Como fazer backup no cPanel com o Gerenciador de Arquivos

Como fazer backup no cPanel pelo Gerenciador de Arquivos

Neste artigo você vai aprender como fazer um Backup no cPanel pelo Gerenciador de Arquivos!

Um backup é uma cópia de dados de um local, que é utilizado como cópia de segurança. Ou seja, se algo errado acontecer com seu site ou sistema, através de um backup você pode restaurar os dados anteriores, e, assim, faze-lo voltar a funcionar corretamente.

Sabemos que ter um backup é algo muito importante e capaz de evitar grandes problemas caso algum arquivo seja danificado. Portanto, você vai aprender com a HomeHost como fazer o Backup do seu site no cPanel pelo Gerenciador de Arquivos! Além disso, aprenderá como recuperar seu backup e também como fazer o backup e recuperação de um banco de dados em phpMyAdmin.

Caso prefira, você pode navegar pelos tópicos clicando sobre eles no sumário abaixo:

Por que e quando fazer um backup?

O principal motivo para fazer um backup é para se preservar em caso de possíveis falhas. Seja uma falha de servidor, falha no sistema ou até mesmo falhas de segurança. Com um backup, se algo acontecer, você poderá restaurar o seu site ou sistema. Caso não houvesse um backup, você pode acabar comprometendo todo o seu site ou sistema e precisando corrigir os problemas manualmente, ou, em casos piores, ter que refazer tudo.

Ou seja, um backup é capaz de evitar grandes perdas para qualquer pessoa que tenha um site ou sistema!

Você pode fazer um backup sempre que desejar. A depender da situação, como por exemplo em um site estático, um único backup já pode ser suficiente para manter uma cópia de segurança! Porém, se você possui um sistema que está sempre em manutenção e atualização, é interessante manter um backup toda vez que fizer uma nova atualização.

Enfim, a frequência de backups vai depender da sua necessidade. Porém, é muito importante que o backup seja feito quando todo o seu site ou sistema esteja em perfeito funcionamento! Caso contrário, você estará armazenando uma cópia de dados danificados. Mas, se seu site ou sistema ainda está em desenvolvimento, você também pode fazer o backup para cada nova alteração que for implementada!

Outra dica muito importante é que você armazene cópias do seu backup em múltiplos locais. Ou seja, ao fazer uma cópia de segurança no cPanel, faça o download dela e armazene no seu computador, em um pendrive, em outro servidor, ou em algum sistema de armazenamento em nuvem. Não se limite a ter o backup apenas no seu servidor principal. Essa dica se deve pois, caso aconteça algo no seu servidor principal, pode acabar corrompendo até mesmo os seus arquivos de backups.

Criando um arquivo de Backup no cPanel pelo Gerenciador de Arquivos

Inicialmente, acesse o painel cPanel do seu servidor. Assim que realizar o login, no painel cPanel, localize pela opção de “File Manager” ou “Gerenciador de Arquivos“.

Acesse o Gerenciador de Arquivos no cPanel

Conhecendo o Gerenciador de Arquivos do cPanel

Após clicar em “File Manager” no seu cPanel, você entrará em uma nova página, a do seu Gerenciador de Arquivos. Geralmente, o Gerenciador de Arquivos no diretório base do servidor, porém, em alguns casos ele pode abrir em outra pasta, como a do diretório base da aplicação ou do site, a “public_html“.

Painel do Gerenciador de Arquivos do cPanel

Nesse diretório base, você encontrará todos os arquivos que estão instalados no seu Servidor.

Evite alterar qualquer pasta ou arquivo do seu diretório raiz do servidor, a maiorias dos arquivos são arquivos de configuração do servidor, do cPanel e outras configurações. Portanto, qualquer alteração pode se tornar um grande problema se você não souber o que está fazendo.

Com as informações deste artigo e o passo a passo, você saberá exatamente o que precisar fazer para realizar o Backup no cPanel pelo gerenciador de arquivos. Porém, recomendamos que você tenha uma compreensão sobre o gerenciador de arquivo. Por isso, indicamos o vídeo abaixo para você!

Para este tutorial, as pastas que você deve ficar atento no diretório do seu servidor são os diretórios:

  • public_html“: é o diretório raiz do seu site, ou seja, onde ficarão todos os arquivos referente ao seu site ou sistema. É dentro desse diretório que você coloca todos os arquivos do seu site, e é dele que você deverá fazer o backup.
  • mail“: é o diretório referente a seus e-mails. Algumas pessoas costumam guardar seus e-mails, então, se você desejar salvar um backup de seus e-mails, vale a pena fazer um backup desta pasta também.

Fazendo o Backup no cPanel dos diretórios desejados através do Gerenciador de Arquivos

Estando no gerenciador de arquivos, você deve selecionar os arquivos ou diretório que deseja fazer o backup. Nesta etapa, você poderia fazer o backup das pastas public_html e mail juntas, porém, recomendamos que para cada diretório, você faça um arquivo de backup individual. Indicamos isso pois, futuramente você pode precisar fazer a restauração apenas de um dos diretórios, e não de todos.

Portanto, acesse a pasta “public_html“. Basta clicar duas vezes sobre ela.

Acesse o diretório public_html pelo gerenciador de arquivos do cpanel para realizar o backup

Dentro do diretório, selecione os arquivos que você deseja incluir no arquivo de backup. Para fazer um backup completo, você pode clicar sobre o botão “Select All” ou “Selecionar todos“.

Selecione Todos no diretório

Após a seleção, clique sobre a opção “Compress” ou “Comprimir“.

Comprimindo arquivos para gerar o backup no Gerenciador de Arquivos do cPanel

Assim que abrir uma janela popup, selecione o tipo de compressão. Se não souber qual tipo escolher, deixe como padrão o “zip archive“. Em seguida, role a janela até o final.

Comprimindo arquivos para gerar o backup no Gerenciador de Arquivos do cPanel

No final da janela, você poderá selecionar a pasta de destino e renomear o seu arquivo zip. Em nosso exemplo, vamos manter o arquivo dentro da própria pasta “public_html” e vamos nomeá-lo para “backup_public_html“. Por fim, basta clicar em “Compress File(s)” ou “Comprimir Arquivo(s)“.

Gerando o arquivo de Backup no cPanel pelo Gerenciador de Arquivos

Após a compressão finalizar, basta clicar no botão “Close“.

Finalizando o Backup no cPanel pelo Gerenciador de Arquivos

Observe que, agora, haverá um novo arquivo. Em nosso exemplo, há o arquivo “backup_public_html.zip“. Este é o arquivo de Backup criado! Portanto, vamos fazer o download dele para nossa máquina. Para isso, basta selecionar o arquivo (basta clicar uma vez sobre ele) e em seguida clicar no botão “Download“.

Baixando o Backup no cPanel pelo Gerenciador de Arquivos

Para fazer o backup do diretório mail, ou até mesmo de outros diretórios, basta realizar o mesmo procedimento acima.

Como Recuperar o Backup no cPanel pelo gerenciador de Arquivos

Agora, vamos pensar na situação contrária. Ou seja, caso você deseje recuperar os arquivos que você armazenou na sua cópia de segurança feita na etapa anterior. Vamos dividir esse tópico em duas etapas. A primeira etapa ensinando você a fazer o upload do seu arquivo de Backup no cPanel pelo gerenciador de Arquivos. Já na segunda etapa, vamos ensinar a você realizar a restauração do arquivo de Backup. Ou seja, se você já tem o arquivo no seu servidor, basta pular para a segunda etapa.

1º passo – Fazendo o Upload do Arquivo de Backup

Primeiramente, já tenha os arquivos de Backup disponíveis na sua máquina.

Agora acesse o gerenciador de arquivos novamente. Em seguida, acesse o diretório que deseja recupera, no nosso exemplo, vamos recuperar os arquivos do site, do diretório “public_html“. Portanto, clique em “Upload“.

Fazendo upload no Gerenciador de Arquivos do cPanel

Nesta nova página, arraste o arquivo .zip do seu Backup até a área demarcada ou clique em “Select Files” para localiza-los na sua máquina.

Fazendo upload no Gerenciador de Arquivos do cPanel

Espere concluir o Upload do arquivo. Quando completar 100%, clique na opção de retornar para o diretório.

Fazendo upload noGerenciador de Arquivos do Backup no cPanel

Pronto! Você acaba de fazer o upload do seu Backup no cPanel. Agora só falta concluir a restauração.

Vale ressaltar que, em alguns casos, o gerenciador de arquivos do cPanel limita o upload para até 256MB. Caso o seu arquivo de recuperação seja superior a esse tamanho, você precisará utilizar de outro método para enviar o arquivo, como um cliente FTP.

2º passo – Realizando a restauração do Backup

Em seu diretório, localize o seu arquivo de backup. Selecione ele, e clique no botão “extract” ou “extrair“.

