Como montar um site: aprenda os 4 passos necessários

Já passamos da época em que para se ter um site profissional precisávamos saber tudo de programação e webdesign. Hoje, com tantas ferramentas facilitadoras, você mesmo consegue montar um site funcional e bonito sem precisar conhecer um código de HTML sequer. Em resumo, neste artigo explicaremos os 4 passos necessários sobre como montar um site na internet.

Estas são as etapas:

Como montar um site: primeiro, escolha e registre um domínio

Um domínio é o nome do seu site na internet. Por exemplo, www.homehost.com.br é o nosso domínio. O domínio leva a identidade da sua marca. Então, geralmente, é criado com o nome da empresa, que é pelo que as pessoas vão buscar.

15% OFF

Primeiramente, você precisa realizar uma pesquisa de domínio na internet, para escolher o nome de seu domínio. Seu site pode ser um domínio .BR ou um domínio .COM . No entanto, há ainda outras extensões de domínios disponíveis, menos populares.

Contratar um plano de hospedagem de sites

A hospedagem do seu site talvez seja o item mais importante do processo. Isso porque sem um bom suporte, você pode perder o investimento de tempo e dinheiro que fez para a criação do seu site na internet.

Ter a segurança de que seu site não vai sair do ar quando tiver muitos acessos, que você não terá que se limitar na quantidade de conteúdos que disponibiliza, ou de que poderá oferecer e-mails profissionais quando quiserem entrar em contato com você, vale muito a pena.

Recomendamos sempre um plano de hospedagem com suporte ao painel de controle cPanel. O cPanel é o painel aonde se pode, por exemplo, gerenciar aplicações, emails, bancos de dados, backups, etc.

Conheça aqui os planos de hospedagem de sites da Homehost. Em seguida, após realizar a contratação, você receberá por email todos os dados de acesso. Use estes dados para acessar o painel de controle e começar a montar seu site.

Ainda não tem um www

Escolha de uma plataforma para montar seu site

Basicamente, existem três formas comuns para montar um site. Em primeiro lugar, o Construtor de sites que é uma ferramenta muito fácil e simples de usar, ideal para quem não possua conhecimentos ténicos.  Em segundo lugar, o WordPress, que é um sistema de gerenciamento de conteúdo – o mais usado em todo o mundo. E em terceiro, explicaremos a seguir como montar um site em HTML, que é a linguagem de códigos da internet.

Vantagens de usar o Construtor de sites (muito fácil)

Permite criar um site corporativo também de forma fácil. A principal vantagem do construtor de sites Homehost é o fato de possuir um leque maior para customização de menus, logos e estruturas, em relaçao ao WordPress. A Homehost possui dois construtores:  um construtor fácil, bastante simples para ser usado, e um contrutor avançado.

como montar um site usando o construtor
Um site montado usando o construtor

Vantagens de montar um site em WordPress (relativamente fácil)

WordPress é um sistema completo para gerenciamento do conteúdo do seu site. Atualmente é a plataforma mais usada em todo o mundo como CMS (Content Management System). A Homehost possui planos de hospedagem wordpress otimizados e préviamente configurados. O WordPress é gratuito, e há diversos templates de wordpress gratuitos de fácil uso. Concluíndo, com ele você pode montar seu site sem ter custos, além de ser bastante completo e fácil de usar.

como montar um site em wordpress
Um site montado em WordPress

Montar um site em HTML puro (avançado)

Para além das plataformas de gerenciamento de conteúdo, você também pode montar um site direto usando o HTML. HTML é uma abreviação para a sigla Hyper Text Markup Language. O HTML é uma linguagem em formato texto. Como montar um site usando o HTML ? Em suma, você precisa de um editor de texto, e precisa saber os comandos básicos dele. é uma tarefa indicada para usuários mais avançados. Voce pode editar um arquivo direto no servidor usando o gerenciador de arquivos do painel de controle cPanel.

Após montar o site, faça o SEO

Por fim, atualmente o SEO é muito importante para fazer seu site aparecer na internet. Recomendamos escrever bastante em seu site, focando sempre em seu tema principal. Em síntese, escreva sempre artigos de qualidade, inclua fotos próprias (que não sejam copiadas da internet). Quanto mais conteúdo texto, mais o Google irá lhe posicionar bem nas buscas!

Conclusão

Sempre recebemos contatos de clientes pedindo orientações sobre como montar um site na internet. Dessa forma, atualmente há diversos aplicativos que facilitam e muito a vida de quem precisa montar um site na internet. Não é necessário contratar um profissional caro, nem passar horas aprendendo a montar um site na internet.

No blog da Homehost você encontra diversos tutoriais que irão lhe ajudar no processo da criação de um site.

Para usuários avançados, recomendamos os tutoriais da W3Schools. Ali há várias dicas para aprender HTML e CSS. No fundo, tanto o construtor de sites como o WordPress são uma interface simplificada e gráfica, que produz um conteúdo com um código HTML por trás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat