O que é MySQL ?

MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), gratuito e livre. Criado inicialmente em 1995, foi sofrendo evoluções com o tempo, e atualmente é a plataforma mais utilizada no mundo. Trata-se de um serviço estável, seguro e confiável. Uma ferramenta bastante poderosa. O MySQL foi criado por David Axmark e Michael Widenius, dois engenheiros da Suécia. Uma pergunta frequente dos nossos clientes é o que é mysql, e para que ele serve.

WordPress, Magento, Woocommerce e Prestashop são exemplos de aplicações que fazem uso do MySQL.

Por exemplo, um servidor web (por exemplo o Apache), acessa o banco de dados MySQL. Ele solicita consultas, inserção de dados e exclusão de dados. Por sua vez, o MySQL encaminha esses pedidos e faz toda a gestão interna dos dados. Por fim, o MySQL devolve ao servidor web os dados solicitados.

o que e mysql

O que é e como ele armazena os dados ?

Basicamente, temos a seguinte hierarquia: em primeiro, temos o sistema de gestão MySQL. Em segundo lugar, temos os bancos de dados. E em terceiro lugar, temos as tabelas de dados.

As tabelas de dados armazenam, por exemplo, um cadastro dos clientes. Nome, telefone, email, etc. Ou então, armazenam uma lista de produtos de uma loja virtual. Produto, preço, cor, etc.

Um banco de dados contém um conjunto de tabelas dentro dele. Assim, o banco de dados possui atributos de segurança, controle de acesso, funções de backup, entre outros.

Dessa forma, o sistema de gestão (MySQL), controla todos os bancos de dados. Também, ele controla toda comunicação externa com outros servidores que realizam consultas e operações com os dados.

Quais os comandos de MySQL mais comuns ?

O MySQL faz uso de SQL (Structured Query Language). Trata-se de uma linguagem universal para consultas e operações em banco de dados. Assim, a estrutura de SQL é bastante parecida entre os bancos de dados mais comuns (MySQL, SQL Server, Oracle, Postgree). Afinal, o que é MySQL e o que posso fazer com ele ? A resposta é: ele serve para armazenar os dados de seu site ou sua empresa, de forma segura e organizada.

Os comandos mais comuns de SQL são CONNECT, SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE. Por eles, podemos realizar consultas, inserir dados, atualizar e apagar. Assim, há ainda outros comandos mais avançados, para criação de rotinas automáticas, índices, concessão de permissões, etc.

Existem ferramentas de gerenciamento que facilitam (e muito) a nossa vida. Elas permitem gerenciar um banco de dados MySQL sem precisar decorar estes comandos. Dessa forma, elas são o phpMyAdmin, que funciona via web, e o Heidi SQL e DBeaver, que funcionam em desktop.

  • CONNECT é o comando usado para estabelecer a primeira conexão com o banco de dados.  Antes de realizar qualquer consulta, é necessário fazer a conexão. Neste artigo, explicamos como conectar ao MySQL usando o PHP.
  • SELECT é utilizado para realizar uma consulta ao banco de dados. Por uma consulta, podemos escolher quais dados queremos trazer (filtros). Por exemplo, com o SELECT podemos consultar clientes cadastrados no banco.
  • INSERT é usado para inserir dados no banco. Ou seja, criar um novo registro no banco de dados. Por exemplo, com ele podemos inserir o cadastro de um novo cliente.
  • UPDATE é o comando usado para atualizar dados no banco. Por exemplo, quando queremos alterar o telefone de contato de um cliente cadastrado.
  • DELETE é usado para apagar dados. Por exemplo, quando quisermos apagar o cadastro de um cliente.

Gerenciamento de dados no MySQL

O MySQL é um banco de dados relacional que permite armazenar, gerenciar e consultar dados de forma eficiente. Para trabalhar com dados no MySQL, é necessário criar tabelas, inserir, atualizar e excluir dados. A seguir, vamos discutidos esses conceitos em detalhes. Assim, agora veremos aplicações dos comandos citados anteriormente.

  • Criação de tabelas:

Antes de inserir dados no MySQL, é necessário criar uma tabela para armazená-los. A criação de uma tabela envolve definir os nomes das colunas, os seus tipos de dados e as restrições de integridade. Dessa forma, a sintaxe para criar uma tabela no MySQL é a seguinte:

CREATE TABLE nome_da_tabela (
    coluna1 tipo_de_dado,
    coluna2 tipo_de_dado,
    coluna3 tipo_de_dado);

Por exemplo, a seguir está o código SQL para criar uma tabela de clientes:

CREATE TABLE clientes (
    id INT AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY,
    nome VARCHAR(50),
    email VARCHAR(50),
    telefone VARCHAR(15),
    endereco VARCHAR(100)
);
  • Inserção de dados:

Após criar uma tabela, podemos inserir dados nela usando a instrução INSERT. A seguir, vamos mostrarum exemplo de como inserir vários tipos dados na tabela de clientes criada anteriormente:

INSERT INTO clientes (nome, email, telefone, endereco)
VALUES ('João', 'joao@email.com', '1234567890', 'Rua Exemplo 123');
  • Atualização de dados:

Para atualizar dados em uma tabela, é possível usar a instrução UPDATE. Assim, vamos mostrar mostrado um exemplo de como atualizar o e-mail de um cliente:

UPDATE clientes
SET email = 'joão@email.com.br'
WHERE id = 1;
  • Exclusão de dados:

Para excluir dados de uma tabela, é possível usar a instrução DELETE. A seguir, vamos mostrar um exemplo de como excluir um cliente:

DELETE FROM clientes
WHERE id = 1;

Além dessas instruções básicas, o MySQL oferece muitas outras funções e recursos para gerenciar dados, como a capacidade de fazer consultas e filtros, criar índices, usar ordenação, funções de agregação e muito mais.

Dessa forma, o MySQL é um banco de dados poderoso e versátil que oferece muitas ferramentas para gerenciar e manipular dados de forma eficiente. Ao dominar as instruções básicas de criação de tabelas, inserção, atualização e exclusão de dados, é possível trabalhar com dados no MySQL de forma eficiente e segura.

Como instalar o MySQL

O MySQL já vem pre-instalado em servidores de hospedagem com cPanel (que é o caso da Homehost). Portanto, você também pode instalar o MySQL em seu servidor pessoal. Acesse a página oficial que mostra na imagem abaixo, acesse informações para instalar e muito mais.

Página oficial do MySQL

Visite esta página de downloads no site oficial do MySQL. Sua instalação manual normalmente requer algumas configurações específicas.

Baixe o MySQL de sua escolha

Perguntas frequentes

Posso armazenar qualquer tipo de arquivo ?

Não exatamente. O MySQL serve para armazenar dados, predominantemente dados texto. Por exemplo, um cadastro de um cliente, um texto, até mesmo todo conteúdo de um livro. Assim, possui a opção de armazenar arquivos binários (como por exemplo uma imagem). No entanto, isto causa uma degradação de performance muito grande no banco de dados.  Devido ao tamanho, uma música ou vídeo não podem ser armazenados em MySQL

Qual é o preço do MySQL ?

É um software gratuito e livre. Não possui custo para instalação. Qualquer um pode instalar o MySQL e criar bancos de dados livremente. Assim, o podemos acessar o MySQL remotamente por meio de programas gratuitos. Atualmente o MySQL pertence a Oracle.

 As 7 melhores práticas

A seguir, serão discutidas algumas das melhores práticas para trabalhar com o MySQL:

  1. Utilizar índices: os índices são uma das ferramentas mais poderosas do MySQL para melhorar o desempenho de consultas, permitindo que o banco encontre os dados rapidamente, sem ter que percorrer toda a tabela.
  2. Evitar a utilização de colunas desnecessárias: ter cuidado ao definir as colunas em uma tabela, pois isso pode afetar o desempenho do banco de dados.
  3. Utilizar o esquema de backup adequado: ter um plano de backup adequado para garantir que os dados do banco de dados sejam preservados em caso de falhas ou corrupção de dados.
  4. Evitar o uso de colunas de texto: portanto, devemos utilizar colunas de dados adequadas para cada tipo de informação armazenada. Em vez de utilizar colunas de texto, recomendamos utilizar colunas de tipo VARCHAR com tamanhos adequados para evitar problemas de escalabilidade e desempenho.
  5. Utilizar os tipos de dados adequados: É importante utilizar os tipos de dados adequados para cada coluna.
  6. Utilizar a codificação adequada: É importante utilizar a codificação adequada para garantir que os dados sejam armazenados corretamente e sejam compatíveis com outros sistemas. Por exemplo, é recomendável utilizar a codificação UTF-8 para garantir que os dados em diferentes idiomas sejam armazenados corretamente.
  7. Utilizar o esquema de segurança adequado: É importante ter um plano de segurança adequado para garantir que os dados do banco de dados sejam protegidos contra acessos não autorizados e definir permissões de acesso adequadas para cada usuário.

Em resumo, devemos seguir as melhores práticas ao trabalhar com o MySQL para garantir que os dados esteja armazenado de forma segura e eficiente e para garantir um desempenho ótimo do banco de dados.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Schênia T

Schênia T

Cientista de dados, apaixonada por ferramentas de tecnologia e games. Graduanda em Estatística pela UFPB. Seu hobby é maratonar séries, curtir uma boa música trabalhando ou cozinhando, ir ao cinema e aprender coisas novas!

Contato: schenia.blog@homehost.com.br

Promoção Relampago

Desconto de 15% em todos os planos de hospedagem de sites e e-mails. 🎉 CUPOM: DESC15

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!