DNS: você sabe o que significa essa sigla?

Você é bom em decorar números? Hoje em dia, com a evolução da tecnologia, nós só memorizamos as sequências mais importantes do nosso dia a dia, como telefones, senhas, documentos, entre outros. Imagine a seguinte situação, ao invés do usuário memorizar o nome do seu site, ele ter de memorizar uma grande sequência numérica. Seria um caos! E isso só não acontece graças ao DNS! Aprenda o que significa essa sigla.

O que é DNS?

DNS significa Domain Name System, em português, Sistema de Nomes de Domínios. Esse sistema nasceu para facilitar a nossa navegação, traduzindo domínios de sites em IP (Internet Protocol), que são sequências numéricas de identificação de um domínio em seu servidor.

Graças a esse sistema, você encontra facilmente um site usando o seu nome amigável, como www.exemplo.com.br, e não uma sequência numérica, como 000.123.456.789.

Sem o DNS, nossa navegação seria baseada em tabelas gigantescas, com nossas sequências de IP favoritas.

Como funciona o DNS

Devido ao tamanho da internet, o sistema opera como um grande banco de dados, organizado em servidores de forma hierárquica ao redor do mundo. A identificação de um site ocorre primeiro por sua máquina, o “www”, depois pelo seu domínio, “nome amigável + .com / .edu / .blog / .net / entre outros”, e ainda o país de origem “.ar / .br / .uk / e muitos outros”.

Cada máquina possui um DNS primário e outro secundário, para o caso do primeiro servidor não reconhecer o endereço em questão, ele pede ajuda a outros, hierarquicamente superior, e assim por diante.

Não existem DNS iguais

Cada servidor possui o seu IP, e cada domínio é direcionado a um IP diferente. Então, graças ao DNS, é impossível registrar dois domínios idênticos.

Mas, fique atento: ao digitar um domínio com final “.com” e outro “.com.br”, você pode acessar dois sites diferentes, com nomes amigáveis quase iguais.

Por isso, é importante hospedar o seu site com especialistas. Conte com a Homehost para não sofrer com duplicidade e outros problemas corriqueiros do mercado.

Quem regulamenta o DNS?

Atualmente, o responsável pela organização de IP, nomes e domínios no mundo é o ICANN, em português, Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números. Uma entidade sem fins lucrativos que visa garantir estabilidade de todos os sites da internet.

Entendeu o que significa e como funciona o DNS? Aqui na Homehost temos os serviços ideais para hospedar o seu site de maneira simples e segura. Saiba mais em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat