Porta SMTP, IMAP e POP3 – Configurações de email

porta smtp imap e pop3Os protocolos utilizados atualmente para envio e recebimento de emails são SMTP, IMAP e POP3. Cada servidor possui uma porta específica, dependendo do tipo de conexão. Primeiramente, a porta SMTP é utilizada para o envio de emails. As outras portas POP3 e IMAP são usadas para o recebimento e sincronização das mensagens. As portas SMTP, IMAP e POp3 são as mais utilizadas em toda a internet. Por exemplo, ao configurar seu aplicativo de emails, você precisa sempre ter em mente estas configurações e as respectivas portas.

Configurações de SMTP

O protocolo SMTP (RFC2821) é usado para o envio de mensagens na internet. A sigla significa Simple Mail Transporte Protocol. Por exemplo, ao enviar um email pelo aplicativo de mensagens, este por sua vez faz conexão com o servidor SMTP, e envia por ali os dados.

  • O Servidor SMTP é sempre  hX.servidorhh.com  (Aonde X é o número do seu servidor. Por isso, verifique o nome correto em sua área do cliente).
  • Porta SMTP 25 é a porta padrão para envio de mensagens usando o servidor de email SMTP. Por exemplo, pode ser usada tanto para conexões sem segurança, como para conexões TLS/SSL.
  • Porta SMTP  587 é a porta utilizada como alternativa a porta 25. Muitos provedores possuem a porta 25 bloqueada por segurança.
  • Porta SMTP 465 também é uma porta utilizada por servidores SMTP atualmente.

Configurações de IMAP

O protocolo IMAP (RFC3501) é sempre usado para sincronização das mensagens no servidor.  A sigla sifnifica Internet Message Access Protocol. Por exemplo, quando você abre seu aplicativo de mensagens, este por sua vez usa o IMAP para sincronizar e lhe mostrar as mensagens de email.

  • O Servidor IMAP é sempre  hX.servidorhh.com  (Aonde X é o número do seu servidor. Dessa forma, verifique o nome correto em sua área do cliente Homehost).
  • Porta IMAP 143 é usada para conexões sem criptografia.
  • Porta IMAP 993 normalmente é usada pra conexões seguras com criptografia TLS/SSL.

Configurações de POP3

O protocolo POP3 (RFC1081) é usado para recebimento de emails, assim como o IMAP. Sua sigla significa Post Office Protocol. O cliente pode fazer a escolha entre IMAP e POP3. No entanto, eles possuem uma diferença. O POP3 baixa as mensagens e as apaga do servidor. Enquanto isso, o IMAP sempre mantem cópia das mensagens no servidor.

  • O Servidor POP3 é sempre  hX.servidorhh.com  (Aonde X é o número do seu servidor. Por isso, verifique o nome correto em sua área do cliente Homehost).
  • Porta POP3 110 é usada em conexões sem criptografia
  • Porta POP 995 é usada para conexões seguras, criptografadas com TLS/SSL.

Conclusão

Para se configurar um aplicativo de emails, estas são as portas necessárias. Antes de configurar seu cliente de emails, você precisa criar uma conta de email no servidor. As mesmas portas SMTP, IMAP e POP3 podem ser usadas com o Outlook, Windows Live Mail, Gmail ou telefones Android e Iphone usando o Bluemail. O Outlook também possui uma versão muito utilizada para Iphone e Android. Caso tenha problemas para se conectar ao servidor de emails, verifique também se não há bloqueio no firewall do seu computador.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!