Registro WHOIS: Consultar dados sobre o registro de domínio

Todo nome de domínio na internet possui um registro WHOIS. Trata-se dos dados cadastrais sobre o dono, administrador e provedor de hospedagem do domínio, que por regulamentação ICANN, permanecem públicos na internet para consulta de qualquer pessoa. Dessa forma, cada extensão de domínio possui um formato diferente de registro WHOIS. Além de fazer a pesquisa por um registro de domínio, você também pode realizar a busca WHOIS em um IP.

Consulta WHOIS

Para obter os dados cadastrais sobre um registro de domínio, realize uma consulta de domínios registrados pelo WHOIS:

registro whois

 

15% OFF

Como alterar um registro WHOIS de um domínio

Este registro pode ser alterado a qualquer momento, através da empresa que realizou o registro de domínio. Por exemplo, para domínios registrados na Homehost, a alteração pode ser feita pelo painel de controle da hospedagem do site, na opção WHOIS.

Além de alterar o WHOIS, é possível alterar o DNS pela mesma plataforma. Este outro artigo explica como configurar DNS de um domínio .COM .NET e .ORG , e este outro, explica como alterar DNS de domínios .BR pelo Registro.br .

Diferentes tipos de WHOIS

Uma pesquisa do registro WHOIS pode ser feita em:

  • Registro de domínios nacionais – WHOIS Registro.br: em pesquisas sobre domínios brasileiros, a consulta é realizada no servidor whois.registro.br . O Registro.br é um órgão que pertence ao CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil).
  • Registro de domínios internacionais – WHOIS Internic: Em buscas sobre registro de domínios internacionais, existem diversos servidores WHOIS disponíveis, variando de acordo com a extensão (TLD) do domínio. Dessa forma, cada país possui seu próprio comitê gestor local.

Quais informações posso obter através do registro WHOIS ?

  • Dados do administrador do registro de domínio: normalmente estes são os dados do dono, ou seja, do titular do registro. Também serve como consulta de CNPJ para domínios BR.
  • Dados do responsável técnico: informações sobre a empresa, webmaster ou programador (técnico) que gere o domínio ou o site.
  • Dados do provedor de hospedagem de sites: empresa que realizou o registro do domínio, ou que detenha o controle atual sobre aquele registro. Um domínio pode ser transferido livremente entre um provedor de hospedagem e outro.
  • Servidores DNS do domínio: um servidor DNS é o provedor de hospedagem de sites para o qual o domínio está atualmente apontando. Para que um domínio funcione através de um provedor, o primeiro passo é alterar os servidores DNS no Registro de domínio.
  • Datas de registro e expiração: São as informações sobre quando o domínio foi registrado, e até qual data possui validade. Todo registro tem validade de pelo menos 1 ano, podendo ser renovado por períodos de 1 ou mais anos.

Como assegurar a veracidade das informações cadastrais de um registro de domínio ?

A internet é dividida por continentes, países e entidades gestoras. Cada país pode estabelecer suas próprias regras e condições. Em outras palavras, não existe um único dono da internet. Dessa forma, no Brasil, o sistema de WHOIS Registro.br estabelece e obriga que os dados sejam mantidos publicamente abertos, e com exatidão.

Ainda não tem um www

Isso é muito importante para que se possa, eventualmente, identificar fraudes ou atividades irregulares sendo realizadas por sites locais. Igualmente, para registros WHOIS internacionais de domínios .COM .NET ou .ORG, as mesmas regras se aplicam.

Eventualmente, ao detectar possíveis dados incompletos ou imprecisos, o Registro.br pode solicitar e obrigado ao titular do registro de domínio a regularizar seu registro WHOIS , sob pena do congelamento do domínio.

Como detectar se um domínio está ativo, bloqueado ou expirado ?

Na consulta WHOIS do Registro br surgirá a informação “ativo” para domínios ativos ou “congelado” para domínios bloqueados ou expirados.

Contudo, para registros WHOIS internacionais nem sempre esta informação está clara. Por isso, uma forma de se detectar o estado de um registro de domínio é observando a data de expiração (expiration date). Caso esta data seja inferior ao dia de hoje, isto significa que o domínio está expirado (bloqueado).

A consulta WHOIS serve para registro de domínios grátis?

Sim. A consulta WHOIS irá lhe informar os dados cadastrais do titular, provedor, servidores DNS também para os domínios grátis e domínios pagos.

A história do registro WHOIS

O registro WHOIS faz uso do protocolo WHOIS, definido pela RFC3912. Quando a internet ainda era um embrião (se chamava ARPANET), havia apenas uma organização que cuidava de todos os registros de domínio, a DARPA.  Nos anos 70, Elizabeth Feinler criou o ARPANET Resource Directory, que era o primeiro diretório de registros WHOIS. Naquela altura, um servidor foi configurado na Universidade de Stanford. Dessa forma, este servidor era responsável pelo armazenamento das informações sobre pessoas e entidades da ARPANET. Sendo assim, foram criados os primeiros domínios, que eram divididos com base na localização física de cada computador daquela rede.

O processo de registro WHOIS foi padronizado nos anos 80. Dessa forma, a consulta WHOIS se tornou pública, e pessoas, e empresas já podiam ter recursos como nomes de domínios e registros de endereços IP. A DARPA continuava a ser o órgão responsável pelos registros naquela época. No ano de 1993, surgiu a InterNIC, que era um consórcio entre a Network Solutions e AT&T. A InterNIC herdou o controle sobre os registros WHOIS, e até então, é um dos órgãos responsáveis pela delegação e controle dos nomes de domínio no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat