Saiba como registrar um domínio

Você pretende criar um site, blog ou serviço na internet? Então, já deve saber que existem várias etapas e processos a serem seguidos, desde a concepção da ideia até o clique do usuário. Esse caminho não é tão difícil, e um dos primeiros passos é aprender a como registrar um domínio!

Veja neste artigo como é simples!

O que é um domínio?

Basicamente, podemos dizer que o domínio é o nome escolhido por você, que identifica facilmente o seu site através da URL, como: www.seudominio.com, www.seublog.com.br e www.sualoja.net.

Como dissemos no artigo sobre DNS, todo site é identificado por uma série de números, conhecidos como IP. Graças a esse banco de dados chamado DNS, o usuário encontra qualquer site pelo seu domínio, e por isso você deve caprichar na criação do nome do seu próximo site.

Como registrar um domínio?

O primeiro passo para registrar um domínio é escolher o nome do seu site. Seja objetivo e criativo, pois o domínio será a identidade do seu site na internet.

Feito isso, o segundo passo é escolher a categoria do seu site. Nós disponibilizamos várias para você, e algumas são gratuitas. Conheça as principais:

.com.br
.com
.net
.org
.info
.blog.br
.ind.br

O terceiro passo é escolher o seu plano de registro. Na Homehost, por exemplo, nós temos vários planos com preços bem acessíveis e, se você contratar a hospedagem, o seu registro de domínio fica mais barato e o seu site mais estável e eficiente.

O quarto passo é o cadastramento dos seus dados e a escolha da melhor forma de pagamento. Viu só como é bem fácil?

Dicas de como escolher um bom domínio

Na hora de definir o seu domínio, é preciso ter alguns critérios em mente:

Tenha uma identidade própria

O seu domínio não deve ser uma cópia ou remeter a outra empresa que já exista. O seu negócio online precisa de uma identidade própria e única

Seja Objetivo

Pense em nomes curtos e de fácil compreensão para o usuário. Opte por palavras pequenas e, de preferência, por grafias simples. Uma boa dica é fazer um teste e falar o seu domínio para amigos, familiares e conhecidos e pedir para eles digitarem o nome escolhido. Se todos ou a maioria conseguirem executar essa tarefa sem maiores dificuldade, é sinal que você está no caminho sério.

Descubra os melhores termos

O mais natural na hora de escolher o seu domínio é optar pelo próprio nome do seu negócio. Porém, se esse domínio não estiver disponível ou não for objetivo o bastante, como já citamos, você pode recorrer a termos que estejam relacionados ao seu negócio.
Uma ótima sacada é usar uma ferramenta do Google chamada Google Trends, para descobrir quais são as palavras que se relacionam com a sua área e qual é o volume de buscas de cada uma delas. Ou seja, além de te ajudar a definir o nome do seu site, você ainda conseguirá optar por palavras que já são buscados pelos usuários.

Proteja o seu domínio

Evite a duplicidade com o nome do seu site, proteja o seu domínio registrando o nome escolhido em várias categorias, como .blog, .net, .com.br, etc.

Além disso, forneça uma breve descrição do seu site com o domínio, e o mais importante, não fuja da identidade do seu negócio apenas para ser chamativo.

É muito importante para o seu site a escolha de um bom domínio, então pesquise, capriche e conte com a Homehost para facilitar o seu trabalho. Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat