phpMyAdmin: passo a passo para gerenciar o MySQL

Neste tutorial você vai aprender a usar o phpMyAdmin para gerenciar o seu banco de dados MySQL dentro do cPanel. O phpMyAdmin é uma ferramenta via web bastante poderosa e versátil, que lhe permite realizar praticamente qualquer operação na linguagem SQL com seu banco de dados MySQL.

Neste artigo, vamos explicar um passo a passo rápido e fácil para as tarefas mais comuns no phpMyAdmin.

Dica

Este artigo parte do princípio que você já possui um banco de dados MySQL criado. Portanto, antes de usar o phpMyAdmin, você precisa criar o banco de dados pelo painel de controle da hospedagem.

Trata-se de um sistema similar ao Heidi SQL e DBeaver, com a diferença que o phpMyAdmin funciona via web, enquanto o Heidi SQL é um aplicativo. Este, precisa ser instalado em seu computador. O Heidi SQL possui versões para Windows, Linux e MAC. O phpMyAdmin é baseado em PHP e é um software livre e gratuito.

phpMyAdmin: vídeo aula em 17 minutos

Temos também um vídeo explicando a utilização do phpMyAdmin:

Acessando um banco de dados no phpMyAdmin

Primeiramente, acesse sua hospedagem na Homehost e abra o painel de controle. Neste exemplo, usamos o cPanel. Em seguida, clique sobre phpMyAdmin, dentro da seção Bancos de Dados.

acessar phpMyAdmin pelo cpanel

No contexto do MySQL, um banco de dados é uma coleção organizada de dados que é armazenada e gerenciada em um único local. Ele serve como um recipiente para várias tabelas, índices, procedimentos armazenados e outros objetos relacionados.

Caso você ainda seja novo na área, recomendamos este artigo sobre cursos de SQL gratuitos.

Uma tabela, por outro lado, é uma estrutura dentro de um banco de dados que organiza os dados em filas e colunas. Uma tabela representa uma entidade específica, como “Usuários” ou “Produtos”, e contém informações relacionadas a essa entidade. Cada tabela é composta por colunas que definem os diferentes tipos de dados que podem ser armazenados, como strings, números, datas, etc. As linhas ou registros na tabela representam as entradas individuais, ou conjuntos de dados relacionados a essa entidade.

Em resumo, a principal diferença entre um banco de dados e uma tabela no MySQL é que o banco de dados é o contêiner que armazena várias tabelas, enquanto a tabela é uma estrutura específica dentro desse banco de dados que organiza os dados em filas e colunas. O banco de dados abrange o ambiente geral de armazenamento e gerenciamento de dados, enquanto a tabela é onde os dados são efetivamente armazenados e estruturados.

Em seguida, já dentro do phpMyAdmin, vamos selecionar o banco de dados com o qual iremos trabalhar. Por exemplo, vamos selecionar o banco chamado meusitem_nomedobanco.

acessar o banco de dados a esquerda, phpmyadmin

Consultando dados de uma tabela

Consultar dados de uma tabela no phpMyAdmin significa realizar uma busca ou recuperação de informações específicas armazenadas em uma tabela do banco de dados MySQL.

A esquerda, logo abaixo do nome do banco de dados, iremos ver uma lista de tabelas existentes dentro deste banco. Em seguida, vamos clicar sobre o nome da tabela que desejamos trabalhar.

acessar as tabelas do mysql

Na tela a seguir, estarão os dados cadastrados dentro desta tabela.

SELECT do mysql

Inserindo dados em uma tabela

Inserir dados em uma tabela do phpMyAdmin significa adicionar novas informações ou registros a uma tabela existente em um banco de dados MySQL. É uma operação fundamental para armazenar e gerenciar dados.

Para inserir dados em uma tabela do phpMyAdmin, você precisa seguir os seguintes passos:

Primeiramente, vamos clicar na opção Insere, como mostra a imagem. Dessa forma, acessaremos a área de inserção de dados do phpMyAdmin.

inserir dados

Em seguida, para cada campo existente, vamos preencher os dados a serem cadastrados. Por fim, vamos clicar em Executar.

inserir dados 2

Como conclusão, aparecerá esta mensagem de sucesso do phpMyAdmin: 1 linha inserida.

sucesso

Alterando dados em uma tabela

Na tela em que se exibe os dados cadastrados de uma tabela, clique na opção Edita.

ediitar e alterar dados no mysql (UPDATE)

Em seguida, você pode editar os dados exibidos. Por fim, clique em Executar.

editar dados 2

Como criar uma nova tabela no phpMyAdmin

A esquerda, na lista de bancos de dados e tabelas do phpMyAdmin, clique na opção New.

criar nova tabela no phpmyadmin

Em Seguida, você precisará preencher o nome de cada campo, e o tipo de dados.

Os tipos de dados mais usados são:

  • INT , para números inteiros pequenos
  • VARCHAR , para textos pequenos. Use tamanho 50 até 1000. Este tamanho é o limite de caracteres.
  • DATE , para campos de data.
  • FLOAT, para campos numéricos com casas decimais. Por exemplo, um campo de preços.
  • TEXT , para textos longos
  • DOUBLE , para números inteiros grandes.

Por fim, clique em Guarda para criar a tabela nova.

dados da nova tabela
Pronto! Agora você pode ver a esquerda a tabela criada, bem como ver a direita os campos e dealhes dela.

dados criados

Como realizar uma consulta (busca) em uma tabela no MySQL

Primeiramente, basta clicar em Pesquisar.

SELECT no mysql

Em seguida, você verá uma tela aonde pode colocar os filtros de cada campo. Por exemplo, vamos fazer uma pesquisa pelo campo Nome , buscando os registros contendo “pedro”. Para isso, precisamos colocar % no início do no fim. Por exemplo, se quisermos procurar “jose”, precisamos digitar neste campo “%jose%”. Portanto, precisamos sempre colocar % no inicio e no fim da nossa busca. Os demais campos podem permanecer em branco.

Por fim, clique em Executar.

pesquisa mysql

Como conclusão, será exibida uma tela com o resultado da nossa pesquisa. Por exemplo, inserimos uma pesqiusa pelo campo Nome contendo %pedro%. Dessa forma, foi exibida uma tela com os registros que preenchem este requisito de busca.

resultado da busca SELECT mysql

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!