O que é HTTP ?

o que e HTTP

Pretende criar um novo site? Hospedar o seu atual ou até mesmo utilizar a nossa plataforma para auxiliar as suas programações? Você já parou para pensar em como tudo isso é possível? Hoje, você vai saber, aprendendo o que é HTTP!

O que é HTTP ?

Ao acessar alguns sites, usamos a tradicional URL. Por sua vez, a URL é o endereço do site. Dessa forma, você já deve ter reparado também em uma sigla seguida do código “://”.

BLACK FRIDAY

Por exemplo: http://www.exemplo.com.br

Tudo o que vem antes desse código é o protocolo usado para fazer um site chegar até a sua tela. Existem alguns protocolos, como o TCP, FTP, maito, mas hoje vamos falar sobre o HTTP.

HTTP é a abreviação de Hyper Text Transfer Protocol, que significa: Protocolo de Transferência de Hipertexto.

Qual a utilidade do HTTP?

O HTTP é o protocolo que determina os padrões e define as regras de troca de informações entre servidores que abrigam sites e computadores.

Como assim? O que é HTTP e como uso ele? Com a Homehost, você pode criar sites com fotos, vídeos, textos e hospedar tudo isso em nosso servidor. Já os usuários, podem acessar todos esses conteúdos através de seus equipamentos eletrônicos.

Ainda não tem um www

Em analogia, o HTTP é a ponte que organiza esse tráfego e padroniza toda codificação, fazendo o seu site chegar até a tela do usuário.

Como o HTTP funciona?

Quando você digitou o endereço do nosso blog, pesquisou ele em um buscador ou clicou no link desse artigo, você fez um pedido via HTTP para o nosso servidor. Para entendermos o que é HTTP, vamos explicar com alguns exemplos.

Esse pedido se chama Request HTTP. Primeiramente, o navegador descobre o endereço IP do servidor web usando o DNS.  Em seguida, o navegador web faz a conexão diretamente com o servidor web, solicitando uma página, imagem ou algum outro arquivo.  Por sua vez, o servidor HTTP envia ao navegador do cliente o conteúdo solicitado.

Ao receber o seu pedido, nosso servidor leu tudo e entregou o conteúdo para você conforme a demanda. Por exemplo, a entrega também é feita por uma espécie de carta, que nada mais é do que o site visualizado na tela do seu PC, Tablet ou Smartphone. Simples, não? O mais impressionante é que esse processo demora apenas alguns segundos ou até menos!

Qual a diferença entre HTTP e HTTPS?

Com certeza, você também já deve ter visto a sigla HTTPS em seu navegador. Como foi dito antes, HTTP é um protocolo baseado em texto, então, pessoas más intencionadas podem acessar esses textos e roubar informações.

O HTTPS garante segurança as informações do usuário, pois, para construir um site com esse protocolo, o administrador precisa criar duas chaves, uma pública e outra privada.

Quando o usuário solicita o acesso a esse site, o servidor envia a chave pública ao usuário, e fica com a posse da chave privada, garantindo que todas as informações sejam acessadas apenas pelos detentores das chaves.

Para ter esta segurança é necessário um certificado SSL. A HomeHost oferece o certificado SSL grátis nos nossos planos avançado e premium.

Entendeu o que é HTTP? Ele não é nenhum bicho de 7 cabeças. Agora que você conhece sua usabilidade, tudo ficará bem mais fácil na construção do seu próximo site aqui na Homehost.

Códigos de resposta HTTP

Além do conteúdo da página web, um servidor de hospedagem de sites sempre retorna os códigos de resposta. Eles representam mensagens de sucesso ou falha, quando acessamos um site. Por exemplo, quando uma página é carregada com sucesso, o servidor informa o código 200 (Sucesso). Contudo, quando uma página não é encontrada, ele informa o código de erro 404 (Não Encontrado). Nos casos em que há problemas no site, o código retornado é o erro 500. Você pode ver neste outro artigo uma relação completa com os códigos de resposta do servidor HTTP.

Uma breve história do HTTP

Em meados de 1991, Tim Berners Lee criou um protocolo para fazer o download de arquivos hipertexto de servidores. Hipertexto eram os primeitos arquivos que faziam uso da linguagem HTML (Hyper Text Markup Language). A primeira versão do protocolo HTTP éra bastante simples, e funcionava através de Telnet (um protocolo de comunicação de servidores, similar ao SSH). Entre os anos de 1991 e 1995, surgiram os primeiros navegadores web. Por sua vez, eles faziam o download das páginas hipertexto, já usando o protocolo HTTP.

A grande evolução do protocolo HTTP ocorreu em 1996, quando foi lançada a versão HTTP/1.0 (RFC1945). Em seguida, no ano de 1997, foi fundada uma evolução do protocolo, que era o HTTP/1.1. Esta foi a versão mais robusta e difundida até então. Como diferenças para as versões anteriores, o protocolo passou a ter uma melhor correção de erros, controle de tráfego de dados, dados sobre expiração das páginas, entre outros. Mas afinal, o que é HTTP? Em resumo, HTTP é o protocolo mais usado da internet, que sofreu grande evolução. Resumindo, ele serve para lermos páginas na internet.

Conclusão

Quando se pergunta o que é HTTP, precisamos ter em mente que HTTP é responsável por 80% de todo o tráfego da internet. Outros protocolos também muito usados são o FTP, SMTP e DNS.

Fonte: https://www.w3.org/Protocols/HTTP/1.1/rfc2616bis/draft-lafon-rfc2616bis-03.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat