Quais os principais comandos do MySQL ?

Os principais comandos do MySQL

Para aproveitar ao máximo as funcionalidades deste banco de dados, é importante conhecer os principais comandos e operações do MySQL. Neste artigo, vamos explorar os principais comandos do MySQL, desde o gerenciamento de banco de dados e tabelas, até a criação e gestão de usuários e permissões.

Assim, ao final deste artigo, vamos aprender MySQL utilizando os comandos básicos do e terá uma compreensão sólida da maneira como eles podem ser usados para gerenciar e otimizar seu banco de dados.

Principais comandos para o gerenciamento do banco de dados MySQL

O gerenciamento de banco de dados é um aspecto fundamental do MySQL, pois permite ao usuário criar, gerenciar e modificar os dados armazenados em seu banco de dados.

Criar um banco de dados

Para criar um novo banco de dados, o usuário pode usar o comando CREATE DATABASE. Assim, este comando permite definir as opções de configuração do banco de dados, como o nome do banco de dados, a localização do arquivo de cabeçalho e o tamanho da página de bloco.

Exemplo:

CREATE DATABASE nome_do_banco_de_dados;

No exemplo, cria um novo banco de dados chamado “nome_do_banco_de_dados”. O comando “CREATE DATABASE” é usado para criar um novo banco de dados. Portanto, esse comando é usado para criar um novo banco de dados.

Excluir um banco de dados

Para excluir um banco de dados, o usuário pode usar o comando DROP DATABASE. Este comando permite excluir um banco de dados específico, bem como todos os objetos de banco de dados associados a ele.

 Exemplo:

DROP DATABASE nome_do_banco_de_dados;

Esse código exclui o banco de dados “nome_do_banco_de_dados”. O comando “DROP DATABASE” é usado para excluir um banco de dados. Dessa forma, usamos o comando para excluir um banco de dados.

Renomear um banco de dados

Para renomear um banco de dados, o usuário pode usar o comando RENAME DATABASE. Assim, este comando permite mudar o nome de um banco de dados existente para outro nome.

Alterar a configuração de um banco de dados

Para alterar a configuração de um banco de dados, o usuário pode usar o comando ALTER DATABASE. Dessa maneira, permitindo alterar as opções de configuração do banco de dados, como o nome do banco de dados, a localização do arquivo de cabeçalho e o tamanho da página de bloco.

Exemplo:

ALTER DATABASE nome_do_banco_de_dados
ADD FILENAME='localizacao_do_arquivo'
WITH FILENAME = 'localizacao_do_arquivo';

Esse código altera o banco de dados “nome_do_banco_de_dados” adicionando um novo arquivo de cabeçalho localizado em “localizacao_do_arquivo”. Portanto, o comando “ADD FILENAME” adicionar um novo arquivo, e o parâmetro “WITH FILENAME” especifica a localização do arquivo adicionado.

Criar uma tabela

Para criar uma nova tabela, o usuário pode usar o comando CREATE TABLE. Este comando permite definir o nome da tabela, as colunas da tabela e os tipos de dados de cada coluna.

Exemplo:

CREATE TABLE nome_da_tabela (
    coluna1 datatype,
    coluna2 datatype,
    coluna3 datatype
);

Esse código cria uma nova tabela chamada “nome_da_tabela” com três colunas: “coluna1”, “coluna2” e “coluna3”. Cada coluna tem um tipo de dado especificado entre parênteses, como “datatype”. O comando “CREATE TABLE” é usado para criar uma nova tabela. Os parênteses são usados para delimitar as colunas e os tipos de dados de cada coluna.

Excluir uma tabela

Para excluir uma tabela, o usuário pode usar o comando DROP TABLE. Este comando permite excluir uma tabela específica do banco de dados.

Exemplo:

DROP TABLE nome_da_tabela;

Esse código exclui a tabela “nome_da_tabela” do banco de dados. O comando “DROP TABLE” é usado para excluir uma tabela específica do banco de dados. Assim, esse comando é usado para excluir uma tabela.

