O que é firewall ?

Firewall é uma aplicação que temo que  como finalidade proteger um dispositivo conectado a uma rede. Existem diversos tipos de firewall, e neste artigo explicaremos um pouco sobre cada um deles, indicando suas vantagens e peculiaridades. Muitos usuarios nos perguntam o que é firewall. Responderemos usando exemplos e comparando ao nosso dia-a-dia.

Conteúdo:

Como funciona um firewall

Imagine um prédio residencial. Por exemplo, em um prédio há os moradores, funcionários de limpeza, e os porteiros (ou vigias). Quando surge a questão sobre o que é firewall, é imporatnte explicar usando este exemplo. Basicamente, um firewall equivale a um segurança. Os moradores deste prédio possuem seus apartamentos. Dessa forma, cada apartamento possui os pertences de cada um dos moradores. Quando um morador chega da rua, antes de entrar no prédio, ele se identifica para o porteiro. Por sua vez, o porteiro verifica na relação de moradores se aquela pessoa é conhecida ou não. Sendo conhecido, o porteiro abre a porta do prédio e permite a entrada. Caso contrário, o porteiro informa que tal pessoa não está autorizada a entrar.

Um firewall faz praticamente a mesma função de um segurança em um prédio. Contudo, no caso do firewall, ele protege ou um dispositivo pessoal como um computador ou um celular, ou então, um servidor de internet ou uma rede inteira.

Em outras palavras, o firewall realiza todo o controle de acesso da rede. Dessa forma, o firewall segue as políticas de controle de acesso determinadas pelo administrador da rede. Todo tráfego da internet é baseado em pacotes de dados. Por isso, sempre que um pacote de dados chega ao seu dispositivo ou a sua rede, ele sofre uma “inspeção” por parte do firewall. Em seguida, o firewall toma a decisão de deixar este pacote entrar ou não.

o que e firewall

Firewall de um computador pessoal

Este tipo de firewall serve para impedir a que um PC seja acessado a partir de uma rede externa não autorizada. Nos anos 90, os computadores pessoais possuíam endereços IP públicos. Isto permitia que malfeitores burlassem falhas de segurança, e acessassem dados privados. Em um firewall para computador, o funcionamento ocorre sempre junto a interface de rede. O firewall coloca a placa de rede em modo de escuta, e dessa forma, inspeciona todos os pacotes de dados que chegam até o computador. Dessa forma, ele toma a decisão entre permitir a entrada do pacote, negar a entrada do pacote, ou emitir um alerta, para que o usuário do computador possa tomar tal decisão. Quando surge a pergunta “O que é Firewall?”, assim temos a definição sobre o que é um firewall em um computador pessoal.

Exemplos de firewall pessoais para Windows

O que é Firewall de rede

firewall de rede Watchguard
Firewall de redes Watchguard

Funciona de forma similar a um computador pessoal. No entanto, um firewall de rede analisa todo o tráfego de entrada. Por exemplo, um computador ou servidor dentro da rede, simplesmente não chega sequer a receber os pacotes de dados suspeitos. Dessa forma, os pacotes de dados suspeitos são rejeitados pelo firewall, que nega o acesso.

São normalmente mais caros, e exigem um hardware próprio para funcionar. Podem ser instalados ou em um servidor Linux ou Windows, ou então, são vendidos em forma de hardware próprio, similar a um switch de rede. Um operador de redes pode configurar o firewall como preferir, indicando todas as políticas de aceitação de bloqueio de IPs.

O firewall atua em todas as portas de rede. Tanto portas de email SMTP, IMAP como portas HTTP.. como também inspeciona o tráfego UDP de Ping e DNS.

Para explicar o que é um firewall, um exemplo: um firewall de rede possui também a função de evitar ataques em massa, também conhecidos como DDOS (Distributed Denial of Service). Um ataque DDOS é realizado por uma série de computadores na internet, todos controlados ou por vírus ou por algum invasor. Por exemplo, podem ser dezenas, cententas ou milhares de computadores. Dessa forma, eles simultâneamente, enviam uma alta carga de dados a uma rede ou a um servidor, para impedir seu acesso, gerando um congestionamento na rede.

Por isso, um firewall também tem como função avaliar o tipo e volume de tráfego. Sempre que ele suspeitar de um ataque, os endereços IP de origem são bloqueados. Estes ficam, assim, impedidos de entrarem na rede.

Exemplos sobre o que é firewall de rede via software

  • Pfsense
  • Iptables

O que é firewall via hardware

  • Hotbrick
  • Cisco
  • Barracuda
  • Watchguard

Conclusão: o que é firewall ?

Um firewall é algo de extrema necessidade, sempre. Até mesmo todo sistema operacional de celular como Android e IOS possuem um firewall interno. Portanto, sempre que surge a dúvida sobre o que é firewall, é importante diferenciarmos o tipo de aplicação em que ele é utilizado. Não se deve confundir um firewall com um anti-vírus. Apesar de ambos terem como finalidade proteger um computador ou um servidor, a abrangência e utilização deles é bastante diferente. Um eventual bloqueio acidental de firewall é responsável muitas vezes por dificuldades de acesso a um site, ou erros de DNS. Para solucionar os problemas, o usuário deve solicitar ao atendimento do provedor a liberação do acesso ou desbloqueio, quando ele vier a ocorrer.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hhchat