Extraindo o Arquivo de Backup no cPanel pelo Gerenciador de Arquivos

Na janela que aparecer, vai ser perguntado o diretório destino que você deseja extrair. Em nosso caso, vamos manter o “public_html“. Portanto, basta confirmar clicando em “Extract File(s)” ou “Extrair Arquivos“.

Extraindo o Arquivo de Backup no cPanel pelo Gerenciador de Arquivos

Agora, todos os arquivos serão recuperados. Arquivos que contém o mesmo nome serão substituídos pelos arquivos do backup. Por fim basta clicar em “close“.

Finalizando a Recuperação

Observe que, se o seu diretório possui arquivos além dos que haviam no seu arquivo de backup, eles permanecerão lá. Apenas os arquivos do backup serão substituídos. Portanto, uma segunda opção é que, antes de inserir o arquivo de backup, você exclua todos os arquivos que estão ali e posteriormente apenas extraia os arquivos do seu backup. Mas, não recomendamos que você faça isso se não tiver conhecimento do que está fazendo.

Pronto! Agora você acaba de recuperar os seus arquivos do Backup no cPanel utilizando o Gerenciador de Arquivos!

Como Fazer o Backup do meu Banco de Dados no cPanel com phpMyAdmin

Você já aprendeu como fazer o backup dos seus arquivos. Porém, se você utilizar um site dinâmico, ou algum sistema, é muito provável que você faça o uso de banco de Dados. Um exemplo claro disso são Sites feitos em WordPress, pois eles armazenam os dados dinâmicos dentro de um banco de dados. Portanto, tão importante quando fazer o backup dos seus arquivos é manter também o backup do seu banco de dados.

O cliente de banco de dados mais comum para quem utiliza cPanel é o PHPMyAdmin. Portanto, nosso tutorial será sobre ele. Mas, a maioria dos clientes de Banco de Dados funciona de forma similar, então você poderá reproduzir esse tutorial para outros banco de Dados, em especial os Banco de Dados em SQL, como o MySQL e o MariaDB.

Inicialmente, acesse o seu painel cPanel. Em seguida, localize a opção phpMyAdmin.

Acessando o PHPMyAdmin

Realize o login com seu Usuário e Senha do Banco de Dados. Em seguida clique sobre a opção “Exportar“.

Clique em Exportar no PHPMyADMIN

Na nova página, você pode escolher a opção de exportação rápida ou personalizada. Se você possui conhecimento de banco de dados, pode optar pela segunda opção, caso contrário prossiga com a rápida. Vale ressaltar que, se você quiser, pode selecionar um modelo para exportação, mas, se é a primeira vez que está fazendo isso, provavelmente você não possui nenhum modelo salvo.

Também será necessário escolher um Formato. Recomendamos manter como SQL. Por fim, basta clicar em executar, e logo em seguida será solicitado para você fazer o download de um arquivo.

Criando um Backup do Banco de Dados

Pronto, esse arquivo é o seu arquivo de recuperação, ou seja, o arquivo de Backup do seu Banco de Dados!

Recuperando meu Banco de Dados pelo PHPMyAdmin

Agora que você já sabe como criar o seu backup pelo PHPMyAdmin do cPanel, vamos aprender então como restaura-lo.

Acesse o PHPMyAdmin e faça o login, conforme explicado anteriormente. Em seguida clique na opção de “Importar“.

Importar Banco de Dados no PHPMyAdmin

Na nova página, em “Ficheiro a importar“, selecione a opção “localizar” e selecione o arquivo que você criou na etapa anterior, ou seja, seu arquivo de Backup.

Caso tenha conhecimento, pode configurar as demais opções, ou então mantenha-as como o padrão e clique sobre “Executar“.

Importar Banco de Dados no PHPMyAdmin

Pronto, agora você aprendeu como recuperar o Backup do seu Banco de Dados utilizando o PHPMyAdmin do cPanel!

Conclusão

Com os passos ensinados nesse tutorial, você aprendeu como criar um backup no cPanel utilizando o Gerenciador de Arquivos! Além disso, ainda aprendeu como recuperar o seu backup e como criar um backup para o seu banco de dados no PHPMyAdmin!

Além da leitura, também recomendamos que você assista ao vídeo abaixo!

Por fim, não esqueça que manter um backup é muito importante e pode evitar que você tenha problemas futuros! Então faça os passos ensinados aqui, e mantenha sempre uma cópia do seu Backup guardada em segurança!

Publicado por

Rafael Marques

Desenvolvedor e Escritor apaixonado por Tecnologia, Empreendedorismo e Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat