Htaccess: Aprenda tudo sobre esse arquivo

Você já hospedou algum site ou pesquisou sobre como funciona esse serviço? Então, provavelmente você já ouviu falar nos arquivos .htaccess. Diferente das extensões de arquivos .html ou .txt, comumente utilizadas nesse segmento, o .htaccess é uma sequência de texto em código, que serve para dar ordens ao seu servidor, otimizando o desempenho do seu site.

Qual a função do arquivo .htaccess?

O seu nome vem de HyperText access e funciona em nível de diretórios, permitindo que um ou mais administradores executem ordens para configurar um site, através do sistema de servidores Apache. Veja um exemplo de ordem abaixo:

Options +FollowSymlinks
RewriteEngine on
rewritecond %{http_host} exemplo.com [nc]
rewriterule ^(.*)$ http://www.exemplo..com/$1 [r=301,nc]

Com esse código, seria possível configurar o acesso do seu site sem o uso do “www.”, facilitando o trabalho do usuário e do buscador, melhorando o SEO, apenas pelo fato deles encontrarem o seu endereço com a URL “exemplo.com.br”.

O .htaccess pode ser usado no diretório raiz, ou seja, em todo o seu site, incluindo uma função geral no “www.exemplo.com.br”, ou apenas em um diretório/content, ou seja, uma aba, “www.exemplo.com.br/aba1”.

O que você pode fazer com arquivo .htaccess?

O arquivo .htacces é feito de texto puro, porém, executa diversas ordens e resolve milhares de problemas dentro do seu site. Com os comandos certos você pode:

– Personalizar páginas de erro em seu site;
– Proteger o seu site com senha;
– Negar acesso ao site por IP;
– Mudar a página de diretório padrão;
– Incluir página de site em manutenção;
– Redirecionar os usuários para outras páginas;
– Encurtar URLs;
– Criar URLs amigáveis;
– Melhorar o SEO, entre várias outras funções.

Quando usar o arquivo .htaccess

Esse arquivo deve ser usado para otimizar o seu site, quando o servidor lhe dá acesso a esse recurso. Em alguns casos, você terá acesso ao arquivo de configuração do servidor, podendo dar comandos ao seu site por lá.

A importância do .htaccess para o SEO

O SEO é a otimização do seu site, a fim de melhorar os acessos por meio dos resultados orgânicos nos buscadores. Hoje em dia, se o seu site não for otimizado, ele não é encontrado facilmente, e você perde muito tráfego.

Com o .htaccess você melhora o SEO, dá ordens ao site e melhora o seu desempenho na internet. Conheça as melhores soluções da Homehost para o seu site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat