Permissões de arquivos e pastas (Chmod) no DirectAdmin

O painel de controle DirectAdmin é bastante versátil e completo. Através do Gerenciador de arquivos do DirectAdmin, você pode alterar permissões de arquivos e pastas, usando o Chmod. Qualquer permissão pode ser configurada, mesmo sem ter conhecimentos técnicos avançados.

As permissões de arquivos podem ser alteradas também através de FTP e do terminal SSH. O uso do painel de controle e do gerenciador de arquivos para alterar permissões é uma tarefa bem mais fácil e rápida, e é igualmente segura.

É muito comum plugins do WordPress precisarem de permissões específicas, para resolvermos alguns erros frequentes. Note que devemos ter cuidado ao configurar permissões, pois isso pode criar falhas de segurança em nossa aplicação. Quando o WordPress é instalado, inicialmente, todas as permissões são configuradas corretamente de forma padrão.

Caso seu painel de controle seja o cPanel, recomendamos este outro artigo sobre como alterar permissões de arquivos e pastas no cPanel.

No Linux, usando o SSH, você pode configurar permissões usando a linha de comando:

chmod 644 nomedapasta
chmod 755 nomedoarquivo

Contudo, neste artigo, explicaremos como usar o Chmod de forma ainda mais fácil pelo painel de controle.

As permissões Chmod mais comuns

  • 644: leitura para todos, escrita somente para o usuário dono do arquivo, sem permissão de execução.
  • 755: permissão de leitura para todos, escrita somente para o dono, e execução para todos.
  • 777: permissão total, onde todos podem ler, escrever e executar.
  • 000: nenhuma permissão, onde ninguém pode ler, escrever ou executar.

Acessando o painel para configurar permissões via chmod

Primeiramente, acesse o site da Homehost, e clique em Minha conta. Digite o seu domínio sem www e a sua senha.

Em seguida, clique em Painel de controle

Gerenciador de arquivos do DirectAdmin

Primeiramente, dentro do painel de controle, clique em Informações de sistema e arquivos. Em seguida, clique em Gerenciador de arquivos.

Agora, já dentro do gerenciador, vamos acessar a pasta public_html. Esta é a pasta raiz dos arquivos do seu site.

Observe a coluna Perm. Nela, serão exibidas as permissões dos arquivos e pastas. É possível alterar permissões tanto de arquivos ou pastas de forma fácil e descomplicada.

permissoes chmod 644 755

 

Neste exemplo, vamos realizar um Chmod na pasta teste, para alterar as suas permissões. Atualmente ela possui permissão 644 (Somente o dono pode escrever, todos podem ler, e ninguém pode executar).  Clique sobre a permissão que deseja alterar, na área marcada em azul na imagem a seguir.

chmod 644

Após isso, surgirá uma caixa de edição, para realizar o Chmod desejado.

Agora, vamos alterar a permissão para 755. Ao fim, clique no ícone V.

Pronto! A pasta teste agora possui permissão 755. Você irá ver a mensagem de sucesso Permissions Set, ao final da pagina.

Chmod avançado e recursivo

Agora, vamos mostrar como configurar permissões de forma avançada. Clique no ícone à esquerda da permissão, mostrado na imagem a seguir.

chmod

Em seguida, surgirá uma tela onde se pode configurar as permissões em detalhes, e de forma ainda mais intuitiva. Observe ao final desta caixa de diálogo, que há uma opção Recursive. Você pode marcar ela, caso queira realizar um chmod recursivo. Ou seja, para aplicar a permissão a todos os arquivos e pastas dentro da pasta que está alterando as permissões. Ao final, clique em Set para gravar as novas permissões.

chmod recursivo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat