Mysql Front: Conectando ao MySQL e gerenciando seu banco

O MySQL Front é talvez um dos aplicativos mais antigos para gerenciamento de bancos de dados MySQL. Através dele você pode se conectar com o banco de dados, realizar consultas, editar dados de forma fácil, etc. Trata-se de um aplicativo bastante versátil e estável. Neste artigo, explicaremos todas as operações mais usadas dele. O MySQL Front é um aplicativo muito similar ao Heidi SQL, DBeaver e phpMyAdmin.

Primeiramente, você precisa habilitar o acesso remoto do MySQL no servidor. Este artigo parte do princípio que você já criou um banco de dados MySQL no servidor.

Tópicos deste artigo

Como se conectar com o banco de dados MySQL usando o MySQL Front

Antes de mais nada, você pode fazer o download do MySQL Front neste link. Primeiramente, abra o MySQL front. Na tela inicial, em Name informe o nome da conexão. Por exemplo, MEUBANCO. Em seguida, no campo Host informe o endereço IP ou hostname do servidor aonde está o MySQL.  Logo após, informe o nome do usuário e senha do MySQL nos campos User e Password. Por fim, clique OK.

mysql front

Pronto! Agora o MySQL Front já está conectado ao banco de dados MySQL. Possivelmente, uma mensagem de erro poderá surgir caso haja algum bloqueio no firewall do servidor.

Como listar dados e realizar consultas

Primeiramente, na janela esquerda, clique sobre o nome do banco de dados que deseja gerenciar.

Em seguida, você irá ver a lista de tabelas dentro do banco. Clique sobre a tabela que deseja acessar. Por exemplo, vamos clicar na tabela clientes.

Agora, clique em Data Browser. Dessa forma, vamos listar os registros existentes nessa tabela.

Por fim, aqui estão os registros mostrados na tela.

Inserindo um novo registro

O MySQL Front possui uma interface de fácil uso para se inserir um novo registro na tabela. Isso equivale ao comando INSERT do SQL. Dessa forma, clique no ícone mostrado na imagem a seguir.

Em seguida, você irá ver uma nova linha na cor amarela, com os campos marcados como NULL. Clique com o mouse sobre cada um deles, e digite os dados desejados.

Por exemplo, fizemos a edição do novo campo, e inserimos os novos dados usando o MySQL Front.

Por fim, basta clicar no ícone mostrado a seguir. Este ícone irá gravar o novo registro inserido.

Por fim, basta clicar com o  mouse fora da linha de edição. Dessa forma, o novo registro será salvo no MySQL.

Como editar e atualizar dados no banco MySQL

Antes de mais nada, você precisa entrar na tabela. Dessa forma, acesse a área de consulta de dados. Em seguida, para editar um registo, basta clicar com o mouse no campo em questão. Por exemplo, clicamos no campo data de nascimento.

Com um duplo clique, o campo ficará editável. Basta, assim, digitar o novo valor desejado.

Por exemplo, editamos e alteramos o valor do campo.

Por fim, vamos clicar no ícone mostrado a seguir. Clicando neste ícone, as alterações serão salvas.

Como apagar um registro dentro de uma tabela

Primeiramente, basta clicar com o botão direito sobre o registo em que deseja apagar. Então, clique em Delete record.

Em seguida, surgirá uma tela solicitando sua confirmação. Note que esta operação é irreversível. Estando tudo em ordem, clique Sim.

Por fim, o dado será apagado do banco MySQL.

Como criar uma nova tabela

O MySQL Front possui uma interface bastante amigável para se criar uma nova tabela no MySQL. Primeiramente, clique na tela esquerda sobre o banco de dados dentro do qual deseja criar uma nova tabela.

Em seguida, clique no ícone mostrado na imagem a seguir.

Agora, digite no campo Name o nome da nova tabela. Por exemplo, nossa tabela se chamará “nova_tabela”. Em seguida, clique na aba Fields. Dessa forma, iremos adicionar os campos a tabela.

Nesta tela, clique no ícone mostrado na imagem a seguir. Assim iremos entrar na tela de criação de um campo.

Em seguida, vamos digitar os dados do campo. No campo Name digite o nome do campo. Por exemplo, nosso campo se chamará “nome”. No campo Data Type escolha o tipo de dados.  Por fim, clique OK.

Agora, repita este processo para cada um dos campos que deseja criar. Por fim, clique OK.

Pronto! Nossa nova tabela já está criada através do Mysql Front.

Conclusão

O Mysql Front é uma ferramenta bastante completa e poderosa. Trata-se de um software bastante estável, e muito útil a quem precisa administrar diversos bancos de dados MySQL. Contudo, ele requer algumas configurações iniciais. O MySQL Front é indicado a usuários avançados. Como uma alternativa simples e fácil, recomendamos o phpMyAdmin.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!