Como resolver problema de DNS

como resolver problema de dns

Todo profissional de informática, algum dia, já teve dúvidas sobre como resolver problema de DNS. Eles são mais comuns do que se imagina. O serviço de DNS é muito utilizado tanto para hospedagem de domínios na internet, como para a navegação em computadores e celulares. Portanto, todo protocolo da internet faz constantemente consultas a servidores DNS externos.

Toda comunicação na internet é baseada em endereços IP. Dessa forma, todo nome de domínio (ou host) precisa consultar um servidor DNS para buscar o endereço IP correspondente.

Por exemplo, quando acessamos um site, o navegador consulta o servidor DNS para obter o endereço IP. Sendo assim, quando enviamos um e-mail o servidor SMTP consulta o DNS do servidor de destino.

Como resolver problemas com DNS? A solução não é tão difícil quanto parece. Um problema de DNS pode ser simples, sendo resolvido limpando o cache de seu navegador.

Problemas de rota, ou até mesmo alta latência na conexão podem ser a causa. Ou então, em casos mais complexos, pode demandar alterações em alguma configuração.

Apesar de ser um assunto um tanto quanto amplo, as soluções são bem simples. Por vários motivos, você pode receber o erro de servidor DNS não está respondendo. Neste artigo, exploraremos as possibilidades mais comuns e explicaremos as causas e soluções para elas.

Em quase todos os exemplos que daremos, você poderá entender como resolver problemas de DNS de diferentes formas. Neste primeiro caso, utilizaremos o prompt de comando do Windows. Basta acessar a caixa de pesquisa, e digitar “cmd” (sem as aspas). Dessa forma, você precisará acessar o Prompt de comando.

como resolver problema de dns

Como resolver problemas de DNS no Registro.br

A mensagem de erro “Pesquisa recusada” é um problema de DNS bastante frequente, ocorre quando o usuário acessa o Registro.br para alterar os DNS de seu domínio. Esta mensagem ocorre quando o servidor DNS não está respondendo pelo domínio em questão.

Em outras palavras, o erro Pesquisa recusada ocorre quando o domínio não está cadastrado no servidor de hospedagem.

Pesquisa recusada no registro.br

Solução

Uma lista de soluções sobre como resolver este problema de DNS:

Usando o nslookup para validar um domínio em um servidor DNS

Sempre que surge a dúvida sobre como resolver problema de DNS, precisamos ter em mente a ferramenta nslookup. O nslookup é um comando presente no Windows e no Linux. Dessa forma, ele é de extrema utilidade para se testar se um servidor DNS está (ou não) respondendo corretamente por um domínio. Você pode usar o nslookup nativo do Windows ou Linux, ou então, pode usar serviços externos. Portanto, recomendamos o nslookup da Network Tools.

Por exemplo, iremos consultar o servidor dns ns1.servidordns.com pelo domínio nomedomeudominio.com:

nslookup  nomedomeudominio.com  ns1.servidordns.com

Dessa forma, um exemplo de sucesso. Neste exemplo, o domínio cria1.com.br está corretamente cadastrado no servidor DNS ns16.servidorprotegido.com.

>nslookup cria1.com.br ns16.servidorprotegido.com
Servidor:  UnKnown
Address:  177.85.103.82

Nome:    cria1.com.br
Address:  177.85.103.66

No entanto, a seguir temos um exemplo de falha. Dessa forma, surgirá a mensgem “Query refused”. O domínio outrodominio.com.br não está cadastrado no servidor DNS.

>nslookup outrodominio.com.br ns16.servidorprotegido.com
Servidor:  UnKnown
Address:  177.85.103.82

*** UnKnown não encontrou cria1XXX.com.br: Query refused

Mensagem de erro ERR_NAME_NOT_RESOLVED no navegador

Outro problema de DNS frequente, é a mensagem de erro “umdominioqualquer.com server IP address could not be found”, seguida de ERR_NAME_NOT_RESOLVED.

erro ERR_NAME_NOT_RESOLVED

Este problema de DNS ocorre basicamente por dois motivos:

  • O nome de domínio que você digitou não existe ou não está registrado
  • Problemas no servidor DNS do servidor de hospedagem
  • Configuração errada dos servidores DNS no Registro.br (ou outro registrador)

Como resolver este problema de DNS

Cada possível causa (motivo) do erro, tem uma solução diferente. Neste momento, recomendamos seguir essas etapas para encontrar o motivo do problema:

  • Primeiramente, confirme que o domínio está registrado, utilizando a pesquisa de registro WHOIS.
  • Em seguida, execute o comando nslookup para verificar se os servidores DNS do seu provedor de hospedagem de sites está corretamente configurado.
  • Por fim, contacte seu provedor de hospedagem, e verifique se os servidores DNS estão corretos no Registro.br

Como resolver problema de DNS em seu computador pessoal

Um dos erros mais comuns com DNS, consiste na falha no provedor de acesso à internet. Todo assinante de banda larga ou internet móvel recebe do seu provedor um endereço IP, e os servidores DNS da rede local. Dessa forma, toda comunicação usa os endereços dos servidores DNS designado pelo provedor de acesso. Então, se estes servidores falharem, toda navegação fica comprometida.

Um teste que pode ser feito, é usando o comando nslookup. Em seguida, faremos uma consulta de DNS ao domínio Google.com com o comando a seguir:

nslookup google.com

Contudo, caso surja uma mensagem de erro “timeout” ou similar, isto significa que o servidor DNS do seu provedor de acesso à internet não está respondendo.

comando nslookup para checar dns

Solução

Você pode resolver este problema de DNS alterando os servidores DNS em seu roteador, nas configurações DHCP. Sugerimos sempre usar os DNS gratuitos como Google e Open DNS. Usar serviços de DNS gratuitos na maioria das vezes irá resolver problemas com DNS durante sua navegação.

DNS gratuitos do Google: 8.8.8.8 e 8.8.4.4

DNS gratuitos OpenDNS: 208.67.220.220 e 208.67.222.222

Um exemplo utilizando um roteador TPLINK:

configurar dns no roteador de internet

Conclusão

Há vários métodos e soluções para este tipo de erros. Portanto, sempre que nos deparamos com a dúvida sobre como resolver problema de DNS, precisamos ter em mente a causa do problema. Em suma, muitas vezes uma pesquisa WHOIS nos ajudará. O comando principal para resolver erros com DNS é o nslookup. Por fim, uma leitura mais aprofundada sobre ele sempre ajudará.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!