Como atualizar o wordpress automaticamente

O WordPress é o CMS mais utilizado em todo o mundo. Não é atoa, ele também é uma das aplicações que mais apresentam falhas de segurança na internet. É muito frequênte um WordPress desatualizado ter vulnerabilidades, e com isso, permitir a instalação de malwares, vírus e spammers em seu site.

Diante a esta situação, recomendamos habilitar as atualizações automáticas do WordPress, além de também habilitar as atualizações automáticas dos plugins. Desta forma as atualizações sempre serão feitas sem a intervenção do administrador, deixando seu site sempre atualizado e com riscos de falhas segurança bastante reduzidos.

Tópicos deste artigo:

Como habilitar atualizações automáticas no WordPress

O WordPress possui a função para ser atualizado automáticamente, sem intervenção do administrador. Esta configuração é recomendada, pois sempre que houver atualização de segurança, ela será feita de forma automática, deixando seu site sempre seguro.

Para habilitar este tipo de atualização, edite o arquivo wp-config.php , que fica na raiz da pasta do seu WordPress, e adicione a ele a seguinte linha:

Como atualizar o WordPress manualmente pelo wp-admin

As versões recentes do WordPress possuem um recurso de atualização fácil, direto pelo wp-admin. Este tipo de atualização não requer acesso FTP nem downloads demorados, e é bastante simplificada.

Caso você enfrente problemas atualizando pelo wp-admin, consulte este artigo sobre como fazer a atualização do WordPress manualmente por FTP.

Você pode iniciar a atualização clicando no link que aparece no sistema WordPress “O WordPress X.X.X está disponivel! Atualize agora.” , ou então, clicando no menu Ferramentas, e depois Upgrade.

 

wordpress1

 

Na tela seguinte, basta clicar no botão azul Atualizar agora.

 

wordpress2

Pronto! Havendo sucesso, você irá ver uma tela similar a esta a seguir.

wordpress3

A atualização falhou. O que devo fazer ?

Às vezes a Atualização pelo wp-admin pode falhar. Recomendamos sempre fazer backup dos seus dados. A geração de um backup pelo cPanel é bastante simples e rápida.

Uma solução bastante comum para falhas na atualização do WordPress é desabilitar os plugins. Algumas vezes, determinado plugin pode impedir a atualização de prosseguir da forma correta.

Para desativar os plugins siga os seguintes passos:

No menu da esquerda, clique em Plugins, marque a check box ao lado do nome plugin em destaque na imagem abaixo e todos os plugins serão selecionados.

 

wordpress2-1

 

Depois leve o mouse até a caixa de listagem de Ações em massa e marque a opção Desativar e clique no botão Aplicar:

 

wordpress2-2

 

Ao clicar em aplicar todos os plugins serão desativados e aparecerá a seguinte mensagem de confirmação:

wordpress2-3

 

Em seguida, no menu a esquerda, clique na opção Painel (em azul na imagem a seguir), e em seguida, clique em Atualizações.

Para atualizar, basta clicar no botão Atualizar agora.

O próprio WordPress irá fazer o download de forma automática, e atualizar seus arquivos e bancos de dados.

 

wordpress2

Havendo sucesso na atualização, você irá ver uma mensagem de sucesso.

Havendo algum tipo de erro adicional, será necessário verificar as permissões da pasta do WordPress.

Não se esqueça de reativar os plugins, através da opção Plugins no menu lateral. Basta seguir o mesmo procedimento explicado anteriormente, porém selecionando a opção Ativar, e clicando em Aplicar.

Como atualizar plugins do WordPress

Assim como o WordPress possui diversas falhas de segurança e demanda atualizações constantes, seus plugins também enfrentam o mesmo problema.

A atualização dos plugins é bastante simples.

Localize a opção Plugins, na barra da esquerda, conforme mostra a imagem. Sempre que houver plugins a serem atualizados, haverá um número ao lado desta opção. Em nosso exemplo, temos 1 plugin a ser atualizado.

Clique sobre a opção Plugins.

atualizar plugin wordpress

Em seguida, você irá ver ao lado do Plugin com atualização pendente, a seguinte mensagem:

“Há uma nova versão de ______ disponível”

Para realizar a atualização, clique em atualizar agora.

atualizar plugin wordpress 2

Pronto! A versão atualizada do plugin será baixada e instalada de forma automática.

Como atualizar plugins de forma automática

O WordPress não possui até o momento o suporte nativo para atualização automática de plugins. No entanto, existem plugins que fazem esta função.

Recomendamos a instalação do plugin WordPress Update Settings. Ele irá gerenciar e automatizar todo o processo de atualização.

Após instalar este plugin, clique em Configurações, e depois em Updates.

 

atualizar plugin wordpress 3

Em seguida, habilite as opções Plugin updates e clique em Salvar alterações.

 

atualizar plugin wordpress 4

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat