DNS: O que é servidor DNS e como ele funciona ?

o que e servidor DNS ?

Você é bom em decorar números? Hoje em dia, com a evolução da tecnologia, nós só memorizamos as sequências mais importantes do nosso dia a dia, como telefones, senhas, documentos, entre outros. Imagine a seguinte situação, ao invés do usuário memorizar o nome do seu site, ele ter de memorizar uma grande sequência numérica. Seria um caos! E isso só não acontece graças ao DNS! Aprenda o que é servidor DNS.

O que é servidor DNS?

DNS significa Domain Name Server, em português, Servidor de Nomes de Domínios. Esse sistema nasceu para facilitar a nossa navegação. Dessa forma, ele traduz domínios de sites em IP’s (Internet Protocol), que são sequências numéricas de identificação de um domínio em seu servidor. Sempre que fazemos um registro de domínio, precisamos em seguida configurar o servidor DNS.

15% OFF

Graças a esse sistema, você encontra facilmente um site usando o seu nome amigável. Por exemplo, o sistema DNS permite um usuário acessar um site como www.exemplo.com.br, e não uma sequência numérica, como 200.123.123.15.

Sem o DNS, nossa navegação seria baseada em números gigantescos! Em suma, não teríamos sites com nomes amigáveis como Google.com , Homehost.com.br , Yahoo.com …

Em resumo, o servidor DNS traduz um nome de domínio para seu endereço IP. Por exemplo, o cliente acessa www.homehost.com.br , e o servidor DNS traduz este nome para um IP na internet.

Como funciona o DNS

Devido ao tamanho da internet, o sistema opera como um grande banco de dados, organizado em servidores de forma hierárquica ao redor do mundo. A identificação de um site ocorre primeiro por sua máquina, o “www”, depois pelo seu domínio, “nome amigável + .com / .edu / .blog / .net / entre outros”, e ainda o país de origem “.ar / .br / .uk / e muitos outros”.

Cada site na internet possui um DNS primário e um DNS secundário, para o caso do primeiro servidor falhar. É possível haver 3, 4, 5 ou quantos servidores sejam necessários. Em caso de falha, cada servidor “pede ajuda” ao servidor seguinte, hierarquicamente inferior, até haver a resposta correta. Dessa forma, podemos exemplificar o que é servidor DNS na prática e no dia a dia de seu funcionamento.

Ainda não tem um www

Qual o servidor DNS do meu site ?

Uma pergunta muito comum que surge junto a dúvida sobre o que é servidor DNS, é a respeito de qual o servidor DNS do meu domínio. Para descobrir o servidor DNS do seu domínio, há duas formas:

Não existem DNS iguais

Cada servidor possui o seu IP, e cada domínio é direcionado a um IP diferente. Então, graças ao endereço DNS, é impossível registrar dois domínios idênticos.

Mas, fique atento: ao digitar um domínio com final “.com” e outro “.com.br”, você irá acessar dois sites diferentes, com nomes de domínio amigáveis quase iguais.

Por isso, é importante hospedar o seu site com especialistas. Conte com a Homehost para não sofrer com duplicidade e outros problemas corriqueiros do mercado.

Quem regulamenta o DNS?

Cada país possui um órgão regulador de seus nomes de domínio. No Brasil, por exemplo, este controle é feito pelo Registro.br (Comitê Gestor da Internet). O Registro.br controla todos os domínios br. Para os domínios COM NET e ORG, o controle é feito pela ICANN. Para entendermos o que é servidor DNS, vamos explicar a organização das entidades que fazem o controle dos domínios na internet.

Uma base de dados com pesquisa WHOIS fica sempre disponível em todos os domínios na internet. Ela contem informações completas sobre o proprietário de cada domínio, seus servidores DNS, data de registro, entre outras informações.

Esta regulação dos registros de domínio é importante para que se evite duplicidades e também para que se evite fraudes em geral.

Como trocar o DNS de um domínio

Alterar o DNS de um domínio é uma tarefa simples e fácil. Em suma, você precisa de um plano de hospedagem de sites, e de acesso a empresa por onde fez seu registro de domínio. Nestes dois artigos, explicamos em detalhes como configurar o DNS de um domínio .COM e como alterar DNS de um domínio .BR . A pergunta mais frequente dos clientes de um provedor de hospedagem de sites é o que é servidor DNS.

Entendeu o que significa e como funciona o DNS? Na Homehost temos os serviços ideais para registrar um domínio e hospedar o seu site de maneira simples e segura. Saiba mais em nosso site.

Conclusão: o que é servidor DNS ?

Por mais que não pareça, o DNS é o protocolo de internet mais usado dentre todos. Todos os protocolos dependem do DNS. Por exemplo, quando tentamos acessar uma página HTTP, nosso navegador antes de mais nada faz uma consulta ao DNS. Quando usamos um programa de FTP para acessar o servidor, antes ele faz uma consulta DNS para descobrir o endereço IP do servidor. Por fim, a conexão é feita.

One thought on “DNS: O que é servidor DNS e como ele funciona ?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat