Nuvem, HD Externo ou Pen Drive: Como Fazer Backup Seguro dos Seus Arquivos

As cópias de segurança são extremamente necessárias para quem trabalha com arquivos digitais. Mas como fazer backup seguro dos seus arquivos?

Os equipamentos e os sistemas podem ser voláteis, sendo que você corre o risco de perder tudo. Por isso hoje, para ajudar você a proteger os seus arquivos, vamos apresentar três formas de como fazer backup: pen drive, HD externo e também as nuvens. Confira a seguir:

Prático, rápido e seguro: pen drive

Quem nunca perdeu um arquivo muito importante? Trabalhos acadêmicos, apresentações para clientes, projetos da empresa, músicas favoritas, filmes, fotos de família, entre muitos outros.

É extremamente chato o retrabalho, isso quando não perdemos para sempre uma foto ou vídeo muito importante. Por isso, o pen drive pode ser a sua solução.

Ele é indicado para quem não necessita de uma capacidade gigantesca de armazenamento e, por conta disso, a praticidade e agilidade é uma excelente solução em como fazer backup seguro dos arquivos.

O pen drive pode ser levado como chaveiro e estar sempre à mão, carregando arquivos como: boletos bancários, comprovantes de pagamento, trabalhos acadêmicos, fotos, pequenos vídeos, apresentações, músicas, etc.

Como fazer backup de grandes arquivos? HD Externo!

Como foi dito acima, o pen drive é indicado para armazenamentos leves, já o HD externo é mais robusto, comportando arquivos de grande porte, como artes em softwares de criação, vários e-books, filmes, séries, apresentações complexas, entre muitos outros.

O HD externo funciona de forma semelhante a memória do seu computador, porém eles não precisam da memória flash, pois armazenam tudo com agilidade em discos rígidos de excelente capacidade.

Existem várias opções, algumas são extremamente pequenas (do tamanho de smartphones), outras são grandes como uma CPU e exigem fonte de alimentação e/ou nobreak. O segredo é encontrar um equipamento que comporte o seu uso, com um preço que caiba no seu bolso.

Nuvens: liberdade e segurança para todos os seus arquivos

Se você utiliza a tecnologia há alguns anos, com certeza notou a evolução do armazenamento. Antes, um software considerado grande era armazenado em dezenas de disquetes. Depois vieram os CD’s e DVD’s, que por sua vez foram substituídos aos poucos pelos pen drives e por HD externos.

Hoje, a bola da vez é a nuvem, que armazena arquivos de forma online.

Em analogia, uma nuvem pode ser comparada a um depósito, onde você guarda objetos em segurança, paga uma quantia pelo serviço e não sofre com a falta de espaço. Entendeu?

Os seus arquivos continuam armazenados em um HD, porém, em outros lugares do planeta, sendo que você pode acessar tudo através de uma conta e senha, por meio do computador, notebook, tablet ou até smartphone. Incrível, não é?

Os seus HD externos, pen drives e computadores estão sujeitos a danos constantes. Mas, quando estão na nuvem isso não acontece, pois o sistema entrega segurança e praticidade para você, sem falar na liberdade de acessar arquivos quando e onde quiser.

Por exemplo, você pode comprar um plano anual de 1TB por cerca de 9 dólares por mês, sendo que com essa capacidade de armazenamento você consegue arquivar mais de 1 milhão de arquivos de texto, mais de 400 mil fotos, 200 mil músicas e 500 vídeos.

Resumindo, agora que você já sabe como fazer backup, escolha uma modalidade que atenda às suas necessidades e invista em segurança para os seus arquivos. E conte sempre com a Homehost para cuidar da segurança do seu site, 24h por dia, durante todos os dias do ano.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!