O que é DNS? Entenda de forma fácil.

Você é bom em decorar números? Hoje em dia, com a evolução da tecnologia, nós só memorizamos as sequências mais importantes do nosso dia a dia, como telefones, senhas, documentos, entre outros. Imagine a seguinte situação, ao invés do usuário memorizar o nome do seu site, ele ter de memorizar uma grande sequência numérica. Seria um caos! E isso só não acontece graças ao DNS! Aprenda o que significa essa sigla.

O que é DNS?

DNS significa Domain Name Server, em português, Servidor de Nomes de Domínios. Esse sistema nasceu para facilitar a nossa navegação. Dessa forma, ele traduz domínios de sites em IP’s (Internet Protocol), que são sequências numéricas de identificação de um domínio em seu servidor.

Graças a esse sistema, você encontra facilmente um site usando o seu nome amigável. Por exemplo, o sistema DNS permite um usuário acessar um site como www.exemplo.com.br, e não uma sequência numérica, como 200.123.123.15.

Sem o DNS, nossa navegação seria baseada em números gigantescos! Em suma, não teríamos sites com nomes amigáveis como Google.com , Homehost.com.br , Yahoo.com …

Em resumo, o servidor DNS traduz um nome de domínio para seu endereço IP. Por exemplo, o cliente acessa www.homehost.com.br , e o servidor DNS traduz este nome para um IP na internet.

Como funciona o DNS

Devido ao tamanho da internet, o sistema opera como um grande banco de dados, organizado em servidores de forma hierárquica ao redor do mundo. A identificação de um site ocorre primeiro por sua máquina, o “www”, depois pelo seu domínio, “nome amigável + .com / .edu / .blog / .net / entre outros”, e ainda o país de origem “.ar / .br / .uk / e muitos outros”.

Cada site na internet possui um DNS primário e um DNS secundário, para o caso do primeiro servidor falhar.É possível haver 3, 4, 5 ou quantos servidores sejam necessários. Em caso de falha, cada servidor “pede ajuda” ao servidor seguinte, hierarquicamente inferior, até haver a resposta correta.

Não existem DNS iguais

Cada servidor possui o seu IP, e cada domínio é direcionado a um IP diferente. Então, graças ao DNS, é impossível registrar dois domínios idênticos.

Mas, fique atento: ao digitar um domínio com final “.com” e outro “.com.br”, você irá acessar dois sites diferentes, com nomes de domínio amigáveis quase iguais.

Por isso, é importante hospedar o seu site com especialistas. Conte com a Homehost para não sofrer com duplicidade e outros problemas corriqueiros do mercado.

Quem regulamenta o DNS?

Cada país possui um órgão regulador de seus nomes de domínio. No Brasil, por exemplo, este controle é feito pelo Registro.br (Comitê Gestor da Internet). O Registro.br controla todos os domínios br. Para os domínios COM NET e ORG, o controle é feito pela ICANN.

Uma base de dados com pesquisa WHOIS fica sempre disponível em todos os domínios na internet. Ela contem informações completas sobre o proprietário de cada domínio, seus servidores DNS, data de registro, entre outras informações.

Esta regulação dos registros de domínio é importante para que se evite duplicidades e também para que se evite fraudes em geral.

Como trocar o DNS de um domínio

Alterar o DNS de um domínio é uma tarefa simples e fácil. Em suma, você precisa de um plano de hospedagem de sites, e de acesso a empresa por onde fez seu registro de domínio. Nestes dois artigos, explicamos em detalhes como configurar o DNS de um domínio .COM e como alterar DNS de um domínio .BR .

Entendeu o que significa e como funciona o DNS? Na Homehost temos os serviços ideais para registrar um domínio e hospedar o seu site de maneira simples e segura. Saiba mais em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat