Endereço DNS: Saiba tudo sobre DNS

A sigla DNS significa Domain Name System. Sua tradução em português seria “Sistema de Nomes de Domínios”. Apesar de não ser algo visível, todo e qualquer usuário de internet ou telefone celular a cada minuto faz o uso deste protocolo centenas de vezes. A cada vez em que você verifica seu email, seu aplicativo no celular consulta um endereço DNS para buscar ou enviar mensagens. Seu aplicativo de mensagens instantâneas consulta endereços DNS para enviar arquivos. O widget de previsão do tempo usa DNS para acessar as informações no servidor, entre outras funções. Toda especificação do protocolo DNS é gerida de acordo com a RFC1035.

Basicamente, um endereço DNS é o hostname (endereço) de um servidor na internet, que gerencia os apontamentos de endereço IP para nomes de domínio.

Uma breve história do protocolo DNS

O protocolo DNS foi implantado nos anos 80, sendo usado na ARPANET (precursora da internet). o SRI (Stanford Research Institute) mantinha um arquivo de texto chamado hosts.txt , que mapeava o endereço IP de cada computador na rede ARPANET. Elizabeth Feinler desenvolveu o primeiro diretório de endereços, que era chamado ANL (Assigned Numbers List). Fora implantado no ISI, na Universidade da Califórnia.

Naquela época, cada computador possuia um registro manual com seus endereços IP. Cada operador recebia uma chamada telefonica (de um usuário ou técnico). O operador abria o arquivo texto, editava, alterava um endereço IP, e salvava.

Anos depois, Elizabeth Feinler montou o primeiro banco de dados WHOIS, para automatizar a obtenção de dados e contatos das entidades. Ali surgiam os nomes de domínio. Cada nome de domínio era baseado na localização física de cada computador dentro da rede ARPANET. Os primeiros domínios eram .edu , ou seja, computadores localizados dentro da universidade.

A primeira entidade gestora de nomes de domínio  (Host Naming Registry) fora gerenciada por eles até pouco antes dos anos 90.

Como funciona o DNS

Basicamente, um servidor DNS serve para responder a uma pergunta: Qual o endereço IP do domínio XXX ?

Em seguida, o servidor DNS retorna com a resposta: O endereço IP é YYY.

Toda comunicação na internet é feita através do protocolo IP. Técnicamente, cada dispositivo precisa saber o endereço IP do outro com o qual está se comunicando. Portanto, antes de cada comunicação, uma consulta ao endereço DNS é realizada.

Imagine que você abre um navegador, e digita na barra de endereços: www.homehost.com.br . Primeiramente, seu navegador faz uma consulta DNS ao endereço DNS do site homehost.com.br . Em seguida, o servidor responde com o endereço IP deste site. Finalmente seu navegador, sabendo o endereço IP, faz a conexão com o servidor web.

Como descobrir o endereço DNS de um domínio

Todo domínio na internet precisa ter pelo menos dois endereços DNS configurados. Então, eles são DNS primário e DNS secundário. Ainda, é possível ter um terceiro, quarto, quinto servidor DNS.. Tantos quanto quiser. Por padrão, dois endereços DNS já são suficientes para um bom funcionamento de um domínio na internet. O funcionamento do protocolo DNS é o mesmo, tanto para domínios .BR (brasileiros) como para domínios .COM internacionais .

A forma para se descobrir o endereço DNS de um domínio, é realizar uma consulta WHOIS. Dessa forma, dentro da consulta WHOIS você encontra os endereços DNS do domínio.

A imagem abaixo mostra os endereços DNS na pesquisa WHOIS ao domínio homehost.com.br.

Além da consulta WHOIS por um domínio, também é possível fazer uma pesquisa WHOIS em um endereço IP.

Contratei uma empresa de hospedagem de sites. Qual endereço DNS devo usar ?

Quando você já possui um registro de domínio, ao contratar uma empresa de hospedagem de sites, você precisará dos endereços DNS para configurar em seu domínio. Na Homehost, você recebe por email estes endereços, assim que realiza a contratação.

Por exemplo, a imagem abaixo mostra o email de boas vindas, com os dados de acesso e gerenciamento de seu site.

Como alterar os endereços DNS de um domínio

Primeiramente, para poder alterar os servidores DNS de um domínio, é necessário ser o dono dele. Você precisará, também, do acesso a empresa através da qual foi feito o registro de domínio.

Nestes dois outros artigos mais detalhados, ensinamos a alterar os servidores DNS de domínios brasileiros (.BR) , e também como alterar o DNS de domínios internacionais .

Solução de problemas com DNS

É muito comum haver dúvidas e problemas ao configurar um servidor DNS de um domínio recem registrado ou recem criado. Caso seu servidor DNS não esteja respondendo, recomendamos este artigo. Ou ainda assim, fornecemos dicas para resolver erros de DNS neste outro artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat