Como fazer acesso remoto ao MySQL

Neste tutorial vamos ensinar a fazer acesso remoto do banco de dados MySQL. Ou seja: acessar o nosso banco a partir de um outro servidor com endereço IP diferente do nosso. Por padrão o cPanel bloqueia o MySQL para acesso remoto a banco de dados. O servidor de servidor Homehost só irá permitir esse acesso pelo cPanel, quando configurarmos especificamente os IPs aos quais desejamos dar acesso.

Antes de mais nada, você precisa criar um banco de dados MySQL .

1. Primeiramente, acesse o cPanel, painel de controle da hospedagem de sites

2. Em seguida, desça a tela até localizar a opção “Banco de Dados”.

3. Clique na opção “MySQL remoto”.

4. Agora, introduza o host name ou endereço IP ao qual deseja dar acesso ao seu banco de dados. Você pode consultar o seu endereço IP nesta página: Qual o meu IP ?

5. Você pode introduzir apenas “%” (chamado coringa), para permitir que qualquer host remoto acesse o seu banco de dados. Essa opção não é tão segura. Não recomendamos, apesar de ser uma alternativa.

6. Recomendamos a opção mais segura, que é introduzir um endereço IP específico que terá acesso ao seu banco de dados. Vamos usar como exemplo o nosso IP. Você pode ainda permitir que uma rede inteira tenha acesso ao MySQL. Basta introduzir um “%” em parte do IP. Dessa forma, ele irá permitir que qualquer IP dessa faixa de .1 a .254 acesse o seu banco de dados remotamente.

Por exemplo, este outro artigo explica como se conectar a um banco mysql usando um IP ou hostname externo.

7. Por fim, clique em “Adicionar host”. Pronto. Já estamos permitindo que IPs remotos acessem o nosso banco de dados.

Caso precise de algum gerenciamento adicional, ou controle mais específico de usuários e permissões, você pode usar o phpMyAdmin.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Programador, gestor de redes e diretor da empresa Homehost. Pai do Bóris, seu pet de estimação. Gosta de rock'n'roll, cerveja artesanal e de escrever sobre assuntos técnicos.

Contato: gustavo.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!