O que é um servidor FTP

O artigo demonstra um descritivo na íntegra do que engloba um servidor FTP e as ferramentas ao redor de sua utilização, ou seja, como utilizá-lo como seu domínio. Em resumo, explicaremos o que é um servidor FTP.

O que é um servidor FTP?

Um servidor FTP é um servidor de armazenagem de arquivos. O que ele faz nada mais é do que armazenar todos os tipos possíveis de arquivos em uma estrutura física e lógica (diretórios). Dessa forma, é possível fazer a transferência entre estes utilizando o modelo cliente-servidor.

Isso ocorre através de softwares desenvolvidos para tal, como, por exemplo, o Filezilla. O Filezilla é um cliente FTP, no entanto, com ele é possível realizar a administração dos arquivos por comandos internos do protocolo FTP, do tipo: enviar, receber, apagar, etc.

O servidor FTP constitui-se de controle e dados, mas também a autenticação e a transferência de arquivos. Além disso, é possível utilizar modos de transferências, como, por exemplo, o original e o passivo, que abrange questões mais técnicas em termos de infraestrutura que serão discutidas em outros artigos.

Um servidor FTP é um computador remoto que executa um serviço para alojar coleções de arquivos. Sites e portais de hospedagem utilizam constantemente o FTP para implementação de softwares de CMS, como é o caso do WordPress. Esses grandes sites que utilizam do FTP gerenciam muitos outros computadores através dos clientes, de modo a poderem servir um número máximo desejado de clientes ligados aos servidores.

O que é um cliente FTP?

Já os clientes de FTP, são programas instalados no computador do usuário, utilizados para acessar os servidores de FTP remotos. São exemplos destes programas aplicativos: Filezilla, CuteFTP, WS FTP e até mesmo o FTP em CLI (Command Line Interface)entre outros.

Os navegadores da web integram o FTP em seu desenvolvimento, onde os servidores de arquivos disponibilizam os dados através do prefixo URI “ftp://”. Por motivos de segurança, em 2021, o Google Chrome e o Firefox não dão mais suporte a esse tipo de URL, dois grandes fornecedores de navegadores da web.

Normalmente um programa cliente liga-se a um servidor FTP e é possível o acesso anônimo se estiver ativado, ou um acesso através da autenticação das credenciais. Porém, pode-se obter e/ou enviar arquivos para o servidor, bem como outras operações, isso depende também dos privilégios configurados para o utilizador.

Comunicação entre cliente e servidor FTP.
Comunicação entre cliente e servidor FTP

Um servidor FTP desempenha o papel de servidor num modelo cliente-servidor, e as suas versões seguras estão disponíveis(conexões criptografadas)utilizando o protocolo de rede FTP e/ou mais conhecido como o FTPS e o SFTP [Secure].

Recursos

Os recursos relacionados utilizando-se do servidor FTP além da transferência de arquivos são:

Acesso Interativo: embora o FTP seja projetado para ser usado por programas, a maioria das importações também fornece uma interface interativa que permitem os humanos interagirem com servidores remotos;

Especificação de formato: O servidor FTP permite que o cliente especifique o tipo e a representação dos dados armazenados. Por exemplo, o usuário pode especificar se um arquivo contêm texto ou dados binários e se os arquivos de texto usam os conjuntos de caracteres ASCII ou EBCDIC.

Controle de autenticação: O FTP exige que os clientes se autorizem enviando o nome de login e uma senha para o servidor antes de requisitar transferências de arquivo. O servidor recusa o acesso a clientes que não fornecem um login e uma senha válidos. Logo baixo, exemplifica-se a transferência de arquivos utilizando o modelo cliente-servidor em uma LAN e na Internet.

Clientes FTP se conectando ao servidor FTP na internet.
Clientes FTP se conectando ao servidor FTP na internet.

Para se ter uma ideia geral de como funciona um servidor, podemos falar de cenários, um utilizando um provedor de hospedagem e outro localmente.

Servidor FTP remoto em um serviço de hospedagem, versus no PC local

No cenário de hospedagem se tem um ou mais servidores FTPs disponíveis que seguem o fluxo de autenticação e transferência de arquivos. Estes arquivos customizam às aplicações Web (CMS) que utilizam os dados que foram disponibilizados, porque o Cliente efetuou o FTP.

Já em um cenário local o servidor é configurado em sua própria estação de trabalho que disponibiliza uma interface local para a transferência entre outros computadores conforme a necessidade dos clientes. Portanto, o servidor FTP em questão auxilia e agiliza o compartilhamento de arquivos entre computadores em uma rede local e/ou na própria internet.

As vantagens são imensas em se utilizar o FTP tanto em hospedagem como localmente, dispensando qualquer tipo de software adicional para compartilhamento de arquivos. Inicialmente, utiliza-se de uma interface simples provida pelo antigo “Telnet” que foi padronizada logo após da implementação do TCP/IP. Portanto, isso leva a crer que já existia a utilização de protocolos de transferência tidos como padrão na Arpanet antes mesmo de se tornar operacional.

Servidor FTP com endereço IP fixo

Para se obter o melhor desempenho nesse modelo é necessária uma configuração estática do endereço IP(fixo) com um domínio pré-configurado e divulgado. Esta configuração estática utiliza-se do endereço fixo criando assim uma URL de conexão para as transferências.

Vantagens

Quais são as vantagens disso:

1. O IP fixo é ideal para situações em que se necessita de uma rede de alta performance, eliminando quaisquer chances de erros ou demora na distribuição dos endereços de IP (que numa rede dinâmica, o protocolo DHCP as gerencia);

2. Endereço IP reservado e imutável (facilidade de acesso de qualquer lugar remotamente sem falhas);

3. Conexão confiável devido à configuração em órgãos de registros de domínios competentes(Internic e do Registro.br);

4. Um endereço de ftp com domínio próprio sugere profissionalismo e preocupação com as informações e imagens publicadas. Além disso, quando o cliente identifica uma extensão “ftp.seusite.com.br” por exemplo, se sente mais seguro para efetivar suas transferências. De modo geral, os usuários conseguem perceber as diferenças entre um site de subdomínio e um de domínio próprio, portanto, ganhando assim maior confiabilidade;

5. A autonomia é um ponto forte do domínio próprio, já que você pode criar um endereço que vincule os subdomínios associados a produtos de sua empresa. Assim, o cliente e administradores conseguirão identificar e terão mais facilidade para memorizar e buscar sempre que precisarem de algo;

6. Um site com domínio de FTP próprio, com um endereço fácil de memorizar tem potencial para se tornar interessante para o público-alvo. A probabilidade de os consumidores entrarem na internet e buscarem o site da sua empresa e de atualização, por exemplo, será maior se você tiver um endereço com domínio próprio, o que diminui expressivamente o tempo de atualização e administração.

Conclusão

A infraestrutura de comunicação do FTP do servidor com clientes, programas e customização permite uma rápida transferência de dados com flexibilidade, agilidade e segurança com os protocolos mais seguros. Conclui-se então que a interface de comandos pela GUI atende perfeitamente o que se propõe nos dias atuais em relação à transferência de arquivos. Então podemos dizer que o protocolo FTP se fomenta como o principal protocolo padronizado para transferência de arquivo do TCP/IP.


Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Fabricio Costa Ayres

Fabricio Costa Ayres

Formação em redes e teleprocessamento de dados pela UCP e Análise e desenvolvimento de sistemas pela UCAM, com MBCA em Engenharia da computação e sistemas pela POLI-UFRJ. Cursos oficias e certificações em LPI, CCNA, CLP, Comptia Security+. CSSA e mais Shell Script, Python, Android, Java, C e etc...

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!