Renomear uma tabela

Para renomear uma tabela, o usuário pode usar o comando RENAME TABLE. Este comando permite mudar o nome de uma tabela existente para outro nome.

Exemplo:

RENAME TABLE nome_da_tabela TO novo_nome_da_tabela;

Esse código renomeia a tabela “nome_da_tabela” para “novo_nome_da_tabela”. Portanto, o comando “RENAME TABLE” é usado para mudar o nome de uma tabela existente. Os parênteses são usados para especificar o novo nome da tabela. Esse comando é usado para renomear uma tabela.

Alterar a estrutura de uma tabela

Para alterar a estrutura de uma tabela, o usuário pode usar o comando ALTER TABLE. Nesse sentindo, o comando permite adicionar, remover ou modificar as colunas de uma tabela existente.

Exemplo:

ALTER TABLE nome_da_tabela
ADD coluna_nova datatype;

Esse código adiciona uma nova coluna chamada “coluna_nova” à tabela “nome_da_tabela” com o tipo de dado “datatype”. Assim, usamos O comando “ALTER TABLE” para modificar a estrutura de uma tabela existente. Os parênteses são usados para especificar o nome da tabela e o novo tipo de dado da coluna adicionada.

Em resumo, o MySQL oferece uma ampla gama de comandos principais para gerenciar seus bancos de dados e tabelas. Com esses comandos, o usuário pode criar, excluir, renomear e modificar objetos de banco de dados, bem como alterar a configuração de um banco de dados. Assim, com essas ferramentas, o usuário pode gerenciar suas informações de maneira eficiente e eficaz.

Gerenciamento de tabelas no MySQL

O gerenciamento de tabelas é uma das funcionalidades mais importantes do MySQL. As tabelas armazenam dados em uma base de dados e permite que você faça consultas e manipulação de dados de acordo com suas necessidades.

Inserir dados em uma tabela:

Para inserir dados em uma tabela, você pode usar o comando INSERT. O comando INSERT permite que você adicione uma ou mais linhas a uma tabela. Dessa forma, o comando ficaria assim:

INSERT INTO nome_da_tabela (nome_da_coluna1, nome_da_coluna2, nome_da_coluna3) VALUES (valor1, valor2, valor3);

A instrução “INSERT INTO nome_da_tabela” indica que o registro será inserido na tabela chamada “nome_da_tabela”. Em seguida, a instrução específica os nomes das colunas da tabela, “nome_da_coluna1”, “nome_da_coluna2” e “nome_da_coluna3”, que vai ser preenchidas com os valores “valor1”, “valor2” e “valor3”, respectivamente.

Atualizar dados em uma tabela:

Para atualizar dados em uma tabela, você pode usar o comando UPDATE. O comando UPDATE permite que você altere o valor de uma ou mais colunas em uma, ou mais linhas em uma tabela. O comando ficaria assim:

UPDATE nome_da_tabela SET nome_da_coluna = valor WHERE condicao;

Excluir dados de uma tabela

Para excluir dados de uma tabela, você pode usar o comando DELETE. O comando DELETE permita que você exclua uma ou mais linhas de uma tabela. O comando ficaria assim:

DELETE FROM nome_da_tabela WHERE condicao;

Selecionar dados de uma tabela

Para selecionar dados de uma tabela, você pode usar o comando SELECT. O comando SELECT permite que você selecione uma ou mais colunas de uma tabela. O comando ficaria assim:

SELECT nome_da_coluna1, nome_da_coluna2, nome_da_coluna3 FROM nome_da_tabela;

Ordenar dados em uma tabela:

Para ordenar dados em uma tabela, você pode usar o comando ORDER BY. O comando ORDER BY permite que você organize os dados em uma tabela de acordo com uma ou mais colunas. O comando ficaria assim:

SELECT nome_da_coluna1, nome_da_coluna2, nome_da_coluna3 FROM nome_da_tabela ORDER BY nome_da_coluna1 ASC;

Filtrar dados em uma tabela

Para filtrar dados em uma tabela, você pode usar o comando WHERE. O comando WHERE permite que você selecione apenas as linhas que correspondem a uma condição específica. O comando ficaria assim:

SELECT nome_da_coluna1, nome_da_coluna2, nome_da_coluna3 FROM nome_da_tabela WHERE nome_da_coluna1 = 'valor';

Portanto, esses são os principais comandos para gerenciar tabelas no MySQL. Com esses comandos, você pode criar, alterar, excluir e consultar dados em sua base de dados de acordo com suas necessidades.

autor gustavo
Uma pratica muito importante é utilizar índices adequadamente para otimizar consultas e realização de backups regulares no banco de dados – Comenta Gustavo Carvalho

Comandos para usuários e permissões no MySQL

O gerenciamento de usuários e permissões é uma parte importante do MySQL, pois permite que você controle quem tem acesso a suas tabelas e dados. Dessa forma, usamos os principais comando do MySQL para criar, excluir, editar e atribuir permissões a usuários específicos para controlar o acesso a sua base de dados.

Criar um usuário:

Para criar um usuário no MySQL, você pode usar o comando GRANT. O comando GRANT permite que você atribua privilégios a um usuário específico. O comando ficaria assim:

GRANT USAGE ON *.* TO 'nome_do_usuario'@'localhost' IDENTIFIED BY 'senha';

Excluir um usuário:

Para excluir um usuário do MySQL, você pode usar o comando REVOKE. O comando REVOKE permite que você revoque privilégios de um usuário específico. O comando ficaria assim:

REVOKE USAGE ON *.* FROM 'nome_do_usuario'@'localhost';

Onde “nome_do_usuario” é o nome do usuário que você deseja excluir.

Alterar as permissões de um usuário:

Para alterar as permissões de um usuário no MySQL, você pode usar o comando GRANT. Nesse sentido, o comando GRANT permite que você atribua privilégios a um usuário específico. O comando ficaria assim:

GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'nome_do_usuario'@'localhost' IDENTIFIED BY 'senha';

Onde “nome_do_usuario” é o nome do usuário que você deseja alterar as permissões e “senha” é a senha que você deseja associar ao usuário.

Atribuir permissões a um usuário:

Para atribuir permissões a um usuário no MySQL, você pode usar o comando GRANT. O comando GRANT permite que você atribua privilégios a um usuário específico. O comando ficaria assim:

GRANT SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE, CREATE, DROP, INDEX ON *.* TO 'nome_do_usuario'@'localhost' IDENTIFIED BY 'senha';

Onde “nome_do_usuario” é o nome do usuário que você deseja atribuir permissões e “senha” é a senha que você deseja associar ao usuário.

Remover permissões de um usuário:

Para remover permissões de um usuário no MySQL, você pode usar o comando REVOKE. O comando REVOKE permite que você revoque privilégios de um usuário específico. O comando ficaria assim:

REVOKE SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE, CREATE, DROP, INDEX ON *.* FROM 'nome_do_usuario'@'localhost';

Onde “nome_do_usuario” é o nome do usuário que você deseja remover permissões.

Esses são os principais comandos para gerenciar usuários e permissões no MySQL. Portanto, com esses comandos, você pode criar usuários, excluir usuários, alterar permissões, atribuir permissões e remover permissões de usuários específicos. É importante lembrar que a segurança é uma parte crítica de qualquer sistema de gerenciamento de dados, então é importante manter o controle acesso às suas tabelas e dados.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Schênia T

Schênia T

Cientista de dados, apaixonada por ferramentas de tecnologia e games. Graduanda em Estatística pela UFPB. Seu hobby é maratonar séries, curtir uma boa música trabalhando ou cozinhando, ir ao cinema e aprender coisas novas!

Contato: schenia.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!