Redirecionar HTTP para HTTPS usando htaccess

Atualmente, quase toda a internet está sendo migrada para servidores seguros HTTPS. Neste artigo, explicaremos como redirecionar HTTP para HTTPS em seu site, usando o arquivo .htaccess . O próprio Google atualmente ranqueia no topo os sites que possuam servidor seguro com um certificado SSL instalado. Ou seja, HTTPS é essencial para o SEO de seu site conforme explicamos neste artigo.

Contudo, quando se instala um certificado SSL em seu site, é necessário criar um redirecionamento para que quando um usuário tente acessar seu site com http:// , este seja redirecionado de forma automática para https:// .

Primeiramente, é necessário criar um arquivo com o nome .htaccess (não esqueça do ponto no início do nome do arquivo) dentro da pasta public_html de seu site. Você pode criar este arquivo usando o gerenciador de arquivos de seu site, ou então, enviar através de FTP.

Exemplo 1: para redirecionar todos os acessos de HTTP para HTTPS, basta incluir este código em seu arquivo .htaccess . Lembre-se de alterar nomedoseusite.com.br pelo nome de seu domínio.

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTPS} off
RewriteRule ^(.*)$ https://www.nomedoseusite.com.br/$1

Exemplo 2: para redirecionar apenas em um domínio em particular, use este código. Neste exemplo, ele irá redirecionar todos os acessos indo de siteorigem.net para https://www.nomedoseusite.com.br

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^siteorigem\.net 
RewriteCond %{HTTPS} off
RewriteRule ^(.*)$ https://www.nomedoseusite.com.br/$1

Exemplo 3: Para redirecionar somente uma pasta em seu site, use este código. Dessa forma somente os acessos a uma pasta serão redirecionados de HTTP para HTTPS. Os acessos fora desta pasta não serão redirecionados.

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTPS} off
RewriteCond %{REQUEST_URI} pasta
RewriteRule ^(.*)$ https://www.nomedoseusite.com.br/pasta/$1

Um servidor HTTPS (rfc2818) precisa de um certificado SSL instalado para poder funcionar corretamente. Na Homehost, você pode usar certificados SSL grátis em seu site. Basta fazer a instalação através de seu painel de controle.

Algumas vezes pode ser necessário ajustar o código HTML de seu site. Recomendamos que todas as chamadas a CSS, Javascript ou similares sejam feitas diretamente inserindo o https:// antes do nome do arquivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat