15% de desconto

Últimas horas. Aproveite!

Como atualizar o WordPress manualmente

Este é um tutorial avançado sobre como atualizar o WordPress manualmente, enviando arquivos através de FTP. Por exemplo, você também pode consultar este outro tutorial simplificado, sobre como atualizar o WordPress de forma automática, pelo wp-admin.

Importante: Antes de qualquer modificação, faça backup de sua conta utilizando a ferramenta Backups localizada em seu painel de controle cPanel, pois desta maneira poderá recuperar suas informações caso ocorra algum problema. Caso essa ferramenta esteja desabilitada será necessário que faça o download de todo o diretório contendo a sua instalação do wordpress e também deverá fazer o download de sua base de dados pela ferramenta phpMyAdmin efetuando a exportação da base de dados. 

Emr esumo, estes artigos irão lhe ensinam a fazer o backup dos seus arquivos:

Download da nova versão do WordPress

Primeiramente, para iniciar a atualização acesse o site do WordPress: http://br.wordpress.org/

Em seguida, clique no botão Baixar o WordPress.

 

Ao concluir acesse a pasta “Downloads” do seu computador e localize o arquivo (Normalmente vem como: wordpress-VERSAO-pt_BR.zip. Descompacte esse arquivo.

 

Transferindo e atualizando os arquivos do wordpress manualmente por FTP

Em seguida, depois de realizar o backup da sua conta, basta transferir os arquivos da nova versão do WordPress, para o seu FTP. No lado esquerdo do Filezilla e localize a pasta onde foi descompactada a nova versão do WordPress, acesse a pasta até encontrar todos os arquivos, como na figura abaixo. Caso precise de ajuda, você pode ler este artigo sobre como transferir arquivos por FTP usando FileZilla

como atualizar o wordpress por ftp

NOTA: A pasta wp-content requer tratamento especial, assim como os plugins e pastas de temas. Não modifique este diretório ou caso deseje, mantenha sempre um backup.

Dessa forma, é só selecionar todos os arquivos da nova versão e arrastá-los para a pasta correta do seu FTP (Exceto a pasta wp-content). Ao arrastar aparecerá um box informando que o arquivo já existe no destino. Clique em “Substituir”, depois em “Utilizar sempre esta Ação” e “Aplicar somente à fila atual”. Agora é só aguardar a transferência dos arquivos.

como atualizar o wordpress por ftp

Atualizando o banco de dados do WordPress

Por fim, acesse seu site pelo navegador. Então, realize o procedimento de atualização do banco de dados. Para isso, faça acesso ao wp-admin de seu blog e irá aparecer a seguinte tela:

wordpress_updb1

Em seguida, clique no botão em destaque azul com o texto “Atualizar o banco de dados do WordPress” e o banco receberá as atualizações da nova versão e ao final aparecerá a seguinte tela:

wordpress_updb2

Como conclusão, você agora estará utilizando a última versão do WordPress.

Dicas importantes

Obs.: O wordpress possui sistema de atualização automática e é o mais recomendável para a maioria dos casos. Porém em casos mais complexos de falha do wordpress ou alguma incompatibilidade entre versões de plugins e temas a atualização manual é a última alternativa para que seu blog volte a ficar online.

Em tempo, atualmente o WordPress possui plugins importantes de segurança. Eles emitem alertas caso haja algo desatualizado em seu blog. Você pode consultar este outro artigo sobre plugins de wordpress. Fornecemos também, dicas sobre como manter seu site sempre seguro neste artigo sobre segurança do wordpress.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat