Configurar DNS de um domínio .COM .NET ou .ORG

Este tutorial lhe ensinará a configurar DNS de seu site, transferindo assim um dominio com terminação .COM .NET ou .ORG para seu novo provedor de hospedagem de sites.  Este tutorial se aplica a domínios internacionais, como domínios .COM , .NET , .ORG e similares. Neste outro artigo, explicamos o que é um DNS. No entanto, caso seu domínio seja brasileiro (terminado em .BR), recomendamos  este outro tutorial específico sobre como configurar DNS de um domínio .COM.BR através do Registro.br

Contrate um plano de hospedagem e transfira os arquivos

Primeiramente,  sugerimos transferir os arquivos de seu site para o servidor de hospedagem da Homehost.

Para poder transferir seu domínio e configurar o DNS, é obrigatório ter em mãos os seguintes dados da empresa através da qual você registrou seu domínio:

  • Site da empresa
  • Login
  • Senha
  • Servidores DNS fornecidos pela Homehost

OBS: Os DNS fornecidos pela Homehost são informados dentro de seu Painel de Controle, e também no e-mail de boas vindas, enviado pela Homehost no ato da ativação de sua conta.

Exemplo de Servidores DNS: NS1.HOMEHOST.COM.BR , NS2.HOMEHOST.COM.BR

 

 

Passo 1: Em primeiro lugar, contrate um plano de hospedagem através de nosso site. Você só poderá transferir seu site após ter contratado um plano de hospedagem, e ter sua conta ativa na Homehost. (Clique aqui e conheça nossos planos de hospedagem de sites)

Após realizar a contratação, você receberá um e-mail de ativação com login e senha para seu painel de controle e FTP na Homehost.

 

Passo 2: Em segundo lugar, tendo em mãos o login e senha do painel, acesse seu painel de controle Homehost através de nosso site www.homehost.com.br

 

Passo 3: Em seguida, acesse seu site via FTP, conectando através do endereço IP do servidor e transfira os arquivos.

 

Passo 4: Volte ao painel de controle, e veja como ficou seu site, clicando na opção Ver preview. Desta forma você poderá acompanhar o andamento de seu site na Homehost antes de transferir o domínio, evitando assim que o site fique fora do ar.

 

Acesse a empresa aonde seu domínio está registrado

 

Passo 5) Em seguida, para que seu site e seu domínio funcionem através dos servidores da Homehost, basta configurar o DNS através da empresa aonde você fez o registro do domínio. Acesse, então, o site da empresa através da qual você registrou seu domínio.

Nota: Pelo fato de existírem inúmeras empresas de registro de domínio, dentro e fora do Brasil, com diferentes preços e modalidades de serviço, utilizaremos imagens ilustrativas como exemplo de um site de registro. O procedimento ilustrado a seguir irá variar de acordo com cada empresa de registro. A fim de fornecer uma a idéia principal do procedimento a ser realizado, usamos as telas de uma empresa estrangeira como modelo.

 

Passo 6) Ao acessar o site da empresa de registro de domínio, faça login.

Como alterar o DNS de um domínio .COM .NET ou .ORG

 

Passo 7) Com a finalidade de acessar sua conta, informe seu login e senha de acesso, e clique em Submit ou no botão respectivo para efetuar o login e acessar sua conta.

Caso você não tenha em mãos ou não lembre seu login e senha, contacte o atendimento da empresa através da qual você registrou seu domínio.

Dessa forma, eles lhe fornecerão um novo login e senha de acesso, para que dessa forma a transferência seja feita.

Em alguns casos, a transferência de DNS pode ser solicitada por e-mail ou telefone para a empresa que registrou o domínio.

Agora, vamos alterar o DNS do domínio

Passo 8) Agora que você já acessou sua conta em sua empresa de registro, procure a opção para listar os domínios que você têm registrados junto a esta empresa.

Em seguida, nesta lista de domínios, clique sobre o nome de seu domínio. Ou então, clique sobre o respectivo botão de gerenciamento do mesmo.

Na tela de exemplo a seguir, clicaremos sobre o nome do domínio meudominio.com.

Como alterar o DNS de um domínio .COM .NET ou .ORG

 

Passo 9) Agora, clique sobre a opção Trocar DNS (ou em inglês, Change nameserver). Em resumo, esta opção em outras empresas pode também ser chamada de Alterar DNS, ou Configurar DNS.

Como alterar o DNS de um domínio .COM .NET ou .ORG

 

Passo 10) Agora, para alterar o DNS, informe os dois Servidores DNS da Homehost, fornecidos em seu e-mail de boas vindas, contendo os dados de sua conta de hospedagem.

IMPORTANTE: Além disso, caso outros servidores DNS já estejam sendo informados na empresa de registro, apague todos eles e informe somente os servidores DNS fornecidos pela Homehost.


Em seguida, clique em Salvar ou Submit ou clique sobre o respectivo botão Salvar alterações, a fim de gravar a configuração de DNS.

 

Como alterar o DNS de um domínio .COM .NET ou .ORG


Pronto! Em conclusão, você já alterou o DNS  corretamente e transferiu seu domínio.

Lembramos que após realizar este procedimento, será necessário aguardar um prazo médio de 24 horas para que a alteração tenha efeito. Recomendamos sempre limpar o cache de seu navegador para fazer testes. Portanto, aguarde este prazo para que seu site funcione corretamente pela Homehost.

 

Saiba neste artigo como consultar os dados de WHOIS de um registro de domínio.

Em caso de dúvidas, contacte nosso suporte técnico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat