Erro 500: 8 soluções para o erro 500 Internal Server Error

O erro 500 de HTTP – mais conhecido como 500 Internal Server Error é um problema muito comum em servidores de hospedagem de sites. Este código de erro faz parte de uma série de códigos de status HTTP. Ele pode ser causado por diversas razões. Neste artigo iremos explicar todas as causas e assim apresentar as alternativas para resolver este erro em seu site. Além de representar um erro em seu site, a ocorrência de erros 500 prejudicam o SEO de seu site.

erro 500

Conteúdo deste artigo:

15% OFF

1.0 Como corrigir o Erro 500 em sites WordPress

1.1 Solução 1 – Resetar o arquivo .htaccess pelo WordPress
1.2 Solução 2 – Resetar o .htaccess manualmente
1.3 Solução 3 – Atualizar ou desativar plugins
1.4 Soluçao 4 – Alterar seu template

2.0 Como resolver o HTTP Erro 500 em sites que não são WordPress

2.1 Solução 5 – Checar a sintaxe do arquivo .htaccess
2.2 Solução 6 – Renomear o .htaccess
2.3 Solução 7 – Habilitar a exibição de erros no PHP
2.4 Solução 8 – Verificar os logs de erro do servidor

3.0 Conclusão

Ainda não tem um www

Como corrigir o HTTP erro 500 em sites WordPress

Primeiramente, a maioria dos problemas que geram o erro 500 Internal Server Error no WordPress são causados por problemas no arquivo .htaccess. Entretanto, algumas vezes são os plugins ou os temas os causadores deste erro 500. Dessa forma, para resolver este problema, iremos resetar nosso arqiuvo.htaccess. Em seguida, caso o problema persista, iremos apresentar outras soluções envolvendo plugins e temas. Ao fazer testes, recomendamos sempre limpar o cache de seu navegador.

Basicamente, o arquivo .htaccess é comum e define redirecionamentos e comportamentos do servidor web. O cPanel tem um arquivo .htaccess padrão, que é colocado dentro da pasta public_html de seu site. Por exemplo, se nosso blog WordPress estiver na raiz do site, o arquivo .htaccess estará dentro da pasta public_html.

Neste tutorial, usaremos o gerenciador de arquivos (ou FTP Online) do cPanel. Da mesma forma, você pode usar um cliente FTP de sua escolha. Antes de mais nada, você precisa habilitar a opção para exibir os arquivos ocultos. Primeiramente, clique no botão Configurações.

configuracoes

Em seguida, marque a opção Mostrar arquivos ocultos (dotfiles) e clique Save.

Agora você já pode visualizar o arquivo .htaccess na listagem de arquivos:

Como dissemos, a maioria dos casos envolvendo o Erro 500 Internal Server Error é causado por problemas no arquivo .htaccess. Há ainda muitos casos de plugins ou templates que geram este erro. Dessa forma, vamos explicar alguns métodos para resetar este arquivo .htaccess, tentando assim solucionar o HTTP erro 500.

Solução 1: Resetar o .htaccess pelo WordPress

Primeiramente,  acesse a opção Links permanentes que fica dentro de Configurações.

Sempre que fizermos alterações aos Links permanentes o WordPress automáticamente irá resetar o arquivo .htaccess. Note que estas alteraçoes podem afetar o SEO de seu site. Agora, recomendamos alterar a opção ativa dentro dos Links permanentes. Em seguida, clique Salvar alterações. Dessa forma, o WordPress irá resetar o arquivo .htaccess , e por isso, há grandes chances  do Erro 500 ser solucionado.

 

Solução 2: Resetar manualmente o arquivo .htaccess

Caso você use WordPress e queira resetar o arquivo .htaccess manualmente, recomendamos criar uma cópia dele consigo.  Dessa forma, você poderá retornar o arquivo ao padrão anterior em caso de problemas.

A seguir, o conteúdo padrão e original do arquivo .htaccess do WordPress. Simplesmente edite seu arquivo .htaccess, esvazie ele, e copie e cole este conteúdo:

Solução 3: Solucionando problemas com os plugins instalados

Para ajudar nossos clientes a resolver o problema 500 Internal Server Error, precisamos tentar encontrar sua causa. Sendo assim, é muito comum haver plugins com problemas gerando este erro.

Primeiramente, no WordPress vá até a opção Plugins. Ela fica dentro de Plugins Instalados.

Agora, você precisa atualizar todos os plugins aonde mosta a mensagem “Atualize agora”. a seguir. Dessa forma, para atualizar, basta clicar em Atualize agora.  Repita este processo para todos os plugins!

Por fim, faça um teste e verifique se o Erro 500 foi resolvido. Caso negativo, volte para a área Plugins instalados do WordPress. Agora, tente desativar todos os plugins. Em cada plugin, clique em Desativar. Repita o processo até encontrar o plugin que estiver gerando o HTTP Erro 500.

Solução 4: Trocar seu tema do WordPress

Algumas vezes alterações feitas a um tema do WordPress podem gerar o erro 500. Ou até mesmo alteraçoes feitas em arquivos PHP dentro do WordPress. Para corrigir o 500 Internal Server Error, há outra possibilidade: alterar o template do WordPress. Para isso, vá até a opção Temas. Ela fica dentro de Aparência.

Em seguida, encontre um tema diferente. Neste novo tema escolhido, clique em Ativar.

Como resolver o HTTP Erro 500 em sites que não sejam WordPress

Há muitas possíveis causas para o Erro 500 em sites que não usam WordPress. Dessa forma, iremos apresentar as causas mais comuns com as respectivas soluções. Na maioria das vezes, mesmo para quem não usa WordPress, a causa do 500 Internal Server Error está no arquivo .htaccess. Este arquivo normalmente fica localizado dentro da pasta public_html (raiz do site).

Solução 6 – Verificar a sintaze do arquivo .htaccess

Primeiramente, vamos editar o arquivo .htaccess e procurar por erros dentro dele. Recomendamos usar este verificador de .htaccess . Dessa forma, basta copiar e colar o conteúdo do seu .htaccess para este site. Em seguida, ele irá lhe mostrar em vermelho qual linha que possui erros, para que você possa corrigir.

Solução 7: renomear o arquivo .htaccess

Você pode simplesmente renomear este arquivo. Isto irá desativá-lo no servidor. É uma forma bastante comum para resolver o erro. Por exemplo, renomeie ele para .htaccess-antigo . Dessa forma, você pode observar o comportamento do seu site sem ele.

Solução 8: Habilitar a exibição de erros do PHP

Por padrão, o PHP mostra os erros 500 desta forma a seguir. Sendo assim, há uma opção para que você possa forçar o PHP a mostrar as mensagens de erro na tela.

Em seguida, para habilitar a exibição de erros no PHP, adicione estas linhas ao início do seu arquivo PHP. Faça isso dentro das tags <?php e ?>.

One thought on “Erro 500: 8 soluções para o erro 500 Internal Server Error”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat