não tenha um ID no Registro.br , ou caso você tenha registrado seu domínio através de outra empresa que não seja o Registro.br , será necessário entrar em contato com esta empresa, solicitando alterar os Servidores DNS.

Em seguida, ao entrar em contato com esta outra empresa, informe a eles os Servidores DNS fornecidos pela Homehost

Exemplo: NS1.HOMEHOST.COM.BR e NS2.HOMEHOST.COM.BR

Configurar o DNS no Registro.br

Assim sendo, dentro do site do Registro.br , clique em Acessar conta conforme mostra a figura:


Com o intuito de fazer o acesso, no campo Usuário, informe seu ID (Login) no Registro.br, e no campo Senha, informe sua senha de acesso e clique ACESSAR.

Caso você não lembre seu ID (Login), clique sobre Não lembro e siga o procedimento para lembrar seu ID.

Ou seja, caso você não lembre sua senha de acesso, clique sobre Esqueci ou não lembro a senha e siga o procedimento de recuperar sua senha.

Para maior assistência, contacte o Registro.br através do e-mail hostmaster@registro.br

 


Na tela a seguir, a fim de acessar a configuração de seu site, clique sobre o nome de seu domínio sobre o qual deseja alterar DNS.

Em seguida, configure os campos, conforme mostra a tela abaixo:

Servidor Master (nome): Servidor DNS Primário fornecido pela Homehost
Servidor Slave 1 (nome): Servidor DNS Secundário fornecido pela Homehost

Exemplo: NS3.HOMEHOST.COM.BR e NS4.HOMEHOST.COM.BR

Em seguida, logo após realizar esta configuração, desça a tela até o final, e clique “SALVAR DADOS“.

Nota: caso você veja uma mensagem de erro “Pesquisa recusada”, isto significa que ou os servidores DNS que você digitou estão incorretos, ou seu site não está corretamente configurado no servidor de hospedagem.

Após configurar os DNS no Registro.br dessa forma, você já transferiu corretamente seu domínio.

Contudo, lembramos que após alterar DNS no registro.br, será necessário aguardar um prazo médio de 24 horas para que a alteração tenha efeito, e seu site funcione devidamente pela Homehost.

 

Caso necessite, você também pode consultar este artigo sobre de problemas com DNS. Além disso, recomendamos também sempre limpar o cache do seu navegador após alterar DNS.

Caso precise, o Registro.br fornece uma ferramenta chamada WHOIS, com a finalidade de consultar os dados do proprietário de um domínio.

E por fim, em caso de dúvidas, contacte nosso suporte técnico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat