Certificado SSL: Como gerar e instalar em seu site no cPanel

Este artigo explica como gerar um certificado SSL gratuitamente e configurar um servidor seguro https em seu site hospedado na Homehost. Um certificado é uma chave criptografada, que diz ao navegador que seu site é seguro. Dessa forma, o servidor seguro https faz a leitura desta chave e realiza a comunicação segura entre o servidor de hospedagem de sites e o cliente. Uma explicação mais detalhada sobre os benefícios e vantagens pode ser encontrada nesta página sobre Certificado SSL Grátis.

Caso seu painel de controle seja o DirectAdmin, você deverá seguir este outro tutorial.

Este serviço gratuito está incluso, sem custo adicional, nos planos de hospedagem de sites Avançado e Premium , e também em todos os planos de revenda de hospedagem.

15% OFF

Tópicos deste artigo

Para que serve um certificado SSL ?

Um certificado SSL tem várias funções. Principalmente, tem como função estabelecer uma conexão segura e privada entre o servidor HTTP e o cliente que está navegando. Contudo, a internet atualmente está exigindo que todas as conexões sejam privadas. Tanto certificados SSL Certisign como um certificado SSL barato, ou até mesmo um certificado SSL grátis possuem a mesma função. Ambos funcionarão da mesma forma. O Google, por exemplo, prioriza e posiciona no topo os sites com um certificado SSL. Vamos listar apenas algumas delas:

  • Protege tanto o site como o cliente de roubo de dados;
  • Melhora seu posicionamento no Google;
  • Evita que passwords sejam perdidas durante a conexão;
  • Previne contra interceptação de dados;
  • Protege contra vírus e malwares;
  • Permite realizar transações seguras com cartões de crédito.

Como gerar um certificado SSL grátis e instalar em seu site

Primeiramente, vamos acessar o painel de controle cPanel. Em seguida, clique na opção Let’s Encrypt SSL , dentro da aba Segurança.

Ainda não tem um www

como configurar um certificado ssl 1

Após isso, localize a área Issue a new certificate.

Clique e ative os hosts que deseja gerar os certificados.

Em seguida, clique em Issue Multiple.

como configurar um certificado ssl 2

Em seguida, na próxima tela clique na opção Issue para gerar o certificado.

como configurar um certificado ssl 3

Por fim, seu certificado já foi gerado e seu servidor seguro https já está pronto para uso.

 

Por exemplo, abra seu navegador e acesse seu site colocando https:// antes do nome do domínio. Após isso, você irá ver o cadeado, como no exemplo abaixo.

como configurar um certificado ssl 5

Gerenciando seus certificados SSL

No painel de controle cPanel, na mesma opção Let’s Encrypt SSL , localize a área Your domains with Let’s Encrypt certificates.

Escolha o host sobre o qual deseja gerenciar o certificado SSL e clique sobre a opção View.

Em seguida, nesta tela você pode visualizar todos os detalhes sobre o certificado.

O campo Valid Before indica a data de expiração do certificado. Lembre-se que os certificados SSL grátis são válidos por 3 meses. Você deverá gerar novamente o certificado, antes do vencimento, para que ele seja renovado.

como configurar um certificado ssl 7

Como renovar um certificado

A renovação do SSL é bastante simples. O processo é o mesmo da geração de um novo certificado, explicado no início deste artigo.

Os certificados SSL grátis possuem validade de 3 meses. Você pode fazer a renovação deles tanto antes da data de expiração (recomendado) como após.

Diferenças entre um certificado SSL barato e um certificado grátis

Ambos exercem a mesma função. Um certificado SSL barato funciona da mesma forma em relação a um SSL gratuito. Cada certificado é emitido por um “órgão-raiz”. A Homehost utiliza o plug-in Let’s Encrypt e o modSSL. O Let’s Encrypt não cobra pela emissão dos certificados, e o modSSL é uma ferramenta opensource.

Além da Let’s Encrypt ainda há outras entidades emissoras, como, por exemplo, o certificado SSL Certisign, que possuem custos mais elevados.

Certificado SSL Locaweb , Hostinger, Hostgator ou Homehost, qual a diferença?

Outras empresas fornecem os serviços de hospedagem de sites a um preço mais elevado. A Homehost possui 15 anos de experiência no mercado. Por isso, conta com o melhor suporte técnico no Brasil. O protocolo SSL funciona baseado na normativa RFC6101. Basicamente, um SSL gratuito de qualquer uma dessas empresas tem o mesmo funcionamento. A única diferença está na qualidade dos serviços de hospedagem e atendimento entre as empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat