DBeaver: guia de como gerenciar o MySQL

O DBeaver é um aplicativo de gerenciamento de banco de dados. Ele permite ao usuário se conectar e administrar diferentes tipos de bancos de dados.

Ele oferece diversos recursos como consulta de dados e design de esquema. Além disso, edição de tabelas, visualização de dados, execução de consultas SQL avançadas e muito mais.

Com suporte para uma ampla variedade de sistemas de banco de dados relacionais e NoSQL, o DBeaver é uma ferramenta versátil. Ele atende às necessidades de desenvolvedores, administradores de banco de dados e analistas de dados.

Sua interface amigável e recursos poderosos o tornam uma escolha popular para gerenciamento e manipulação de dados.

A ferramenta DBeaver SQL é um cliente de SQL, para desktop. Ele funciona com MySQL, PostgreSQL, ORACLE, SQL Server, DB2 e vários outros. Trata-se de um aplicativo bastante versátil e completo, para gerenciamento de banco de dados. Ele é gratuito, e pode ser baixado e instalado sem custo.

O DBeaver é um aplicativo muito similar ao Heidi SQL e ao phpMyAdmin. Basicamente ele possui as mesmas funções.

Conectando o DBeaver ao servidor MySQL

Um aplicativo de administração MySQL, como o DBeaver, se conecta ao servidor de banco de dados. Isso significa que está estabelecendo uma conexão entre o aplicativo e o servidor do banco de dados.

Uma vez estabelecida a conexão, o aplicativo de administração pode executar uma variedade de operações no banco de dados. Por exemplo, a criação e gerenciamento de tabelas, consulta e modificação de dados. Além disso, a criação de usuários e configuração de privilégios de acesso, entre outras tarefas de administração.

A conexão é estabelecida por meio do protocolo de comunicação do MySQL, geralmente utilizando o endereço IP do servidor.

A porta de conexão e as credenciais de acesso, como nome de usuário e senha. Essas informações são fornecidas no aplicativo de administração, permitindo que ele se conecte ao servidor de banco de dados.

Antes de mais nada, você precisa fazer o download do DBeaver no site oficial https://dbeaver.io/

Primeiramente, abra o DBeaver. Em seguida, escolha a opção MySQL.

Dica

Antes de usar o DBeaver, você precisa habilitar o acesso remoto ao MySQL.

Primeiramente, abra o DBeaver. Em seguida, escolha a opção MySQL.

dbeaver escolher banco de dados

Agora, vamos inserir os dados para a conexão.

No campo Server Host, informe o endereço IP ou o hostname do seu servidor aonde se localiza o banco de dados MySQL.

Em User name, informe o nome de usuário. Em Password, a senha deste usuário MySQL.

Por fim, clique OK.

dbeaver dados de conexão, usuario, senha, endereço IP e hostname

Pronto! Você verá um ícone verde contendo MySQL e o endereço IP do servidor.

dbeaver conexao ok

Em resumo, um aplicativo de administração MySQL, como o DBeaver, se conecta ao servidor de banco de dados. Isso ocorre por meio de uma conexão estabelecida com base nas informações de conexão fornecidas. Isso permite que os administradores gerenciem e manipulem os dados do banco de dados de forma eficaz e conveniente.

Dica

Caso surja alguma mensagem de erro, recomendamos contactar o suporte técnico Homehost. Dessa forma, pode se verificar se há um bloqueio no firewall, ou alguma configuração errada em sua conexão.

Abrindo o banco de dados com o DBeaver

Quando o DBeaver, abre um banco de dados, significa que ele estabelece uma conexão com o banco de dados específico.

Uma vez estabelecida a conexão e aberto o banco de dados, o aplicativo exibe uma visualização estruturada do esquema do banco de dados. Isso inclui todas as tabelas, colunas, índices e outros objetos contidos nele.

Isso permite que o usuário navegue pelo banco de dados e acesse os dados armazenados em suas tabelas.

Dica

Este artigo já parte do princípio que você possui um banco de dados MySQL criado. Caso ainda não possua, consulte este outro artigo sobre como criar um banco de dados MySQL.

Em seguida, após se conectar, precisamos escolher com qual banco de dados queremos trabalhar. A esquerda, clique sobre a opção Databases.

escolher banco de dados mysql no dbeaver

Em seguida, o nome do banco de dados irá aparecer. Por exemplo, vamos clicar em meusitem_nomedobanco. Este é o nosso banco de dados.

dados do banco no dbeaver

Consultando uma tabela MySQL

Ao consultar uma tabela no MySQL, você pode executar várias operações. Pode, por exemplo, buscar dados específicos, filtrar informações com base em critérios personalizados.

Também pode realizar cálculos e agregações, ordenar os resultados e muito mais. É uma poderosa ferramenta para recuperar informações precisas e relevantes de um banco de dados.

Caso você seja novo na área, recomendamos alguns cursos de SQL gratis.

Para consultar os dados cadastrados em uma tabela MySQL, após abrir o banco, você precisa escolher a tabela. Elas ficam na janela a direita. Por exemplo, vamos abrir a tabela Clientes. Basta clicar sobre o nome da tabela.

tabelas mysql no dbeaver

Na tela a seguir, podemos ver os campos da tabela, e os tipos de dados. Em seguida, vamos clicar em Data.

dados da tabela no dbeaver

Agora, já podemos ver todos os registros existentes nesta tabela.

Alterando dados cadastrados em uma tabela

Para alterar um dado cadastrado, primeiro você precisa fazer uma consulta de dados. Dessa forma, liste os dados da tabela. Em seguida, clique duas vezes sobre o campo que deseja alterar. Dessa forma, as alterações já terão efeito.

update table no dbeaver

Inserir um novo registro em uma tabela

Inserir dados em uma tabela do MySQL significa adicionar novos registros ou linhas de dados a uma tabela existente. É uma operação fundamental para armazenar informações no banco de dados e construir conjuntos de dados significativos.

Para realizar a inserção de dados em uma tabela, utiliza-se a instrução SQL chamada INSERT. Essa instrução permite especificar os valores a serem inseridos em cada coluna da tabela.

Primeiramente, na tela de consulta de dados do DBeaver, localize o ícone indicado na imagem. Em seguida, clique sobre ele.

insert no dbeaver

Em seguida, sugirá uma linha verde. Os nomes dos campos estarão como NULL. Dessa forma, basta editar cada um dos campos. Clique sobre um a um.

insert no dbeaver

Por fim, clique em Save.

save insert no dbeaver

Em resumo, inserir dados em uma tabela do MySQL significa adicionar novos registros à tabela utilizando a instrução INSERT. Isso permite armazenar informações na tabela e construir conjuntos de dados que podem ser consultados e manipulados posteriormente.

Como criar uma nova tabela

Criar uma tabela no MySQL significa criar a estrutura e o esquema de uma nova tabela que será armazenada no banco de dados.

Ao criar uma tabela, você define o nome da tabela e as colunas que ela terá. Além disso, define os tipos de dados que serão armazenados em cada coluna.

Também é possível especificar restrições adicionais, como chaves primárias, chaves estrangeiras e restrições de integridade.

Ao criar uma tabela, você também pode especificar outras propriedades, como valores padrão, restrições de chave estrangeira, entre outros.

Primeiramente, o processo de criação de uma nova tabela pelo DBeaver é um pouco mais complexo e detalhado do que em outros aplicativos. Na janela da esquerda, dentro do seu banco de dados desejado, clique sobre Tables com o botão direito. Em seguida, clique em Create New Table.

create table no dbeaver

Na tela a seguir, vamos digitar o nome da tabela em Table Name. E em seguida, vamos clicar na parte inferior com o botão direito, conforme mostra a imagem. Logo, clique em  Create New Column. Dessa forma, vamos criar uma nova coluna para a tabela.

create new column dbeaver mysql

Em seguida, digite o nome do campo em Name.

tipo de dados da coluna

No campo Data Type, podemos escolher o tipo de dado deste campo. Por fim, clique OK.

campo novo dbeaver

Em seguida, na parte inferior da tela, vamos clicar em Save.

create table dbeaver mysql

A tela a seguir irá mostrar o comando SQL para a criação de uma nova tabela. Vamos clicar em Persist.

query para confirmar o create table

Pronto! Como conclusão, já podemos ver a nova tabela criada pelo DBeaver na parte esquerda da tela.

tabela criada com sucesso no dbeaver

Em resumo, criar uma tabela no MySQL significa definir a estrutura e o esquema de uma nova tabela. Ela será armazenada no banco de dados. Isso envolve especificar os nomes e os tipos de dados das colunas da tabela, bem como qualquer restrição adicional que seja necessária.

A criação de tabelas adequadas é fundamental para organizar e armazenar os dados corretamente no banco de dados.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!