Problemas com DNS: 4 soluções para erros de DNS

Todo profissional de informática, algum dia, já precisou resolver problemas com DNS. Eles são mais comuns do que se imagina. O serviço de DNS é muito utilizado tanto para hospedagem de domínios na internet, como para a navegação em computadores e celulares. Todo protocolo da internet faz constantemente consultas a servidores DNS externos.

Toda comunicação na internet é baseada em endereços IP. Dessa forma, todo nome de domínio (ou hostname) precisa consultar um servidor DNS para buscar o endereço IP correspondente.

Por exemplo, quando acessamos um site, o navegador consulta o servidor DNS para obter o endereço IP. Quando enviamos um email, o servidor SMTP consulta o DNS do servidor de destino.

Como resolver problemas com DNS? A solução não é tão dificil quanto parece. Apesar de ser um assunto um tanto quanto amplo, as soluções são bem simples. Neste artigo, exploraremos as possibilidades mais comuns e explicaremos as causas e soluções para elas.

Este artigo possui os tópicos:

 

Em quase todos os exemplos que daremos, utilizaremos o prompt de comando do Windows. Basta acessar a caixa de pesquisa, e digitar “cmd” (sem as aspas). Dessa forma, você precisará acessar o Prompt de comando.

prompt de comando cmd

Problemas com DNS no Registro.br

A mensagem de erro “Pesquisa recusada” é um erro de DNS bastante frequente ocorre quando o usuário acessa o Registro.br para alterar os DNS de seu domínio. Esta mensagem ocorre quando o servidor DNS não está respondendo pelo domínio em questão.

Em outras palavras, o erro Pesquisa recusada ocorre quando o domínio não está cadastrado no servidor de hospedagem.

Pesquisa recusada no registro.br

Solução

Uma lista de soluções para este erro:

  • Contactar sua empresa de hospedagem de sites, a fim de verificar se o domínio está corretamente configurado, sem erros de digitação;
  • Havendo erros de DNS na configuração, a solução é alterar o DNS de seu domínio pelo Registro.br
  • Apagar e recriar a zona de DNS no servidor (requer acesso de administrador ou revenda de hospedagem);
  • Reiniciar o servidor DNS (requer acesso de administrador);

Usando o nslookup para validar um domínio em um servidor DNS

O nslookup é um comando presente no Windows e no Linux. Ele é de extrema utilidade para se testar se um servidor DNS está (ou não) respondendo corretamente por um domínio.

Por exemplo, iremos consultar o servidor dns ns1.servidordns.com pelo domínio nomedomeudominio.com:

Dessa forma, um exemplo de sucesso. Neste exemplo, o domínio cria1.com.br está corretamente cadastrado no servidor DNS ns16.servidorprotegido.com.

No entanto, a seguir temos um exemplo de falha. Dessa forma, surgirá a mensgem “Query refused”. O domínio outrodominio.com.br não está cadastrado no servidor DNS.

Mensagem de erro ERR_NAME_NOT_RESOLVED no navegador

Outro problema com DNS frequente, é a mensagem de erro “umdominioqualquer.com server IP address could not be found”, seguida de ERR_NAME_NOT_RESOLVED.

erro ERR_NAME_NOT_RESOLVED

Este erro de DNS ocorre basicamente por dois motivos:

  • O nome de domínio que você digitou não existe ou não está registrado
  • Problemas no servidor DNS do servidor de hospedagem
  • Configuração errada dos servidores DNS no Registro.br (ou outro registrador)

Solução

Cada possível causa (motivo) do erro, tem uma solução diferente. Neste momento, recomendamos seguir essas etapas para encontrar o motivo do problema:

  • Primeiramente, confirme que o domínio está registrado, utilizando a pesquisa de registro WHOIS.
  • Em seguida, execute o comando nslookup para verificar se os servidores DNS do seu provedor de hospedagem de sites está corretamente configurado.
  • Por fim, contacte seu provedor de hospedagem, e verifique se os servidores DNS estão corretos no Registro.br

Falha no servidor DNS do seu computador pessoal

Um dos erros mais comuns com DNS, consiste na falha no provedor de acesso a internet. Todo assinante de banda larga ou internet móvel recebe do seu provedor um endereço IP , e os servidores DNS da rede local. Sendo assim, toda comunicação usa os endereços dos servidores DNS designado pelo provedor de acesso. Então, se estes servidores falharem, toda navegação fica comprometida.

Um teste que pode ser feito, é usando o comando nslookup. Faremos uma consulta de DNS ao domínio Google.com com o comando a seguir:

Caso surja uma mensagem de erro “timeout” ou similar, isto significa que o servidor DNS do seu provedor de acesso a internet não está respondendo.

comando nslookup para checar dns

Solução

Você pode alterar os servidores DNS em seu roteador, nas configurações DHCP. Sugerimos sempre usar os DNS gratuitos como Google e Open DNS. Usar serviços de DNS gratuitos na maioria das vezes irá resolver problemas com DNS durante sua navegação.

DNS gratuitos do Google: 8.8.8.8 e 8.8.4.4

DNS gratuitos OpenDNS: 208.67.220.220 e 208.67.222.222

Um exemplo utilizando um roteador TPLINK:

configurar dns no roteador de internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat