Servidor de DNS não está respondendo: Como resolver

Registrei um domínio. Agora vamos configurar os servidores DNS. Para nossa surpresa, surge um erro de DNS: Servidor de DNS não está respondendo. O que parece um problema muito complicado e dificil de se resolver, é na verdade, algo relativamente simples. Neste artigo, explicaremos as possíveis causas e soluções para servidores DNS que apresentam problemas.

Primeiramente, quando contratamos uma empresa de hospedagem de sites, eles nos enviam por email todas as informações sobre os endereços de DNS que devemos configurar no Registro.br (ou em outro registrador).

Este artigo apresenta as possíveis causas e soluções:

15% OFF

Como responde um servidor DNS ?

Apesar de muita gente com conhecimentos técnicos já ter este conhecimento, é importante ilustrar desde o início como funciona a resolução de DNS. Por exemplo, um usuário digita o endereço de um site na barra do navegador. Então, o navegador irá consultar (perguntar) ao servidor DNS qual o endereço IP do site em questão. O servidor DNS, por sua vez, irá responder informando o endereço IP. Quando o servidor de DNS não está respondendo, precisamos usar algumas ferramentas para investigar e solucionar o problema.

Toda comunicação na internet ocorre baseada em endereços IP. Um nome de domínio é uma forma amigável para se descobrir um IP. Antes de qualquer uso de qualquer protocolo, seja HTTP, HTTPS (SSL), FTP, EMAIL, etc.. há uma consulta ao servidor de DNS. Justamente para se obter o endereço IP, e em seguida, realizar a comunicação.

O funcionamento do DNS é o mesmo tanto para domínios .COM (internacionais) como para domínios .BR (Brasil).

como responde um servidor DNS

Quais são os meus endereços de DNS ?

Antes de mais nada, é importante ter em mãos os endereços dos seus servidores DNS. A seguir, mostramos um exemplo de um email de boas vindas, com os dados de acesso e servidores DNS de um novo plano de hospedagem contratado na Homehost.

Ainda não tem um www

 

Neste exemplo, nossos servidores DNS são:

  • DNS Primário: ns23.servidorwebsite.net
  • DNS Secundário: ns24.servidorwebsite.net

Você também pode usar a pesquisa WHOIS para descobrir a sua configuração atual de DNS do seu domínio. Caso seu servidor de DNS não esteja respondendo, antes de mais nada, confira se os servidores DNS estão configurados corretamente em seu domínio.

Teste de ping no servidor DNS

Um problema de DNS muito comum, é termos digitado (ou anotado) de forma errada os endereços.  Portanto, o primeiro passo é verificar se o hostname do servidor DNS é válido e está respondendo. Por exemplo, muitos casos em que o servidor de DNS não estiver respondendo, a causa pode ser uma falha de rede, ou falha no próprio servidor DNS.

Dessa forma, considerando que o nosso servidor DNS é ns23.servidorwebsite.net , abra o prompt de comando (cmd) no Windows, e digite:

Caso esteja tudo OK com o servidor DNS, você verá um resultado similar a este. Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de Perda). 

No entanto, caso note um número de pacotes perdidos superior a 0, ou caso surja alguma mensagem de erro similar a “não pôde encontrar o host”, isto significa que:

  • Provavelmente você pode ter anotado os servidores DNS errados: Contacte seu provedor de hospedagem e solicite os endereços corretos dos servidores DNS.
  • Ou então, o servidor DNS em questão pode estar fora do ar.

Teste de nslookup: consultando o servidor DNS

A qualquer momento você pode consultar o servidor DNS, para confirmar se ele está respondendo corretamente pelo seu domínio. O comando nslookup equivale a perguntar para o DNS: “Qual o IP de tal domínio?”. Então, o servidor, responde: “O IP deste domínio é XXX”. Ou em contrapartida, em caso de falha, responderá: “Domínio não encontrado”.

Abra o prompt de comando, e execute:

Caso o servidor não conheça o domínio, ou então, caso o domínio simplesmente não esteja corretamente cadastrado no servidor DNS, surgirá um erro “Query refused”. Em outras palavras, o servidor de DNS não está respondendo com os dados do domínio.

Caso contrário, estando tudo OK (domínio corretamente cadastrado no DNS), o nslookup nos informará o endereço IP do site (Address: 177.85.98.242).

Caso o nslookup retorne o erro Query refused (ou Pesquisa recusada), você pode considerar uma das duas hipóteses:

  • Domínio não cadastrado no servidor de hospedagem. Você precisa contactar o sua empresa de hospedagem, solicitando que cadastre o domínio no servidor. Em seguida, você poderá configurar os DNS corretamente.
  • Falha no cadastro das zonas de DNS. É possível que haja uma inconsistência no cadastro interno das zonas de DNS dentro do servidor. Explicaremos a seguir a solução para este caso.

Editando a zona de DNS: corrigindo falhas comuns

Para que os servidores DNS funcionem corretamente, a zona de DNS (RFC1035) precisa estar corretamente configurada. Em suma, uma zona de DNS nada mais é do que um arquivo texto dentro do servidor, com os apontamentos de cada hostname para os devidos IPs. Por exemplo, problemas na zona de DNS são uma causa bastante comum para um servidor de DNS não estar respondendo corretamente.

Acesse o cPanel/WHM

Usaremos o WHM (cPanel) para editar nossa zona de DNS, e mostraremos as falhas mais comuns dentro dela. Em tempo, esta ferramenta de edição de zona de DNS está disponível para planos de revenda de hospedagem e servidores dedicados. Em outras palavras, ela exige acesso administrativo ao servidor.

Usaremos a opção Edit DNS Zone (em português “Editar Zona de DNS”). Em seguida, selecione o seu dominio e clique em Edit.

Edite a zona de DNS

A seguir, mostramos uma imagem da zona de DNS. Para confirmar seu bom funcionamento, será necessário prestar atenção aos ítens marcados na imagem como 1, 2 e 3.

 

Explicando eles:

  • Ítem 1 – Registo SOA (Start of Authority). Este campo precisa sempre ser igual ao seu DNS Primário.
  • Ítem 2 – Registro NS – É sempre necessário ter duas linhas, uma para o DNS Primário e outra para o DNS Secundário.
  • Ítem 3 – A – Este registro deve sempre estar indicando o endereço IP do seu site. Ou seja, o endereço IP que o servidor DNS irá responder quando for consultado pelo seu domínio.

Concluíndo, caso qualquer um destes ítens em sua zona de DNS esteja em desacordo, você deverá realizar o ajuste, seguindo o exemplo da imagem. Caso não possua acesso de revenda de hospedagem, ou caso não seja administrador do servidor, recomendamos fazer esta solicitação ao suporte técnico. Caso as configurações estejam corretas, e ainda assim o servidor de DNS não estiver respondendo, recomendamos aguardar algumas horas pela propagação e atualização das configurações.

Recomendamos também a leitura deste outro artigo, aonde explicamos problemas comuns de DNS e suas possíveis soluções.

Conclusão

Por fim, há diversas razões para o servidor de DNS não estar respondendo. Basicamente, podemos usar os testes de Ping e Nslookup para entender o problema. Por exemplo, você também pode usar um serviço externo de Nslookup como o da Kloth.net. Em suma, normalmente são bastante úteis para diagnosticarmos a causa de um servidor de DNS não respondendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat