FTP Online: Como transferir arquivos para seu site

A ferramenta de FTP sempre foi a mais utilizada na internet para transferir arquivos e publicar um site. Existem diversas alternativas para realizar esta comunicação com o servidor de hospedagem. Por exemplo, existem aplicativos de FTP (também chamados Clientes FTP) como o FileZilla, e também, aplicativos de FTP Online.

Neste exemplo mostraremos o gerenciador de arquivos, que não requer a instalação nem configuração de programas em seu computador. Possui praticamente todas as funções de um cliente FTP, porém, através do navegador de internet.

Caso seu painel de controle seja o DirectAdmin, você deve seguir este outro tutorial.

Conteúdo deste artigo:

Acessando o FTP Online
Como enviar um arquivo (upload)
Apagando um arquivo
Criando um novo arquivo
Editando um arquivo
Criando uma nova pasta
Perguntas frequentes
Conclusão

Acessando o FTP Online

Primeiramente, acesse o painel de controle do seu site, o cPanel. Em seguida, dentro do cPanel, localize a opção Gerenciador de arquivos. Ela fica dentro da área Arquivos.

ftp online

Em seguida, acesse a pasta public_html . Todos os arquivos de seu site devem ficar dentro desta pasta sempre. Portanto, na área esquerda aonde aparecem as pastas, basta clicar em public_html .

Como enviar um arquivo (upload)

Primeiramente, você precisa acessar a pasta para onde deseja enviar o arquivo. Por exemplo, estamos dentro da pasta public_html (que é a pasta raiz do nosso site). Em seguida, vamos clicar em Carregar.

Em seguida, você pode ou arrastar os arquivos para a área indicada, ou clicar em Selecionar arquivo. Neste exemplo, vamos clicar sobre Selecionar arquivo.

Dessa forma, selecione o arquivo que deseja enviar pelo FTP Online em seu computador. Por exemplo, vamos selecionar o arquivo bluemail6.jpg. Por fim, clique em Abrir.

Em seguida, surgirá uma mensagem confirmando que o envio do arquivo por FTP foi concluído. Por fim, clique em Voltar para…

Em seguida, já podemos ver o arquivo bluemail6.jpg dentro do servidor, como mostra a imagem.

Apagando um arquivo

O FTP Online também lhe permite excluir um arquivo do servidor FTP. Primeiramente, clique sobre o nome do arquivo desejado. Por exemplo, clicamos no arquivo pagina.htm. Em seguida, clique em Excluir.

Dessa forma, surgirá uma tela de confirmação. Verifique o se o arquivo selecionado está correto. Por fim, clique em Confirm.

Criando um novo arquivo

A ferramenta FTP Online também lhe permite criar e editar arquivos. Primeiramente, você precisa acessar a pasta aonde deseja criar o arquivo. Neste exemplo, estamos dentro da pasta public_html, que é a raiz do site. Em seguida, clique em + Arquivo.

Dessa forma, aparecerá uma tela para digitar o nome do arquivo. Por exemplo, nosso arquivo se chamará exemplo.html . Por fim, clique em Create New File.

Editando um arquivo

O gerenciador de arquivos também possui a opção de editar o conteúdo dos arquivos do seu site. É uma forma bastante rápida e prática para realizar alterações ou ajustes em seu site. Por exemplo, o editor funciona tanto para arquivos HTML como para arquivos de programação PHP ou similares. Primeiramente, selecione o arquivo que deseja editar. Em nosso exemplo, selecionamos o arquivo exemplo.html . Em seguida, clique em Editar.

Dessa forma, surgirá uma tela de confirmação. Clique em Edit.

Agora, estamos dentro do editor. Nesse momento, você pode editar o conteúdo do arquivo e realizar alterações. Quando terminar, clique em Salvar alterações. Por fim, clique em Fechar.

Criando uma nova pasta

Você também pode criar pastas através do FTP Online. Basta clicar sobre a opção + Pasta.

Dessa forma, surgirá uma tela onde você deve digitar o nome da pasta que deseja criar. Por fim, clique em Create New Folder.

Como conclusão, já podemos ver a nova pasta criada dentre os arquivos do servidor.

Perguntas frequentes

Algumas perguntas frequentes dos nossos usuários, sobre a plataforma de FTP:

Posso usar exclusivamente o FTP Online para publicar meu site? Ou, mesmo usando ele, preciso ter um programa FTP instalado?

Primeiramente, pode usar só o FTP Online sim. Não há nenhum problema. O gerenciador de arquivos (ou WebFTP) exercem a mesma função de um programa FTP. Com a diferença na praticidade em não precisar instalar programas em seu computador. Dessa forma, não precisar configurar login e senha para acessar.

Posso alterar permissões de arquivos e pastas pelo FTP Online?

Pode sim. Basta clicar no arquivo ou pasta com o botão direito. Em seguida, clique em Change permissions. Por ali você pode configurar todas as permissões necessárias de FTP.

As permissões de arquivos e pastas também podem ser configuradas usando Chmod no painel cPanel ou no painel DirectAdmin.

Posso enviar muitos arquivos ao mesmo tempo?

Sim, pode. Contudo, note que há limitações de performance caso o envio ultrapasse 100 arquivos de uma vez. Para estes casos, recomendamos o uso de um programa de FTP como, por exemplo, o Filezilla. Por sua vez, um programa de FTP possui um melhor gerenciamento de fila de upload. Por isso, ele faz o controle da fila de arquivos, recomeçando uma transferência que eventualmente apresente problemas.

Posso utilizar para atualizar o WordPress?

Sim, claro! Este FTP online é perfeitamente compatível com atualizações do WordPress. Por exemplo, você pode ler estes artigos sobre como atualizar o WordPress de forma automática ou atualizar manualmente por FTP.

Conclusão

Você pode usar a ferramenta do FTP Online para realizar todas as funções de FTP em seu site. Trata-se de uma forma bastante prática e rápida, pois, não precisa fazer download de um aplicativo FTP. Assim como o phpMyAdmin, que gerencia um banco de dados MySQL via web, o gerenciador de arquivos encurta o tempo de trabalho para realizar o gerenciamento de seu site.

Dicas: ao transferir um novo site, caso você não realize o registro de domínio na Homehost, será necessário alterar o DNS do domínio.  Ao criar ou transferir um arquivo, verifique sempre a digitação de seu nome. Caso haja erros no nome do arquivo, provavelmente você receberá em seu site uma mensagem de erro 404 (página não encontrada).

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!