ftp:// – Como usar FTP através do seu navegador

O browser utiliza diversos protocolos para transferência de arquivos. Desde modo, então, o navegador também poderá servir para a transmissão de arquivos. Especialmente, seu navegador pode se conectar a um FTP. Basicamente, para acessar um servidor FTP através do navegador, iremos usar o endereço começando por ftp://

Particularmente existe um outro modo de transmissão e autenticação conhecido como FTP anônimo, através dele poderemos buscar arquivos sem mesmo ter um login e senha no sistema.

Transferência de arquivos através do navegador usando ftp://

A transferência de arquivos através do navegador ocorre da seguinte forma: o usuário digita na URL de busca de páginas o endereço (hostname) do site que contém os arquivos. Normalmente, começando por ftp://

A partir daí é exibido uma caixa de validação de usuário e senha, logo após a caixa o manuseio dos arquivos é permitido.

Primeiramente, para que isso aconteça será preciso enviar uma URL do tipo FTP, por exemplo, ftp://ftp.seusite.com.br. Com essa URL em mãos podemos a qualquer hora utilizar qualquer browser para as ações relacionadas ao protocolo.

Como acessar o FTP através do navegador

Primeiramente verifique se seu domínio está em funcionamento, aquele fornecido pela Homehost ou uma registradora particular de domínios.

A Homehost informa o nome de usuário e senha por e-mail, quando se tem uma conta de hospedagem de sites ativa. Mantenha-os em um lugar seguro e em mente.

Agora abra seu navegador e digite:

ftp://USUARIO:SENHA@seusite.com.br

Em usuário e senha substitua pelos seus dados. O sufixo .com.br substitua pelo sufixo correspondente ao seu domínio, por exemplo: .com / .net / .tv / .me e outros.

Barra de endereço com a URL do FTP, iniciando por ftp://
Barra de endereço com a URL do FTP

Logo após surge a tela de login e senha;

Tela de login e senha do servidor FTP
Tela de login e senha do servidor FTP

O servidor exibe os arquivos, logo após o login ter sido efetuado com sucesso.

Arquivos do repositório do ftp anonimo, no navegador
Arquivos do repositório ftp

Se ocorrer algum erro , tente uma das soluções abaixo, vale lembrar que alguns browsers nas suas versões mais novas não contêm mais o suporte para FTP, e os mais antigos em algumas releases permitem somente através da sessão flags do browser.

É possível efetuar a atualização do seu Web Site diretamente pelo seu navegador (browser), caso seja o Internet Explorer ou Edge. Para isso é necessário efetuar algumas alterações na configuração do mesmo.

Configurações para os Navegadores permitirem FTP

  1. Clique em Ferramentas -> Opções da Internet. Clique na guia Avançadas. Marque a opção Ativar o modo de exibição de pastas para sites FTP no grupo Navegação.
  2. Observação: Se você está usando uma rede interna para acessar a internet. Marque também a opção: Usar FTP passivo (para compatibilidade com firewalls e modems DSL).
  3. Em seguida clique na guia Segurança. Recomendamos setar o nível de segurança para nível Médio. Pois outros níveis de segurança podem impedir o funcionamento correto deste recurso.
  4. Após essas configurações, digite na barra de Endereços do seu Navegador o endereço:
  5. ftp://seulogin:suasenha@ftp.seudominio.com.br ou outros sufixos.

Em outros browsers o principio é o mesmo caminho para configurar ou habilitar a possibilidade de ftp, ou seja, isso é feito da seguinte forma:

  1. No Brave, Google Chrome ou Opera, no campo de endereço digita-se: chrome://flags ;
  2. Na procura digite FTP;
  3. Habilita-se setando a opção para enabled;

FTP Anônimo

Embora o mecanismo de autorização do FTP possa ajudar a impedir que arquivos confidenciais sejam acessados, exigir um login e uma senha proíbe que os usuários acessem arquivos públicos. Ou seja, até que o usuário obtenha uma conta. Para fornecer acesso a arquivos públicos, a maioria dos sites TCP/IP permite FTP anônimo. O acesso de FTP anônimo significa que um cliente não precisa de uma conta ou senha. Em vez disso, o usuário especifica o nome de login “anonymous e uma senha igual ao endereço de e-mail do usuário ou a senhaguest“. Um servidor que permite logins anônimos restringe o acesso a arquivos publicamente disponíveis.

Conexão com FTP anônimo usando Filezilla

Configuração da conexão do FTP anônimo no Filezilla
Configuração da conexão do FTP anônimo no Filezilla

Conclusão

O acesso pelo browser é uma alternativa bastante prática quando precisamos de agilidade, pois o browser sempre vem instalado com o sistema operacional. O FTP anônimo é uma alternativa quando temos arquivos públicos disponibilizados para download e com isso não precisaremos solicitar uma criação de conta para transferência dos arquivos.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Fabricio Costa Ayres

Fabricio Costa Ayres

Formação em redes e teleprocessamento de dados pela UCP e Análise e desenvolvimento de sistemas pela UCAM, com MBCA em Engenharia da computação e sistemas pela POLI-UFRJ. Cursos oficias e certificações em LPI, CCNA, CLP, Comptia Security+. CSSA e mais Shell Script, Python, Android, Java, C e etc...

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!