O que é banco de dados?

Como o próprio nome sugere, um banco de dados é um ambiente onde é possível armazenar dados de forma organizada, gerando conjuntos de arquivos. Ele permite o agrupamento de informações que, posteriormente, podem ser extraídas para outras funções. Este artigo explicará de forma resumida o que é banco de dados.

Esses arquivos são operados pelos SGBD, Sistema Gerenciador de Bancos de Dados, que são programas usados para gerir a base de dados. Para que isso seja feito, o SGBD utiliza um tipo de linguagem. A mais conhecida é a SQL, Structured Query Language. Conheça as opções de SGBDs disponíveis atualmente!

SQLServer: Um dos maiores do mundo, sob licença da Microsoft;
MySQL: Um software livre, com código fonte aberto;
FirebirdSQL: Tem código fonte aberto e roda na maioria dos sistemas Unix;
mSQL: Um pequeno sistema criado pela Hughes Technologies que trabalha mais com o uso eficiente da memória;
Microsoft Access: Um SGBD que vem junto com o Pacote Office da Microsoft.

15% OFF

o que e um banco de dados

Vantagens de ter um banco de dados

Ter um banco de dados é extremamente importante, principalmente, para a evolução do seu negócio. Você pode utilizá-los para colher informações sobre clientes, funcionários, aprimorar campanhas, etc.

Eles são responsáveis por melhorar o tempo de resposta, possibilitar o compartilhamento de dados, reduzir a redundância na coleta de informações, fornecer facilidade para o usuário, dentre outras vantagens. Entenda melhor o benefício de cada uma delas para o seu negócio!

Redução de informações redundantes

Com um sistema de banco de dados, você reduz a redundância de informações. Esse processo é feito automaticamente, sem que seja necessária a inclusão manual. Por isso, os resultados são mais eficazes e ele reduz a chance de informações serem repetidas.

Facilidade para o usuário

Com a evolução tecnológica, atualmente, os dados de um SGBD são mais fáceis de serem acessados e manipulados. Essa administração pode ser feita de maneira mais simples pelo usuário, sem que haja a necessidade de um profissional de computação especializado para avaliar o sistema, o que, consequentemente, reduz despesas.

Ainda não tem um www

Agilidade de resposta e redução de falhas

Como os dados ficam armazenados em uma estrutura única, a resposta para os pedidos de informação é mais rápida, porque são processadas com mais agilidade pelo sistema. Por isso, também, há redução de falhas, já que o controle e alterações na operação são gerenciadas no mesmo local.

Agora você já sabe o que é um banco de dados e quais são as vantagens de usá-lo na sua empresa. Se tiver qualquer dúvida, pode contar com a gente aqui da Homehost. Continue acompanhando o nosso blog e conte-nos o que achou do artigo aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat