SEO Marketing: 20 dicas para subir no Google em 2019

Atualmente, o Marketing de SEO têm sido uma das atividades mais importantes de quem possui um site. O Google sempre foi uma das maiores, senão a maior fonte de tráfego para os sites na internet. O grande desafio é estar sempre atualizado para as tendências e mudanças deste mercado. Na Homehost atualmente hospedamos mais de 50 mil domínios e mais de 15 mil clientes. As perguntas sobre SEO são bastante frequentes, todos os dias. Por isso, decidimos escrever este artigo, dando 20 dicas valiosas de SEO aos nossos clientes .

Dessa forma, há dez anos os competidores de determinado mercado faziam SEO apenas “brigando” por backlinks. Um backlink é um link colocado em outro site, externo ao seu, apontando para você. Sendo assim, muitos sites compravam links e faziam spam. Por isso, o Google passou a coibir esta prática, aplicando penalidades a muitos sites. Como conclusão, conforme Matt Cutts (engenheiro do Google) diz, o lema do Google para um bom posicionamento tem sido: “Content is king” (em português, significa “O conteúdo é o rei”. Todo webmaster que pretende investir seu tempo estudando SEO e Marketing precisa ter essa frase em mente.

Dica 1 – O SEO Marketing começa pela pesquisa de keywords

Recomendamos o Google Trends. É a melhor ferramenta gratuita para busca de keywords, e pertence ao próprio Google (fonte mais do que confiável).  Primeiramente, coloque uma palavra chave e selecione seu país (Brasil). Para fazer marketing de SEO, as keywords (ou palavras chave) são o ponto de partida de tudo. O gráfico a seguir mostra a tendência de pesquisas de uma determinada palavra chave ao longo do tempo.

Em seguida, ao final da tela, o Google Trends irá lhe mostrar as palavras chave relacionadas. Selecione sempre a opção Principais, conforme marcamos na imagem. Quanto maior a barra azul ao lado de cada keyword,  maior a sua procura. Portanto, monte uma lista com a maior quantidade de keywords possível para o seu site. Quanto mais keywords você trabalhar, maior será seu tráfego. Faça uma lista com 20, 50, 100 keywords!

Dica 2 – O Google ama WordPress

Há diversas plataformas para você montar um site e gerenciar seu conteúdo. Em qualquer plataforma é possível fazer marketing de SEO. Contudo, o Google ama o WordPress. Isso ocorre pois o WordPress possui uma excelente estrutura de html e conteúdo, e seu uso torna muito mais fácil a otimização de seu site. Contratar uma hospedagem wordpress é bastante recomendado para quem quer aparecer bem no Google. Portanto, a segunda dica mais valiosa é usar sempre a plataforma WordPress, e escrever artigos sobre cada uma das suas keywords.

Dica 3 – Tags de título

Procure sempre colocar suas keywords dentro do título de suas páginas. O Google valoriza sempre quando as keywords estão no início do título. Mas cuidado: não faça repetições! Por isso, use a keyword uma única vez no título. Uma tag de titulo deve ter no máximo 50 caracteres.

Dica 4 – Tags de meta descrição

Use sempre tags de meta descrição! Apesar do Google buscar o conteúdo da sua página quando não encontrar esta tag, ele valoriza os sites que a usam. Coloque sua keyword dentro dela uma vez sempre, sem repetições. O conteúdo da sua tag de meta descrição é o que aparecerá como descrição do site na busca do Google.

seo marketing tag meta descrição

Dica 5 – Uso da tag H1

Sempre use em suas páginas uma tag de H1 contendo sua keyword. Uma tag de H1 significa um texto em destaque. Devemos sempre colocar no topo da página esta tag, com um texto curto. Nunca use textos longos nesta tag! O Marketing de SEO é sempre baseado na simplicidade e foco. Por exemplo, caso você queira otimizar uma página para a keyword “Vara de pesca”, use uma vez a tag dessa forma:

Dica 6 – Escreva muito!

A cada atualização do Google, ele vem valorizando mais e mais o conteúdo texto. Portanto, escreva texto de qualidade. Fale sobre varas de pescar, faça um comparativo. Conte sua história, explique porque este ítem se sobressai aos demais. Escreva sempre coisas que sejam interessantes para o público. Atualmente, para rankear bem no Google é desejável que cada página tenha pelo menos 300 palavras escritas. Contudo, para palavras chave mais disputadas, o Google tem valorizado as páginas com mais texto. Dessa forma, não economize no texto. Sempre que puder, escreva artigos com 600, 800, 1000, 1500 palavras! Lembre-se: o conteúdo é o rei.

Dica 7 – Densidade das keywords

Nunca coloque muita repetição de keywords em uma página. Cada keyword deve aparecer com uma densidade de 1% a 2,5% em relação ao seu texto. Por exemplo, caso seu texto tenha 300 palavras, nunca use a keyword mais de 6 vezes. Caso seu texto tenha 1000 palavras, não a repita mais do que 20 vezes no texto. Nunca ultrapasse a densidade de 2,5%. Caso contrário, o Google irá considerar que você está fazendo spam de keywods, e por isso poderá lhe penalizar. Sempre que falamos de SEO Marketing, precisamos ter em mente a qualidade do nosso conteúdo. O Google tem olhos atentos para spam e repetições demasiadas de conteúdo.

Dica 8 – Alt tag de imagens

Use sempre alt tags dentro das imagens, conteudo sua keyword. Procure sempre relacionar determinada imagem a sua palavra chave.  Cada página de seu site deve ter pelo menos uma imagem.  O Google valoriza páginas que contenham imagens.

Dica 9 – Crie uma pagina para cada uma keyword

Quando falamos de otimização e marketing de SEO, precisamos ter uma estrutura em mente. Quando se organiza uma página para uma determinada keyword, o Google entende que aquela página fala especificamente sobre determinado assunto. Contudo, isso não quer dizer que você não possa mencionar outras keywords em uma página. Pelo contrário. Por exemplo, uma página falando de “vara de pesca” poderá, é claro, falar um pouco sobre molinetes, sobre redes de pesca, sobre tarrafas… Contudo, mantenha sempre o foco do assunto na keyword principal da página

Dica 10 – Links internos entre as páginas

Desde 2014 o Google passou a valorizar muito mais seus links internos. O WordPress possui uma ferramenta bastante útil e fácil para criar links entre suas páginas. Use o máximo de links internos possível!  Crie sempre frases que façam relação entre cada uma das suas páginas.

marketing de seo com links internos entre as paginas

Dica 11 – Links para fora

Cada página deve ter pelo menos 1 link apontando para outro site, fora do seu. O Google valoriza páginas  que possuam links externos. Por exemplo, páginas que citem outros sites como referências daquele assunto.

Dica 12 – Use o plugin Yoast!

O Yoast é um plugin de SEO para WordPress muito útil, que lhe dá todas as diretivas de SEO ao escrever um artigo. Este artigo explica como instalar um plugin no wordpress de forma rápida e fácil. Dessa forma, você pode colocar nele a keyword para cada página em seu WordPress, e ele lhe mostra em tempo real dicas para melhorar seus artigos.  Ele possui uma versão gratuita e uma versão premium. A versão gratuita já é bastante completa e muito útil e lhe ajudará muito.

Dica 13 – Idade do domínio

O Google entende que a idade de seu domínio importa – e muito na hora de exibir os resultados. Procure sempre ser fiel a um nome de domínio. Quanto mais idade seu registro de domínio tiver, mais valor o Google irá lhe dar. O Google entende que sites novos podem gerar spam na internet. Antes de mais nada, o Google quer sempre estabelecer uma relação de confiança com cada site que ele irá exibir.

Dica 14 – Use um domínio .BR

Caso seu foco sejam usuários do Brasil, recomendamos sempre usar um domínio .BR em seu site. Domínios .COM ou internacionais podem, sim, set muito bem rankaedos. Contudo, por exemplo, o Google dificilmente irá rankear um domínio .IT (Itália) ou .MX (México) para uma busca feita no Brasil. Dessa forma, os domínios locais sempre são vistos com melhores olhos pelo Google. Portanto, evite usar domínios com extensões de outros países! Domínios internacionais .COM são OK para rankear em buscas feitas no Brasil.

Dica 15 – Consiga backlinks

Primeiramente, um backlink significa um link de outro site apontando para o seu. Esta é uma etapa que parece complicada. Contudo, explicaremos porque ela é muito mais simples do que parece. Lembram da frase-lema do Google? “O conteúdo é rei”. Caso seu site tenha um bom conteúdo, com artigos interessantes, bem escritos e falando sobre coisas úteis ao público, naturalmente outros sites irão linkar para você. O Marketing de SEO envolve também um pouco de engenharia social.

Algumas dicas para conseguir bons backlinks:

  • Escreva conteúdo de qualidade, e dessa forma outros sites naturalmente irão linkar para o seu!
  • Poste sempre seus artigos nas redes sociais. Se possível patrocine os posts (não precisa usar valores muito altos), para aumentar o alcance. Direcione sempre seu foco.
  • Faça contato com donos de sites relacionados ao seu. Estabeleça uma relação com eles.
  • Busque na internet sobre artigos similares ao seu. Contacte o dono do site, e sugira fazer um link para seu site.
  • Busque por links quebrados na internet (com erro 404) e sugira ao dono do site substituir determinado link por um link para seu site. Use o brokenlinkchecker.com para encontrar estes links quebrados em outros sites. Caso o link seja sobre algum artigo que você não tenha ainda, considere escrever algo de valor sobre ele, para então sugerir ao dono do site seu artigo como link.

Por fim, lembre-se: O conteúdo é o rei. Tendo um bom conteúdo, os links virão naturalmente!

Dica 16 – Site mobile

Desde 2015, o Google praticamente não indexa sites que não sejam compatíveis com celulares. Teste sempre seu site no celular. Um site que não funciona bem em celular, não será rankeado pelo Google nos dias de hoje. Há diversos temas de wordpress gratuitos com ótima versão mobile.

Dica 17 – Velocidade so site

Segundo Matt Cutts, a velocidade do site passou a ser um fator importante de ranking (leia aqui). Quanto mais rápido seusite, mais bem rankeado você ficará. Primeiramente, é importante ter um bom servidor de hospedagem de sites. Em segundo lugar, é importante sempre usar imagens, javascripts e CSS compromidos. Recomendamos o plugin Smush do WordPress. Ele automáticamente comprime e otimiza suas imagens, enquanto o usuário lê os artigos de seu site. O SEO Marketing é baseado também na performance e fatores que não a aparência do seu site.

Dica 18 – Site seguro com HTTPS

Sites seguros são mais bem rankaedos. Existe uma tendência para que toda internet funcione em servidores seguros. Sites comuns sem segurança que funcionam em HTTP estão ficando para trás nos critérios de posicionamento do Google. Recomendamos sempre usar um certificado SSL em seu site. Dessa forma, você terá seu site funcionando em HTTPS. A Homehost oferecer certificados SSL grátis em seus planos de hospedagem.

Dica 19 – Google Analytics e Google Search Console

Use sempre o Google Analytics para analizar o tráfego de seu site, bem como as páginas que são buscadas pelos sites de buscas. Usando o Analytics, você consegue entender de forma simples quais as palavras chave que estão lhe trazendo bons resultados. Neste outro artigo, explicamos como instalar o google analytics em seu site. O Google Analytics junto ao Google Trends são duas ótimas ferramentas para SEO Marketing.

O Google Search Console possui ferramentas mais avançadas para gestão de seu site. Dessa forma, ele pode lhe informar sobre problemas de indexação ou problemas com suas páginas. Cadastre seu site no Google Search Console, e assim, você poderá receber alertas do Google por email quando houver problemas em sua indexação.

Dica 20 – Páginas de erro customizadas

Quem nunca chegou a uma página de erro 404 Not Found em um site? O Google, no fundo, não gosta de sites que tenham muitos links quebrados. Contudo, o Google sabe que hora ou outra isso acontece. Portanto, ele valoriza mais os domínios que possuam páginas de erro 404 customizadas. Crie sua própria pagina de erro 404. Há páginas de erro 404 bastante criativas e engraçadas como a do Airbnb. E lembrando, uma página de 404 criativa pode ser motivo de compartilhamento na internet. Dessa forma, pode lhe gerar ainda mais backlinks.

fazendo seo marketing com uma pagina de erro 404

Conclusão sobre SEO Marketing

Marketing de SEO é uma tarefa que requer alguma paciência para surgir efeitos. Portanto, um trabalho com calma e persistência precisa ser feito. Qualquer resultado em SEO leva pelo menos de 30 a 60 dias para começar a aparecer. Por isso, recomendamos sempre escrever muito. Faça conteúdo de qualidade sempre. E sempre lembre da fase-lema do SEO: O conteudo é o rei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat