Como melhorar a performance do seu site WordPress no GTMetrix

O GTMetrix é uma ferramenta mão na roda quando se trata de melhorar a performance de um site WordPress. A performance é essencial para proporcionar uma experiência positiva aos visitantes. Um site rápido não apenas aumenta a satisfação do usuário, mas também melhora o seu ranking nos motores de busca.

logo wordpress velocidade de carregamento


Que saber como você pode aprimorar sua hospedagem de sites WordPress no GTMetrix? Confira mais com nosso tutorial utilizando duas poderosas ferramentas: o plugin WP Rocket e o serviço Cloudflare.

Motivos comuns para seu WordPress estar lento

Existem alguns motivos comuns que podem fazer com que ele fique mais lento em determinadas situações. Aqui estão cinco possíveis motivos:

  • Plugins excessivos: O uso de muitos plugins no WordPress pode impactar negativamente o desempenho. Alguns plugins podem ser mal otimizados ou incompatíveis com outros, causando problemas de desempenho. É importante avaliar e limitar o número de plugins usados e garantir que eles sejam confiáveis e atualizados.
  • Tema pesado: Temas mal otimizados, com códigos complexos ou excesso de recursos, podem causar lentidão no WordPress. É recomendável escolher temas leves e otimizados para obter um melhor desempenho.
  • Cache não configurado: A configuração adequada de um plugin de cache como o WP Rocket é essencial para otimizar o desempenho do WordPress. O cache armazena os dados do site, reduzindo a carga no servidor e acelerando o carregamento das páginas. Se o cache não estiver configurado corretamente ou estiver ausente, o site pode ficar mais lento. Recomenda-se também limpar o cache ele sempre que fizer alterações em seu site.
  • Imagens não otimizadas: Imagens grandes e não otimizadas podem aumentar o tempo de carregamento do site. É importante redimensionar e comprimir as imagens antes de carregá-las no WordPress, usando ferramentas de compressão ou plugins.
  • Banco de dados desorganizado: O WordPress utiliza um banco de dados para armazenar informações do site, como postagens, páginas, configurações e comentários. Com o tempo, o banco de dados pode ficar desorganizado. Pode haver fragmentação de dados e consultas ineficientes, o que pode levar a um desempenho mais lento. É recomendável realizar a limpeza e a otimização do banco de dados regularmente.
  • Alto volume de acessos ou um plano de hospedagem WordPress pequeno demais. Muitas vezes o site cresce, e demandar um servidor de hospedagem mais robusto, com mais CPU e RAM.

Esses são apenas alguns exemplos de motivos que podem levar a um desempenho mais lento no WordPress. Felizmente, existem soluções e práticas recomendadas para abordar esses problemas e melhorar a velocidade do seu site WordPress. Por exemplo, escolher uma hospedagem adequada, usar plugins de cache eficientes e otimizar as imagens.

O que é o GTMetrix?

O GTmetrix é uma ferramenta online que permite medir e analisar o desempenho de um site. Ele fornece informações detalhadas sobre o tempo de carregamento do site. Além disso, indica os tamanhos dos arquivos, número de solicitações, entre outros dados importantes relacionados à velocidade e otimização do site.

Nota: a partir do final de 2023, a ferramenta GTMetrix passou a limitar o uso gratuito a 5 testes diários por login. Criar um login na plataforma pode ser necessário para realizar os testes de performance.

As métricas fornecidas pelo GTmetrix são baseadas em diretrizes de melhores práticas e padrões do setor. Por exemplo, o PageSpeed Insights do Google e o YSlow do Yahoo.

Essas métricas incluem o tempo necessário para carregar a página inicialmente e o tempo total de carregamento. Além disso, indica a capacidade de cache e compactação de arquivos.

O GTMetrix trata também da otimização de imagens e outros fatores que afetam a velocidade e a eficiência do site.

Ao utilizar o GTmetrix, você pode identificar problemas de desempenho que podem estar impactando negativamente a experiência dos usuários. Eles prejudicam a taxa de conversão e afetando a posição do site nos sites de busca.

Ao otimizar o desempenho do seu site com base nas sugestões fornecidas pelo GTmetrix, você pode melhorar a experiência do usuário. Basta aumentar a velocidade de carregamento e obter melhores resultados globais.

Em resumo, o GTmetrix é uma ferramenta valiosa para proprietários de sites que desejam monitorar e otimizar o desempenho do seu site.

Como usar o GTMetrix?

Ao inserir a URL de um site no GTmetrix, a ferramenta realiza uma análise completa do desempenho do site. Ela fornece uma pontuação que indica a eficiência do site em termos de velocidade e otimização.

Além disso, ele fornece informações detalhadas sobre cada aspecto que influencia o desempenho. Traz como resultado o tamanho dos arquivos, o tempo necessário para carregar cada elemento da página, sugestões de otimização e muito mais.

Com os dados do GTMetrix você pode verificar quais os pontos que seu site precisa ser otimizado. Dessa forma, você reduz a taxa de rejeição, ou bounce rate em inglês, nos acessos.

Primeiramente, acesse www.gtmetrix.com, digite a URL do site, e clique em Analyze.

adicionar URL ao gtmetrix

Após isso, o GTMetrix irá lhe mostrar a nota do seu site, junto aos ítens sugeridos para a melhoria de performance. As notas vão de A até D, onde A é uma performance excelente, e D é uma performance ruim.

GTMetrix

Abaixo da nota, o GTMetrix mostra as sugestões para melhoria. Recomendamos clicar na seta para baixo, para ver os detalhes, com a recomendação para correção.

tempo de carregamento do site no gtmetrix

Após isso, clique em Learn how to improve this. Para cada tópico, há diversas dicas importantes sobre como corrigir o ítem.

experiencia de usuario no gtmetrix

Escolhendo a localização no GTMetrix

Uma dica muito importante para que você tenha um resultado mais preciso, é escolher a localização de São Paulo como servidor no GTMetrix. Quanto mais distante do servidor de hospedagem de sites o teste ocorrer, maior a chance de obter uma nota inferior.

É altamente recomendável usar o servidor do GTMetrix mais próximo do país onde seu site está hospedado. Existem várias razões para isso.

Primeiramente, o GTMetrix tem servidores de testes em várias localidades. Sempre haverá um servidor perto do servidor de hospedagem de site.

Dessa forma, você reduz o tempo de carregamento do site. Isso significa que a resposta do servidor será mais rápida e mais precisa. Isso reflete de forma mais precisa o desempenho real do seu site.

No site do GTmetrix, clique em Analysis Options

analisar peformance e tempo de carregamento do site

Após isso, localize a opção Test URL in, e selecione São Paulo.

localização do servidor
lista de paises para testar o tempo de carregamento

Quais itens do site o GTMetrix analiza?

O GTMetrix analisa vários aspectos de um site para fornecer informações detalhadas sobre seu desempenho. Alguns dos principais itens que o GTMetrix analisa incluem:

  • Tempo de carregamento: O GTMetrix mede o tempo total necessário para carregar completamente uma página da web. Isso inclui todos os elementos, como HTML, CSS, JavaScript, imagens e recursos externos.
  • Tamanho da página: Ele avalia o tamanho total da página, incluindo todos os arquivos e recursos necessários para carregá-la. Isso inclui imagens, scripts, folhas de estilo, etc.
  • Pontuação de desempenho: O GTMetrix atribui uma pontuação com base na otimização geral do site. Ele leva em consideração fatores como compressão de arquivos, uso de cache, minimização de recursos, otimização de imagens e outras práticas recomendadas.
  • Tempo de resposta do servidor: Ele mede o tempo necessário para que o servidor responda à solicitação de um navegador. Isso inclui o tempo de processamento do servidor e o tempo de transferência de dados.
  • Desempenho móvel: O GTMetrix também avalia o desempenho do site em dispositivos móveis. A performance pode variar entre um PC e um celular.

Essas são apenas algumas das principais métricas e elementos que o GTMetrix analisa.

Uma boa nota no GTMetrix é essencial para o Google

O tempo de carregamento de um site desempenha um papel crucial em sua posição no Google.

Atualmente, isso está diretamente relacionado à experiência do usuário e à qualidade dos resultados de pesquisa. Portanto, sites que carregam rapidamente são favorecidos nos rankings de pesquisa.

Além disso, o tempo de carregamento do site está diretamente ligado à taxa de rejeição. Se um site demora muito para carregar, os usuários são mais propensos a abandoná-lo antes mesmo de visualizar o conteúdo.

Uma alta taxa de rejeição indica ao Google que o site pode não estar fornecendo a melhor experiência aos usuários.

Com o crescente uso de dispositivos móveis, o desempenho do site em dispositivos móveis também é essencial.

O que é WP Rocket?

WProcket é um plugin de otimização de desempenho para sites baseados em WordPress. Ele é projetado para melhorar a velocidade de carregamento das páginas, proporcionando uma experiência de usuário mais rápida e agradável.

O WProcket possui recursos como cache de página, minimização de arquivos CSS e JavaScript. Além disso, faz o carregamento adiado de recursos, compressão de arquivos e integração com serviços de CDN (Content Delivery Network).

Essas técnicas ajudam a reduzir o tamanho dos arquivos e minimizar as solicitações ao servidor. Isso resulta em tempos de carregamento mais rápidos.

Ao usar o WProcket, os proprietários de sites podem melhorar o desempenho de seus sites sem a necessidade de experiência. O plugin oferece configurações e opções simples de usar, permitindo que os usuários otimizem seus sites com apenas alguns cliques.

O WProcket também oferece recursos como minificação HTML, integração com serviços de cache do servidor e otimização de recursos para dispositivos móveis. Isso ajuda a garantir que o site seja rápido e responsivo em diferentes dispositivos.

wprocket

Quais ações você pode melhorar utilizando o WP Rocket?

1) Minificação de CSS e JavaScript: O WP Rocket reduz o tamanho dos arquivos CSS e JavaScript do seu site. Ele remove espaços em branco, comentários e caracteres desnecessários, ajudando a reduzir o tempo de carregamento das páginas.

2) Pré-carregamento de cache: O plugin cria arquivos de cache pré-carregados para as páginas mais visitadas do seu site. Isso garante que os visitantes tenham acesso rápido ao conteúdo, ou seja, sendo especialmente útil para sites com muito tráfego.

3) Lazy loading de imagens: permite carregar imagens somente quando os visitantes rolam a página até a posição onde elas estão visíveis. Isso melhora a velocidade de carregamento inicial e economiza largura de banda.

Como otimizar com o WP Rocket?

Após instalar e ativar o WP Rocket, a configuração inicial é simples e amigável. O plugin possui um modo de configurações padrão que funcionam bem para a maioria dos sites assim como permite personalizações avançadas, se necessário.

Passo um: Ativando o plugin

Acesse “Configurações” no painel de controle do WordPress e clique em “WP Rocket“. Na guia “Cache”, ative a opção “Ativar cache” para começar a usar o cache de página. Logo após a ativação seu site irá armazenar versões em cache das páginas do seu site. Sendo assim, as disponibilizará aos visitantes, sem gerar a página do zero a cada visita.

ativando o wprocket

Passo dois: Otimizar Arquivos

Na mesma guia “Cache“, vá para a seção “Otimizar arquivos” e marque as opções “Minificar arquivos HTML” e “Minificar arquivos CSS/JS“. Essa opção reduzirá o tamanho dos arquivos HTML, CSS e JavaScript, resultando em um tempo de carregamento menor e mais rápido.

otimizando desempenho com wprocket

Passo três: Carregamento de imagens

Na guia “Mídia”, ative a opção “Ativar carregamento diferido de imagens”. Isso fará com que as imagens só sejam carregadas quando estiverem prestes a aparecer na tela do usuário. Isso melhora o tempo de carregamento da página inicial.

pre carregar wprocket

Passo quatro: pré-carregamento de cache

Na guia “Cache“, vá para a seção “Pré-carregamento” e clique no botão “Pré-carregar agora“. Isso garante que todas as páginas do seu site sejam armazenadas em cache e em seguida, já estejam prontas para os visitantes.

precarregar wprocket

O WP Rocket também oferece várias outras opções de configuração avançadas, como compressão de arquivos, integração com CDNs e muito mais. Explore essas opções conforme as necessidades específicas do seu site.

Um serviço de CDN fornece uma camada adicional de otimização. Ele melhora muito o desempenho.

O próprio WP Rocket possui um serviço de CDN, mas muitos preferem usar o potente Cloudflare utilizado no mundo todo.

Aceleração adicional de seu site WordPress com o Cloudflare.

Com ele você pode realizar as seguintes otimizações:

a) Armazena em cache do conteúdo estático de seu site em servidores localizados em todo o mundo. Isso permite que os visitantes acessem os dados a partir de servidores próximos. Isso reduz a latência e o tempo de carregamento das páginas.

b) Diminuir as imagens em seu site, com a função “Polish” do Cloudflare. Com ela, se reduz o tamanho das imagens sem comprometer a qualidade, pois o sistema possui uma tecnologia automatizada.

c) Proteção contra-ataques DDoS: O Cloudflare oferece uma camada de segurança, protegendo seu site contra ataques DDoS. Eles podem impactar negativamente o desempenho do site.

d) Firewall de aplicativo web (WAF): O WAF do Cloudflare ajuda a proteger o seu site contra ameaças comuns. Por exemplo, spam, ataques de injeção de SQL e explorações de brechas conhecidas. Isso ajuda a manter a segurança e o desempenho do seu site em níveis mais avançados.

Como realizar a configuração do Cloudflare em seu site WordPress?

Aqui na Homehost você pode realizar a instalação do CloudFlare diretamente pelo seu painel de controle dentro da sua hospedagem. Isso traz agilidade e contando com nosso suporte.

Confira como acessar o Cloudflare na sua hospedagem Homehost:

Passo um: acesse seu painel e clique na opção Principal

Aqui na Homehost você pode realizar a instalação do CloudFlare diretamente pelo seu painel de controle dentro da sua hospedagem*.

Passo um: acesse seu painel e clique na opção Principal

painel homehost, instalar cloudflare

Passo dois: Ative o Cloudflare dentro de sua hospedagem.

painel homehost, instalar cloudflare

Ao integrar o Cloudflare ao seu site WordPress, você pode acelerar o tempo de carregamento das páginas. Além disso, melhora a segurança e proporciona uma experiência de usuário mais rápida e confiável.

Alternativas ao GTMetrix

Existem várias outras ferramentas populares para medir a performance de sites, semelhantes ao GTMetrix. Aqui estão alguns exemplos:

  • PageSpeed Insights: É uma ferramenta do Google que avalia a velocidade e a usabilidade de um site em dispositivos móveis e desktop. Ele fornece pontuações e sugestões de otimização com base nas melhores práticas recomendadas pelo Google.
  • WebPageTest: Essa ferramenta permite testar o desempenho do seu site em diferentes navegadores, locais geográficos e conexões de rede. Ela oferece métricas detalhadas, como tempo de carregamento, TTFB (Time to First Byte), renderização e muito mais.
  • Pingdom Website Speed Test: É uma ferramenta popular para medir o tempo de carregamento de um site. Ele fornece informações detalhadas sobre os diferentes componentes de uma página e identifica áreas que podem ser otimizadas para melhorar a velocidade.
  • Lighthouse: É uma ferramenta de código aberto do Google que está integrada ao Google Chrome DevTools. Ela analisa a performance e melhores práticas e SEO de um site, fornecendo uma pontuação geral e sugestões de otimização.
  • DareBoost: É uma ferramenta abrangente que realiza análises de desempenho, SEO, segurança e muito mais. Ela fornece uma pontuação geral, juntamente com informações detalhadas e recomendações para melhorar a performance do site.

Essas são apenas algumas das muitas ferramentas disponíveis para medir a performance de um site. Cada uma delas possui suas próprias características e foco em métricas específicas. É recomendável testar várias ferramentas para obter uma visão abrangente do desempenho do seu site e identificar áreas de melhoria.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Homehost

Homehost

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!