FTP Online: Como transferir arquivos para seu site

A ferramenta de FTP sempre foi a mais utilizada na internet para transferir arquivos e publicar um site. Existem diversas alternativas para realizar esta comunicação com o servidor de hospedagem. Por exemplo, existem aplicativos de FTP (também chamados Clientes FTP) como o FileZilla, e também, aplicativos de FTP Online. Neste exemplo mostraremos o gerenciador de arquivos, que não requer a instalação nem configuração de programas em seu compuatdor. Possui praticament todas as funções de um cliente FTP, porém, através do navegador de internet.

Conteúdo deste artigo:

Acessando o FTP Online
Como enviar um arquivo (upload)
Apagando um arquivo
Criando um novo arquivo
Editando um arquivo
Criando uma nova pasta
Perguntas frequentes
Conclusão

Acessando o FTP Online

Primeiramente, acesse o painel de controle do seu site, o cPanel. Em seguida, dentro do cPanel, localize a opção Gerenciador de arquivos. Ela fica dentro da área Arquivos.

ftp online

Em seguida, acesse a pasta public_html . Todos os arquivos de seu site devem ficar dentro desta pasta sempre. Portanto, na área esquerda aonde aparecem as pastas, basta clicar em public_html .

Como enviar um arquivo (upload)

Primeiramente, você precisa acessar a pasta para onde deseja enviar o arquivo. Por exemplo, estamos dentro da pasta public_html (que é a pasta raiz do nosso site). Em seguida, vamos clicar em Carregar.

Em seguida, você pode ou arrastar os arquivos para a área indicada ou clicar em Selecionar arquivo. Neste exemplo, vamos clicar sobre Selecionar arquivo.

Dessa forma, selecione o arquivo que deseja enviar pelo FTP Online em seu computador. Por exemplo, vamos selecionar o arquivo bluemail6.jpg. Por fim, clique em Abrir.

Em seguida, surgirá uma mensagem confirmando que o envio do arquivo por FTP foi concluído. Por fim, clique em Voltar para…

Em seguida, já podemos ver o arquivo bluemail6.jpg dentro do servidor, como mostra a imagem.

Apagando um arquivo

O FTP Online também lhe permite excluir um arquivo do servidor. Primeiramente, clique sobre o nome do arquivo desejado. Por exemplo, clicamos no arquivo pagina.htm. Em seguida, clique em Excluir.

Dessa forma, surgirá uma tela de confirmação. Verifique o se o arquivo selecionado está correto. Por fim, clique em Confirm.

Criando um novo arquivo

Criando um novo arquivo

A ferramenta FTP Online também lhe permite criar e editar arquivos. Primeiramente, você precisa acessar a pasta aonde deseja criar o arquivo. Neste exemplo, estamos dentro da pasta public_html, que é a raiz do site. Em seguida, clique em + Arquivo.

Dessa forma, aparecerá uma tela para digitar o nome do arquivo. Por exemplo, nosso arquivo se chamará exemplo.html . Por fim, clique em Create New File.

Editando um arquivo

O gerenciador de arquivos também possui a opção de editar o conteúdo dos arquivos do seu site. É uma forma bastante rápida e prática para realizar alterações ou ajustes em seu site. Por exemplo, o editor funciona tanto para arquivos HTML como para arquivos de programação PHP ou similares. Primeiramente, selecione o arquivo que deseja editar. Em nosso exemplo, selecionamos o arqiuvo exemplo.html . Em seguida, clique em Editar.

Dessa forma, surgirá uma tela de confirmação. Clique em Edit.

Agora, estamos dentro do editor. Nesse momento, você pode editar o conteúdo do arquivo e realizar alterações. Quando terminar, clique em Salvar alterações. Por fim, clique em Fechar.

 

Criando uma nova pasta

Você também pode criar pastas através do FTP Online. Basta clicar sobre a opção + Pasta.

 

Dessa forma, surgirá uma tela aonde você deve digitar o nome da pasta que deseja criar. Por fim, clique em Create New Folder.

Como conclusão, já podemos ver a nova pasta criada dentre os arquivos do servidor.

Perguntas frequentes

Algumas perguntas frequêntes dos nossos usuários, sobre a plataforma de FTP:

Posso usar exclusivamente o FTP Online para publicar meu site ? Ou mesmo usando ele, preciso ter um programa FTP instalado ?

Primeiramente, pode usar só o FTP Online sim. Não há qualquer problema. O gerenciador de arquivos (ou WebFTP) exercem exatamente a mesma função de um programa FTP. Com a diferença na praticidade em não precisar instalar programas em seu computador. Dessa forma, não precisar configurar login e senha para acessar.

Posso alterar permissões de arquivos e pastas pelo FTP Online ?

Pode sim. Basta clicar no arquivo ou pasta com o botão direito. Em seguida, clique em Change permissions. Por ali você pode configurar todas as permissões necessárias de FTP.

Posso enviar muitos arquivos ao mesmo tempo ?

Sim, pode. Contudo, note que há limitações de performance caso o envio ultrapasse 100 arquivos de uma vez. Para estes casos, recomendamos o uso de um programa de FTP como por exemplo o Filezilla. Por sua vez, um programa de FTP possui um melhor gerenciamento de fila de upload. Por isso, ele faz o controle da fila de arquivos, recomeçando uma transferência que eventualmente apresente problemas.

Posso utilizar para atualizar o WordPress ?

Sim, claro! Este FTP online é perfeitamente compatível com atualizações do WordPress. Por exemplo, você pode ler estes artigos sobre como atualizar o wordpress de forma automática ou atualizar manualmente por FTP.

Conclusão

Você pode usar a ferramenta do FTP Online para ralizar todas as funções de FTP em seu site. Trata-se de uma forma bastante prática e rápida, pois não precisa fazer download de um aplicativo FTP. Assim como o phpMyAdmin, que gerencia um banco de dados MySQL via web, o gerenciador de arquivos encurta o tempo de trabalho para realizar o gerenciamento de seu site.

Dicas: ao transferir um novo site, caso você não realize o registro de domínio na Homehost, será necessário alterar o DNS do domínio.  Ao criar ou transferir um arquivo, verifique sempre a digitação de seu nome. Caso haja erros no nome do arquivo, provavelmente você receberá em seu site uma mensagem de erro 404 (página não encontrada).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat