O que é FTP?

O artigo abaixo demonstra o fundamento da transferência de arquivos, mas também sobre o File Transfer Protocol (FTP), e como utilizá-lo para suas atualizações na hospedagem da Homehost. Este artigo explica em detalhes o que é FTP.

Transferência de arquivos

Os princípios das transferências de arquivos derivam do antepassado onde o compartilhamento era feito de duas formas, o online e o remoto. Consequentemente, projetistas usam o arquivamento remoto para armazenar dados. Nesses projetos, os usuários possuem computadores pessoais com recursos de armazenamento local e os operam da maneira tradicional. Isto é, periodicamente, cada computador envia cópia de arquivos (ou cópias dos discos inteiros) através da rede para um dispositivo de arquivamento, no qual são armazenadas em caso de perda acidental.

Alguns projetistas também enfatizam a capacidade de compartilhar dados entre vários programas, vários usuários ou vários locais. Por exemplo, uma organização pode escolher ter um único banco de dados on-line de pedidos pendentes compartilhados por todos os grupos na organização. Portanto, esse recurso, nesse caso, trata-se de SAN (Storage Area Network).

Então podemos dizer que existem duas formas de acesso compartilhado, a on-line e por transferência de arquivo, e a que nos interessa para termos um melhor embasamento e a segunda opção, pois é ela que é utilizada através do protocolo FTP.

Cliente FTP versus o servidor

Primeira etapa

O acesso a dados remotos como um mecanismo de transferência é um processo de duas etapas:

Na primeira delas, o usuário obtém uma cópia local de um arquivo e, depois, opera sobre a cópia. Contudo, a maioria dos mecanismos de transferência atua fora do sistema de arquivo local(isto é, eles não são integrados). Logo após um usuário precisa chamar um programa cliente de finalidade geral para transferir arquivos. O cliente contata um servidor na máquina remota e requisita uma cópia do arquivo. Completada a transferência, o usuário termina o cliente e usa um programa aplicativo no sistema local para ler ou modificar a cópia local.

Normalmente, o cliente e o servidor precisam concordar na autorização, nas noções de propriedade de arquivo e proteções de acesso e nos formatos de dados. Porém, os formatos de dados são especialmente importantes porque a tradução pode mudar ligeiramente o arquivo(por exemplo, pode modificar o término da linha). Consequentemente, se um arquivo é transferido da máquina A para a máquina B e, depois, de volta para A, o resultado pode diferir do original.

A transferência de arquivos está entre as aplicações mais utilizadas e ainda considera uma quantidade significativa de tráfego da internet. As primeiras versões do software de transferência de arquivo evoluíram para um padrão atual conhecido como o File Transfer Protocol(FTP).


Objetivos

Com isso podemos dizer que o FTP tem alguns objetivos, que são os seguintes:

  1. promover a compartilhamento de arquivos (computador, programas e / ou dados);
  2. incentivar indiretamente ou implicitamente (via programas) a utilização de computadores remotos;
  3. proteger um utilizador de variações nos sistemas de armazenamento de arquivos entre hosts; e
  4. transferir dados de forma confiável e eficiente.

Sobre o FTP, é possível dizer que os utilizadores de FTP podem autenticar-se com um protocolo de início de sessão em texto simples, normalmente sob a forma de um nome de utilizador e palavra-passe, mas podem ligar-se anonimamente se o servidor estiver configurado para o permitir.

Segunda etapa

Já na segunda etapa o FTP é um software servidor constituído por um ou mais programas que podem executar comandos dados por cliente(s) remoto(s), tais como receber, enviar, listar, apagar arquivos, criar ou remover diretórios, etc. Portanto, software pode ser executado como componente de um programa, como um programa autônomo ou até mesmo como um ou mais processos (em segundo plano). O Software Cliente do FTP, mais especificamente, usam o TCP para se conectarem ao servidor. Primordialmente, um único processo de servidor “master” espera conexões e cria um processo “slave” para manipular cada conexão. Diferente da maioria dos servidores, no entanto, o processo “slave” FTP não realiza toda a computação necessária. Em vez disso, o “slave” aceita e manipula uma conexão de controle através do cliente, e usa um processo adicional com uma conexão TCP para manipular cada operação de transferência de dados.

Como funciona o protocolo

A conexão de controle transportam comandos que dizem ao servidor qual arquivo transferir. O processo de controle do cliente se conecta ao processo de controle do servidor usando uma conexão TCP, enquanto os processos de transferência de dados associados usam sua própria conexão TCP.

Logo baixo, exemplifica-se o modelo cliente-servidor através do protocolo TCP/IP.

Um cliente e um servidor FTP. Modelo de conexão cliente servidor com processos de controle e dados através do TCP/IP

Figura 1: Um cliente e um servidor FTP. Modelo de conexão cliente servidor com processos de controle e dados através do TCP/IP

O uso do FTP na hospedagem de sites

Agora conhecemos o modelo cliente-servidor do FTP e como ele opera, poderemos utilizá-lo para exemplificar uma hospedagem propriamente dita em termos práticos, e isso poderá ser feito usando clientes FTPs citados logo baixo, seguido da URL de conexão com o servidor.

Instalação do cliente FTP

Primeiramente temos que instalar, configurar e acessar o FTP, logo após siga os passos que descrevo a seguir:

  1. Fazer o download do cliente para o seu sistema em https://filezilla-project.org;
Site oficial do Filezilla
Site oficial do Filezilla
  1. Instalar, mas primeiro de um aceite na licença e de preferência dê uma lida;
Aceite da licença
Aceite da licença
  1. Escolha os componentes conforme a sua necessidade;
Seleção de componentes
Seleção de componentes
  1. Escolha a localização para os arquivos de instalação;
Caminho do diretório para a instalação
Caminho do diretório para a instalação
  1. Por último, prossiga com o término da instalação;
Finalização da instalação
Finalização da instalação

Como usar o FTP

O manuseio da ferramenta é simples, coloca-se as pastas do lado direito para o esquerdo e efetuasse as ações;

Da seguinte forma o acesso é feito:

  1. Coloca-se a URL de conexão no “textbox” host, com usuário e a senha e o número da porta que para o FTP é a 21; A url é normalmente (h57.servidorhh.com) e o usuário e senha são os mesmos fornecidos pelo cPanel. Portanto, tente a conexão também com o endereço IP do seu host de hospedagem;
  2. Clica-se em conexão rápida e caso já não tenha feito anteriormente aceite o certificado como confiável através do pop-pup de aceite. Após disso você poderá ver a estrutura de conexão no servidor da seguinte forma:
Estrutura de diretórios no servidor

Figura 1: Estrutura de diretórios no servidor

Dentro da pasta principal do servidor FTP existem arquivos e diretórios que são utilizados pelo mesmo, conforme o perfil de cada cliente, com diversas configurações que posteriormente serão citadas, mas resumidamente posso citar as principais:

  • .htpasswd – .htpasswd é um arquivo simples usado para armazenar nomes de usuário e senha para autenticação básica do Apache HTTP Server, permitindo uma autenticação.
  • public_ftp – É o diretório-base do FTP anônimo;
    –>incoming/ – O FTP anônimo armazena os arquivos nesse diretório;
  • public_html – É o diretório-raiz do seu site, local dos arquivos .html ou .htm.
    –>cgi-bin – localização dos CGIs utilizados no seu site.
    –>images – onde podem ficar os arquivos de imagem (.jpeg, .gif, .png, etc.).

Além desses, o style.css — um arquivo CSS de tags de estilos utilizados no seu site, O WordPress utiliza-se do CSS para a criação de temas personalizados — ou seja, controla a apresentação das páginas. Veja outros arquivos importantes a seguir:

  • license.txt
  • readme.html
  • wp-activate.php
  • wp-blog-header.php
  • wp-comments-post.php
  • wp-config-sample.php
  • wp-cron.php
  • wp-links-opml.php
  • wp-load.php
  • wp-login.php
  • wp-mail.php
  • wp-settings.php
  • wp-signup.php
  • wp-trackback.php
  • xmlrpc.php
  • robots.txt

Referências bibliográficas:

Network Working Group, J. Postel

RFC(Request for Comments): 959, J. Reynolds

Interconexão com redes TCP/IP 5ª edição: Douglas Comer

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Fabricio Costa Ayres

Fabricio Costa Ayres

Formação em redes e teleprocessamento de dados pela UCP e Análise e desenvolvimento de sistemas pela UCAM, com MBCA em Engenharia da computação e sistemas pela POLI-UFRJ. Cursos oficias e certificações em LPI, CCNA, CLP, Comptia Security+. CSSA e mais Shell Script, Python, Android, Java, C e etc...

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!